Compartilhe essa Notícia:




Francisco Flávio Ribeiro Araújo, o "Cacimbão", receberá o Título de Cidadão Pedreirense da Câmara Municipal de Pedreiras


Projeto de autoria do vereador Gard Furtado foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária.
Justa homenagem ao amigo Cacimbão

O título de cidadania reconhece as ações desenvolvidas por Cacimbão ao longo de muitos anos em prol do desenvolvimento de Pedreiras e de seus habitantes. Cacimbão nasceu na vizinha cidade de Joselândia (MA), mas desde criança reside na cidade, considerando-se “um filho deste pujante município”.

Cacimbão é ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, ex-secretário municipal de Infraestrutura, (nas gestões do atual prefeito Antônio França e durante os 21 dias de governo interino de Fátima Vieira) empreendedor, empresário e líder político do município.
Cacimbão, esposa e filhos 

Cacimbão receberá o Título de Cidadão Pedreirense  em solenidade programada para esta sexta-feira (27) em sessão solene na Câmara que marca o aniversário de 98 anos de emancipação de Pedreiras. A homenagem repercutiu positivamente entre os pedreirenses, ressaltando que boa parte da população ficou surpresa, imaginando que Cacimbão era natural de Pedreiras em virtude de longa história neste município. Todos aprovaram a homenagem.
Cacimbão, eleito mais jovem vereador da história de Pedreiras e exerceu a presidência da Câmara 
Conheça um resumo da história de Cacimbão

Francisco Flávio Ribeiro Araújo, o Cacimbão

Nasceu no Povoado Barracão, Município de Joselândia aos 20/10/1969.

É o terceiro de 4 filhos do casal Demétrio Feitosa de Araújo e Maria Luísa Ribeiro Araújo.

Após a morte do pai, em 1978, a família mudou-se para o estado do Ceará em busca de melhores condições de vida.

“Cacimbão” foi um apelido criado por amigos, por conta do trabalho que Francisco Flávio fazia no Ceará. Com a escassez de água, ele, ainda menino, caminhava quilômetros em busca de água e trazia dois baldes nos ombros, mesmo criança, trabalhou duro para ajudar no sustento da família.

Em 1985, eles retornaram para o Maranhão e se instalaram em Pedreiras.
Continua...

De volta, trabalhou como estivador na coleta de coco, para aumentar a renda ainda juntava caixas de papelão e trocava por doces, que comercializava para melhorar os ganhos; foi representante comercial, e gerente de vendas nas antigas Casa Copacabana e São Raimundo, no mercado central; foi dono de bar e comerciante. Atualmente trabalha com compra, venda e reforma de carros usados.

Estudou na U.E. Manoel Trindade, Colégio Corrêa de Araújo e Colégio Gonçalves Dias.

Um político para servir


A carreira política iniciou com a idealização e realização de bingos, devido sua grande popularidade muitos amigos o incentivaram a entrar para a vida pública.

Foi eleito pela primeira vez em 1996, na época o vereador mais jovem da história de Pedreiras, depois vieram mais dois mandatos consecutivos: 2000 e 2004. Foi presidente da câmara no biênio 2007/2008.

Em 2008 obteve 369 votos, ficando a suplência.

Ações como parlamentar

Muitas foram suas ações ao longo de seus três mandatos como vereador, e suas atividades eram sempre voltadas para as comunidades carentes; seus feitos são lembrados até hoje. Sua marca ficou.

Sua atuação foi tão marcante, que hoje em Pedreiras existe um povoado com seu nome “Vila Cacimbão”. Sua luta pela retirada dos moradores do lixão fez com que surgisse o conhecido bairro Seringal Novo. Cacimbão muito lutou para tirar todas as famílias daquele lugar e lhes deu a oportunidade de um novo começo.

No povoado Centro dos Luzia antes só era possível que os moradores transitassem com seus animais ou mesmo a pé, com muito esforço e empenho, ele garantiu acesso a todas as famílias daquela comunidade. Modernizou a Câmara Municipal, e garantiu conforto às pessoas que visitavam aquela casa.

Articulador político e secretário

Em 2015 – Assumiu a secretaria de Infraestrutura na administração da prefeita Fátima Vieira.

Ainda em 2015, foi o primeiro aliado, incentivador e articulador político da campanha do atual prefeito Antônio França.

Em 2017 – Assumiu a secretaria de Infraestrutura na administração do prefeito Antônio França, na qual vinha realizando um trabalho que recebeu a aprovação da maioria da população.

No final de julho do mesmo ano, foi exonerado do cargo e desligou-se do grupo do atual prefeito municipal.

Cacimbão é casado com a pedagoga Katyane Leite, com ela teve 3 filhos: Juan Kássio, Flávio Filho (in memorian) e Pedro Olavo

Também é pai de Paulo Alberto, Anderson Flávio(pré-candidato a Deputado Estadual pelo PTB), Ana Flávia e Ana Vitória e  tem seis netos.

O ex-vereador Cacimbão receberá o título de cidadão pedreirense das mãos do vereador Gard Furtado, na sessão da Câmara do próximo dia 27 de abril, dia do aniversário de 98 anos de Pedreiras.

Galeria de fotos 
Cacimbão e a esposa Katyane Leite

Campanha do liso em 2016 

Em São Luís com Antônio França, nascia o projeto político que foi vitorioso em 2016


Cacimbão foi secretário de Obras no governo de 21 dias de Fátima Vieira

No casamento do filho Anderson Flávio

Cacimbão chega à Pedreiras em meados dos anos 80 e nos anos 90 se elege o vereador mais jovem da história daquele município 

Com a esposa, no dia e que ela daria luz a um dos filhos 

Vereador por três mandatos e presidente da Câmara Municipal 


Cacimbão e esposa com o  senhor Caroba que recebera  título de cidadão pedreirense. Coroba foi coordenador da campanha de Cacimbão
 A frente da Câmara Municipal 


Cacimbão registrou fotos ao lado do presidente Sarney


Com amigos, Cacimbão, um pedreirense nato
Vereador Gard Furtado fez a indicação para homenagear Cacimbão com o título de cidadania pedreirense

Cacimbão, um Pedreirense Nato
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

8 Comentários

  1. Está em boas mãos esse título de cidadão Pedreirense, parabéns ao Cacimbão gente do bem que tanto fez e faz pelo povo de Pedreiras, parabens ao Vereador Gard pelo reconhecimento de um cidadão que ama o município de Pedreiras...

    ResponderExcluir
  2. Grande Cacimbão, alma nobre, parabéns amigo!

    ResponderExcluir
  3. Meus amigos se até Roberto quineiro que é um zero asquerda para pedreiras tem esse titulo,porque nâo cacimbâo,parabens cacimbâo,próximo a receber vai Eliud eloi esse fez muito e todo mundo gosta ao contrario

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS. MEU. AMIGO. CACIMBÃO

    ResponderExcluir
  5. Roberto quineiro zero a esquerdakkkkk grande merda

    ResponderExcluir
  6. Eu conheci i cacibao trabalhando no comecio do ze carlos feitosa muito trabalhador

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS SENHOR CAROBA DEUS TEM COLOCADO EM ÓTIMO LUGAR AO LADO DO PAI QUE AJUDOU ELE A CHEGA LA CACIMBAO

    ResponderExcluir
  8. Cacimbão você merece este título e muito mais.

    ResponderExcluir