Compartilhe essa Notícia:

Deputado Rogério Cafeteira
O assunto em destaque na manhã desta terça-feira (8) na Assembleia Legislativa do Estado foi o decreto editado pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que trata sobre as fiscalizações no trânsito.


O decreto passa a garantir que os condutores que cometerem infração receberão apenas advertência por escrito ao invés de multas, ou seja não será feita a apreensão dos veículos que não estiverem licenciados, como antes.



Em caso de atraso no licenciamento, o veículo deverá ser entregue a condutor regularmente habilitado. Será, então, recolhido o último Certificado de Licenciamento Anual, determinando um prazo para o condutor regularizar a situação. Nesse período, o veículo não poderá circular.



A não apreensão será aplicada inclusive nos casos em que o veículo estiver registrado em nome de outra pessoa que não seja o condutor na hora da infração. Para isso, será preciso que não haja informações ou indícios de que o carro ou a moto tenham sido roubados ou furtados.



No entanto, se o veículo estiver em condições que possam causar perigo para a circulação, ele não será liberado.



Multas



O decreto prevê também outra medida, que não tem a ver com o licenciamento de veículos. Dependendo do caso, os motoristas que cometerem infração receberão advertência por escrito em lugar de multas. A medida segue uma previsão do Código de Trânsito Brasileiro.



Essa punição educativa vale para infrações de natureza leve ou média. O Código Brasileiro de Trânsito permite essa medida “quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender essa providência como mais educativa”.



A advertência por escrito será aplicada em lugar da multa nos casos em que o motorista não for reincidente – ou seja, não tiver praticado a mesma infração anteriormente.



A medida vale para os casos em que a atuação é feita pelo Estado do Maranhão. Não vale, por exemplo, para atuações da Polícia Rodoviária Federal.



O anúncio sobre o decreto foi feito hoje pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (DEM).
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Pra quem nao gosta de pagar o que deve isso e um prato cheio kkkk

    ResponderExcluir
  2. No Estado todo, eu duvido se pelo meno a metade dos veiculos são licenciados, em ano de eleição sempre aparece estes presentes de papai NOEL, sem contar que muitos nem documentos tem

    ResponderExcluir
  3. Porque este ano que é e ano de políticas vc deixa passar a política que o Flávio Dino volta atacar dinovo tomar as motos dos pobres ele devlvdev nem uma que ele tomou mais vamos da troco dele nas unhas se Deus quiser,,,

    ResponderExcluir
  4. ENTRE CAROS E MOTOS ELE LEILOOU QUASE 15 MIL DESDE QUE ASSUMIU O DESGOVERNO DO MARANHÃO. MAIS 7 DE OUTUBRO TÁ CHAGANDO AÍ AQUELE VOTO QUE DEI NESSE COMUNISTA NOJENTO, DIA 7 DE OUTUBRO VOU DA O TROCO NELE, E EM TODA ESSA RAÇA DE PTRALHAS. BOLSONARO 2018!

    ResponderExcluir