Compartilhe essa Notícia:


A Comissão Especial do PLP 137/15 que define as regras para a criação de novos municípios aprovou por unanimidade na tarde desta terça-feira (27) o parecer do relator, deputado Carlos Henrique Gaguim.

Entre os novos critérios exigidos, está a necessidade de a população do novo município e do que foi desmembrado ser de pelo menos 6 mil habitantes, nas regiões Norte e Centro-Oeste, 12 mil habitantes no Nordeste; e 20 mil, no Sul e Sudeste.


O Líder da Minoria, deputado Weverton, garantiu a não obstrução da pauta no Plenário da Câmara e destacou a importância em reverter grandes discrepâncias entre povoados, distritos e a sede dos municípios, em especial no Maranhão. Ele afirmou que a emancipação é a melhor forma de levar cidadania às populações mais carentes da presença do Estado. "Várias cidades, povoados e distritos estavam isolados e invisíveis. Hoje é dado um importante passo para levar cidadania e políticas públicas para a população", destacou Weverton.
Continua.....


Como já havia sido aprovada no Senado, a pauta segue para Plenário da Câmara no dia 15 de maio e, caso aprovada, vai à sanção presidencial.

Veja o vídeo: 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Bando de mentirosos que se aproveitam do ano eleitoral para levantar um projeto que não tem a minha condição de sequer ser aprovado,quanto mais de ser executado, haja vista ao prejuízo financeiro que os vilarejos minúsculos, estão causando ao país, com a farra dos municípios em 1994. Essas vilas, não tem a minima condição de serem elevadas a categoria de município, pois não geram nenhuma renda e só sobrevivem à custa dos municípios grandes, principalmente os da região Sudeste e Sul. Estão querendo enganar o povo igualmente o caso de Serra Pelada.

    ResponderExcluir
  2. Se o Estado quer ter presença, não precisa de Municípios, porque o alvo do Estado deve ser o pôvo, que está em tôdo lugar. Sou contra novos Municípios.

    ResponderExcluir
  3. Tudo doido pra se apoderaram dos pequenos municípios pra fazer uma limpa no dinheiro publico

    ResponderExcluir
  4. Como isso acontece, esses larápios se prevalecendo de um projeto medíocre e que não beneficia a população desses lugarejos que se auto-denomina de município está claro que será cabide de verbas desviadas desses pseudos municípios que sequer tem renda própria. Vamos dar o troco nessa cambada de nomes que por ae vem. Valide seu voto é a única arma de retirar essa prática infâmia da política. Não vote nessa corja que só produz lástimas aos seus representados.

    ResponderExcluir