Compartilhe essa Notícia:


Newton Ishii ganhou fama ao aparecer nos noticiários do país e do mundo conduzindo empresários e políticos presos na Operação Lava Jato. Aposentado da PF, ele entra agora na política.
 
O ex-agente da Polícia Federal Newton Ishii, nacionalmente conhecido como o ‘Japonês da Federal’, assinou ficha de filiação no partido Patriota. Ele deve disputar as eleições deste ano para deputado, embora não tenha decidido ainda se para a Câmara Federal, em Brasília, ou para a Assembleia Legislativa do Paraná, onde fica seu domicílio eleitoral.

Em fevereiro deste ano, Ishii “pendurou as chuteiras” na PF, se aposentado após 40 anos de serviços prestados – ele ingressou na polícia em 1975. A maior parte do tempo de óculos escuros, sua marca registrada. Ele ganhou fama ao aparecer em todos os noticiários do país e do mundo conduzindo empresários e políticos poderosos presos na Operação Lava Jato. Com o sucesso, o Japonês da Federal virou até tema de marchinha e máscaras de carnaval em 2016.

Mas, naquele ano, um fato manchou a reputação de Ishii. Em junho, ele foi preso em Curitiba por ter sido condenado pelos crimes de corrupção passiva e descaminho pela Justiça Federal. A prisão decorreu de condenação por operação realizada em 2003 na deflagração da Operação Sucuri, que apurava um esquema formado por agentes da PF e da Receita Federal que facilitava o contrabando de produtos ilegais na fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

Em março de 2016, Ishii teve um recurso negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a sentença. Mas, condenado ao regime semiaberto, não ficou muito tempo na prisão. A trajetória polêmica de Ishii não reduziu sua fama.

Naquele ano, o “Japonês da Federal” chegou a ser sondado para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Curitiba. Agora, livre da carreira policial, ele está livre para entrar na política.

Fonte: Gazeta do Povo
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

12 Comentários

  1. Ganha não é Munaro na linguagem indigina ladrão!

    ResponderExcluir
  2. Mais um ladrão concorrendo a deputado

    ResponderExcluir
  3. O Lula se caga todinho só de ver o Japa da Federal.

    ResponderExcluir
  4. Quem deveria se candidatar era o juiz Sérgio Moura,como presidente pra pegar uma taça.

    ResponderExcluir
  5. Esse é o pior ladrão de todos " famoso ladrão de farda ".
    Não como não afastaram esse vagabundo da PF.
    Vai não ele não vai não!!!!!

    ResponderExcluir
  6. So basta ter um oportunidade ja que mama ns testa do governo.vai vai vai mamando no cacete de jegue sos er for japa da cara de tabaco

    ResponderExcluir
  7. Michel Teme,tem k manter isso

    ResponderExcluir
  8. Michel Teme,tem k manter isso.

    ResponderExcluir