Compartilhe essa Notícia:


 Fórum Des. José Joaquim Ramos Filgueiras, em Lago da Pedra.
A 1ª Vara da Comarca de Lago da Pedra lançou Edital abrindo inscrições e regulamento a Copa de Xadrez da Região dos Lagos, em parceria com os municípios de Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago do Rodrigues e Lagoa Grande. O projeto envolverá estudantes das escolas dos quatro municípios, e tem por objetivo estimular a prática do jogo de xadrez entre os estudantes e demais residentes dos Municípios e contribuir para o seu desenvolvimento do raciocínio, concentração, criatividade e pensamento abstrato. A Premiação final será no dia 27 de novembro, às 18 horas, na Quadra do Colégio São Francisco (Lago da Pedra).

O Edital, assinado pelo juiz titular da 1ª Vara de Lago da Pedra, Marcelo Santana Farias, prevê Cronograma de implantação do Projeto, definindo o período de 29 de maio a 4 de junho para o treinamento com os multiplicadores; 5 de junho a 26 de outubro para o treinamento nas escolas; 15 a 26 de outubro para inscrição nas escolas e 6 a 9 de novembro para realização do campeonato. O Campeonato Interescolar será nos dias 20 e 21 de novembro; e a Copa Intermunicipal no dia 27 de novembro, no Salão do Júri do Fórum de Lago da Pedra.
Continua...

O Edital estabelece que as inscrições para o campeonato serão feitas nas próprias escolas, não havendo limite para a quantidade de participantes. As escolas deverão no prazo de 05 (cinco) dias depois de findas as inscrições remeter em meio eletrônico ao Juízo da 1ª Vara, através do email vara1_lped@tjma.jus.br e da distribuição do Fórum, a relação dos alunos participantes, registrando o nome completo, idade, série e escola em que está matriculado. Os jogadores avulsos deverão se inscrever, no mesmo prazo fixado no cronograma abaixo, através do e-mail vara1_lped@tjma.jus.br ou através da distribuição deste Fórum, juntando cópia de identidade e comprovante de residência.

Aprendizagem – O Edital frisou que a prática do xadrez é uma excelente opção no auxílio da aprendizagem, não somente nas disciplinas exatas, as quais requerem um grau maior de raciocínio e pensamento abstrato, mas também, nas demais disciplinas, aproveitando do fato que o xadrez favorece o desenvolvimento em diversos aspectos. “O xadrez já é utilizado em muitos países para desenvolver as habilidades cognitivas, fazendo parte da estrutura curricular.”, ressaltou.

Campeonato – Os participantes serão classificados de acordo com grupos e concorrerão com outros da mesma categoria. Na categoria “jogadores avulsos” será permitida a inscrição de qualquer pessoa residente em um dos quatro municípios participantes, ainda que não matriculado no sistema de ensino local e independente da idade ou profissão.

Os vencedores da copa intermunicipal receberão medalha de ouro, troféu e um kit de xadrez. Os que ficarem em 2º lugar receberam medalha de prata e um kit de xadrez. Todos os demais finalistas receberão medalha de bronze e um kit de xadrez. Os custos das premiações serão de responsabilidade dos respectivos Municípios.
Fonte: TJMA

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários