Compartilhe essa Notícia:

  
O pioneirismo do núcleo de Ensino a Distância da Universidade Estadual do Maranhão recebeu, na segunda-feira(23), , o reconhecimento da  Câmara dos Deputados, em Sessão Solene que foi solicitada pelo deputado Hildo Rocha. Participaram da homenagem o vice-reitor, Walter Canales; o deputado estadual e ex-reitor da instituição, César Pires; a coordenadora geral da UemaNet, professora Ilka Serra; o diretor do Capes, Carlos Lenuza; o Secretário Nacional de Educação Paulo Baroni (representante do Ministro Rossieli Soares); a presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, Dr. Litho Fonseca; a Diretora de ensino a distância do MEC, Graças Neri e a representante da Uema em Brasília, Lúcia Brandão.


Hildo Rocha, que é ex-aluno da instituição, graduado em Administração, na década de 1980, exaltou o orgulho  de ver a Uma se consolidar  como vanguarda no uso da tecnologia para fins educacionais. “Louvo entidades e iniciativas que visem ao desenvolvimento e execução de soluções novas para o ensino no Brasil afinal, todos reconhecem o papel fundamental da educação para a prosperidade de uma nação e para a formação de verdadeiros cidadãos”, declarou o deputado.
Origem da UemaNet

Hildo Rocha lembrou que o embrião do Ensino a Distância da UEMA surgiu em 1998, quando a estendeu para a modalidade a distância o Programa de Capacitação de Docentes (Procad). No ano seguinte, foi criado, também na modalidade a distância, o Curso de Formação de professores que lecionavam na rede pública de ensino no estado.

“Este foi o embrião do ensino a distância na UEMA, durante o governo Roseana Sarney, em que o reitor da Uema era o atual deputado César Pires. Em 2000, com base na bem-sucedida experiência, foi criado o Núcleo de Educação a Distância, e no ano seguinte, a Universidade tornou-se a oitava instituição de ensino superior pública do Brasil e a primeira do Nordeste a obter o credenciamento do Ministério da Educação para o ensino a distância”, destacou.
Continua...

Orgulho do Maranhão

O deputado Hildo Rocha finalizou o pronunciamento com uma saudação especial ao corpo docente e discente da Uema. “Nestas duas décadas, a Universidade propiciou a formação de milhares de profissionais nos mais de 30 cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação oferecidos, contribuindo vastamente para o desenvolvimento do estado. Deixo, então, nosso agradecimento e nosso aplauso à família Uema: ao reitor, professores, servidores e alunos deste grande patrimônio e orgulho do Maranhão”, enfatizou Hildo Rocha.

O vice-reitor da Uema, Walter Canales, destacou os números que confirmam o êxito e a importância que a instituição adquiriu ao longo da sua história. “Estamos hoje com 900 professores, 400 técnicos administrativos e aproximadamente 20 mil alunos matriculados. Graças à UemaNet, a Uema é considerada hoje a maior Universidade pública do Estado do Maranhão, presente em praticamente todo o território maranhense”, disse Canales.

A coordenadora da UemaNet, Ilka Serra, ressaltou ousadia daqueles que tornaram possível a implantação de uma modalidade de ensino tão revolucionária. “Por meio da educação a distância, implantada pela Uema, foi possível a democratização do ensino no Estado do Maranhão", destacou.

Ainda de acordo com Ilka Serra, a magnitude da iniciativa permitiu que a Uema se tornasse referência estadual, nacional e internacional. “Hoje, temos uma plataforma aberta com quase 190 mil inscritos de 49 países”, disse a coordenadora.
 
Descrédito superado

O deputado estadual César Pires, que representou a Assembleia Legislativa, lembrou que quando a Uema criou o Procad, apenas 19% de professores da rede pública estadual tinham o terceiro grau. De acordo com o parlamentar, o Procad cumpriu o importante papel de alavancar o processo de qualificação dos professores e, por conta da demanda exagerada criou-se o Núcleo de Ensino a Distância (Nead)

Pires destacou que a iniciativa era vista com descrença e os seus idealizadores e executores tiveram que romper críticas históricas. “Sou extremamente feliz porque hoje, depois de tantos anos, tantas críticas a Câmara Federal se rende-se a ao trabalho digno que a Universidade Estadual do Maranhão faz em benefício da sociedade maranhense”, declarou. 
Assessoria
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários