Compartilhe essa Notícia:


Ministra Cármen Lúcia colocou, nesta sexta (13), o processo na pauta do próximo mês. Sete ministros já votaram pela restrição do foro

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmem Lúcia, incluiu na pauta do dia 2 de maio a ação que discute a restrição de foro privilegiado por prerrogativa de função. O julgamento, iniciado em junho de 2017, foi suspenso em novembro, após pedido de vista do ministro Dias Toffoli. No mês passado, ele liberou a ação para julgamento.

Na ocasião, oito membros do plenário já haviam votado. Sete deles, incluindo o relator, Luís Roberto Barroso, se manifestaram pela permanência no Supremo apenas dos processos referentes a crimes cometidos por parlamentares no exercício do mandato. O ministro Alexandre de Moraes foi contrário à medida.
Continua...

Com os posicionamentos tomados, já existe maioria para que o foro privilegiado fique mais restrito. No entanto, qualquer um dos ministros pode mudar de opinião até que o julgamento seja concluído. Atualmente, há quase 800 autoridades com prerrogativa de foro junto ao STF.
O plenário discute o caso a partir de uma questão de ordem apresentada por Barroso na ação contra Marcos da Rocha Mendes (PMDB), atualmente prefeito do município de Cabo Frio (RJ). Ele é acusado de corrupção eleitoral por, supostamente, ter distribuído carne e dinheiro a eleitores, com a finalidade de angariar votos.

Desde o recebimento da denúncia, em 2013, o processo do político mudou de competência diversas vezes, em razão dos diferentes cargos que ocupou ao longo do tempo. Ao propor a questão de ordem, Barroso afirmou que o caso revela “a disfuncionalidade prática do regime de foro privilegiado, potencializado pela atual interpretação constitucional ampliativa acerca de sua aplicação”.
Fonte Painel Politico
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários