Compartilhe essa Notícia:


Pedreiras completou seus 98 anos, na ultima sexta-feira (27), com uma festa simples. Em respeito às famílias atingidas pelas cheias do Rio Mearim, a Prefeitura de Pedreiras apenas cumpriu o rito oficial comemorativo, com alvorada, hasteamento das bandeiras, missa e culto em ação de graças, além da sessão solene, realizada pela Câmara Municipal.

O Governo Honra e Trabalho está solidário com os desabrigados, apoiando-lhes, dando assistência às famílias, e por isso mesmo, suspendeu a parte festiva das comemorações, que deverá ser realizada em outro momento.
Continua...
Pedreiras, terra de poetas, de um povo ordeiro e trabalhador; um centro regional com uma grande vocação comercial, que vem desde o início de sua história e se consolida ainda mais nesta gestão, que está abrindo as portas para investimentos e fortalecendo o empreendedorismo.

Pedreiras, da Pedra Grande, o grande bloco de pedras na margem esquerda do Rio Mearim, ao qual atribuímos seu nome. Pedreiras de Corrêa de Araújo, de João do Vale, o maranhense do século XX, foi criada pela lei estadual nº 947, de 27 de abril de 1920, quando a Vila de Pedreiras foi elevada à condição de cidade.
 
Tem uma população estimada em 39 mil habitantes, sendo o centro regional de abastecimento de 16 cidades do Médio Mearim, concentrando órgãos regionais e a maior quantidade de lojas e agências bancárias da região. Um polo estudantil com vários cursos técnicos e de formação superior, através do IFMA, UEMA e pelas faculdades aqui instaladas.

Quase centenária, ao completar seus 98 anos, esta terra se renova e foca no futuro com a certeza de que melhores dias virão, que um tempo novo de conquistas e desenvolvimento está sendo construído, de forma planejada, com serenidade e com muito amor por todos os que fazem o “Governo Honra e Trabalho”, e por todos que direta ou indiretamente contribuem com a “Princesa do Mearim”.

Hasteamento das bandeiras

Um momento de encontro. Prefeito Antônio França, vice-prefeito Everson Veloso, deputado Vinícius Louro, vereadores, secretários, assessores da administração e a população prestigiaram o hasteamento dos pavilhões e falaram de seu amor por Pedreiras. O Coral Municipal João Gomes de Menezes e a Banda Municipal de Música abrilhantaram o evento executando os hinos e as canções de João do Vale.











Missa em ação de graças

Com muita simbologia ligando à história de Pedreiras, o padre José Geraldo celebrou uma missa especial e emocionante, no Santuário de São Benedito, padroeiro da "Princesa do Mearim".
















Sessão solene na Câmara municipal

Presidida pelo vereador Bruno Curvina, e com a presença do prefeito Antônio França, a sessão homenageou várias personalidades com o título de "Cidadão Pedreirense".
























Culto em ação de graças                         

Várias igrejas evangélicas de Pedreiras juntas no culto presidido pelo Apóstolo Neto, com a pregação central do pastor Flávio Cavalcante, presidente da Associação dos Ministros Evangélicos de Pedreiras. Um momento especial com Deus e com a comunidade evangélica.











Ascom
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

31 Comentários

  1. Qtas obras foram inauguradas?

    ResponderExcluir
  2. Qtas obras foram inauguradas?

    ResponderExcluir
  3. Com todo respeito a Pedreiras, mas a verdadeira princesa do Mearim e Bacabal, mas de 120 mil habitantes. Várias faculdades e unvuniversida, várias lojas. Pedreiras é da mesma idade que Bacabal, só que pra idade era pra ter mas coisas, acho que vocês devem esquecer wssa frase princesa do Mearim. É deixar pra verdadeira, que é Bacabal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacabal está pior que Pedreiras, nem prefeito tem, agora quanto as ruas está igual a Pedreiras só buracos. A bem da verdade nenhuma das duas cidades merece o título de princesa, mas sim de mendigas

      Excluir
    2. Muito bem, não tem nada de princesa tá pra uma velha doente em fim de carreira.

      Excluir
    3. A onde que Bacabal está pior do que Pedreiras anônimo das 06:25, quer dizer que está pior só porque está sem prefeito é?, Pedreiras é minúscula perto de Bacabal. Olha bem pras duas cidades, as duas com a mesma idade, fora que Pedreiras não tem poder político, Bacabal sempre recebe mais benefícios que Pedreiras, até Santa Inês ultrapassou Pedreiras. Era pra ser uma cidade bem desenvolvida, mas parou no tempo. Bacabal vai receber um Mix Mateus de grande porte onde funcionava a antiga expoaba, vai receber a cervejaria Itaipava, já possui um Carvalho, já possui um Eletro Mateus, vai inaugurar um Bob's, fora as faculdades e universidades que a cidade possuí Pedreiras vai demorar pra chegar perto de Bacabal.

      Excluir
    4. Toda região sabe que o comércio de Pedreiras dá de 10 X 0 no de Bacabal. E os artistas de Pedreiras são de renome nacional e internacional, e João do Vale o poeta do povo é o maranhense do século! De artistas bacabal só tem mesmo o Lambau kkkkkkkki

      Excluir
    5. Só no teu mundinho de conto de fadas que o comércio de Pedreiras da de 10 no de Bacabal, cidade pequena 20 mil habitantes, quer se comparar com uma de mais de 120 mil habitantes. Bacabal tem só o maior artista maranhense de todos os tempos, conhecido nacionalmente e internacionalmente como Papete, quem é João do Vale, nem sábia que existia. Papete eleito o maior percussionista do mundo por 4 vezes, 98 anos, é um bolo mixuruca. rs

      Excluir
    6. Pra ter 120.000 habitantes com uma infra estrutura de cidade pequena ! VC acha isso legal ?
      Mano bacabal ta atrasada sim com uma população dessa invergadura e infraestrutura precária ...

      Excluir
    7. Vamos iniciar uma guerra civil agora?! Pra ver quem tem menos infraestrutura kkkkkk
      Ow povo égua

      Excluir
    8. Tudo no mesmo buraco , chamado médio mearim

      Excluir
    9. Pedreiras 20 mil habitantes, pior que Santa Inês, sem infraestrutura, sem educação e sem saúde. Kkk

      Excluir
    10. Eita povo besta, gente se fosse por idade quem era pra receber o titulo de "Princesa do Mearim" era Sao Luis Gonzaga que mãe das duas com mais de 160 anos e nao desenvolveu.
      Pedreiras nao e que ela nao cresceu o problema de pedreiras e que foi desmembrada muitos municípios ao seu redor ela perdeu muita área entre eles Trizidela do Vale que fica ao lado. todos na região sabe que o comercio de pedreiras e mais movimentado que o de Bacabal pois ela tem 13 municípios ao seu redor muito próximo uns dos outros que juntas formam mais de 150 mil abitantes. Cai entre nos se o governo do estado asfalta-se a estrada que liga Sao Luis Gonzaga a Trizidela do Vale vocês ia ver que população de la iam preferir vir pra cá como já vi muitos de la dizerem só nem por conta da estrada que è péssima. Um exemplo e Lago da Pedra que e mais próximo de Bacabal a população de la preferi vir pra onde? Pra Pedreiras

      Excluir
    11. Engraçado que Bacabal tem esse bocado de faculdades e vem gente dai fazer curso aqui na FAESF. Interessante isso. faculdade privada ai so conheço uma a FEBAC aqui em Pedreiras tem três (FAESF, FEMAF e IPEDE) diferenca e que ai tem a UFMA e aqui nao tem so isso

      Excluir
    12. Quer dizer que Pedreiras e pequena só porque foi desmembrada?, Bacabal não precisa contar com as outras cidades. Se Pedreiras fosse maior e melhor que Bacabal, o povo de Pedreiras não saia dá aí pra estudar e morar em Bacabal, Bacabal o maior pólo de educação do centro do Maranhão. Pedreiras só fica na vontade, Bacabal vai receber o curso de medicina, quando se fala em centro maranhense, só sé fala em Bacabal. É nao em Pedreiras.

      Excluir
    13. Engraçado que Bacabal tem esse bocado de faculdades e vem gente dai fazer curso aqui na FAESF. Interessante isso. faculdade privada ai so conheço uma a FEBAC aqui em Pedreiras tem três (FAESF, FEMAF e IPEDE) diferenca e que ai tem a UFMA e aqui nao tem so isso

      Excluir
  4. NADA PRA COMEMORAR NEM INAUGURAR.
    TANTO QUE OS COMENTÁRIOS AQUI NO BLOG QUASE ZERO

    ResponderExcluir
  5. Vergonha de ser pedreirense

    ResponderExcluir
  6. É o pontapé inicial pra Pedreiras voltar a crescer consideravelmente, imagina agora com esses grandes investimentos?? É isso ae França mérito pra seu governo de atrair todos esses grandes investimentos pra cidade. Pedreiras tem mais é que crescer.

    ResponderExcluir
  7. A verdadeira PRINCESA DO MEARIM se chama Trizidela do Vale , Pedreiras perdeu essa postura faz muito tempo , nao passa de uma plebeia desdentada, mostro e provo

    ResponderExcluir
  8. Pedreiras tem um mix mateus já? Bacabal vai ter? Quem garante? Pedreiras vai ter um shopping com cinema praça de alimentação, lojas como americanas, riachuelo... Bacabal tem shopping? Bacabal pode ter mais habitantes mas a região que bacabal fica não é grande. Pedreiras é polo de 18 cidades que contabilizando dá uns 300 mil habitantes, tá bom pra vc ou quer mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter sim, terreno comprado e imurado, palavras de Ilson Mateus, é quem garante que Pedreiras vai ter um shopping?. Bacabal ainda não tem shopping, mas garanto que Pedreiras com 20 mil habitantes e que não vai ter mesmo rs, contábilize com a população de Pedreiras e não com as outras cidades. Se for assim Bacabal tem 500 mil habitantes, vocês ainda não competem com Bacabal, Bacabal capital e princesa do médio mearim. Cidade polo do Mearim, varias empresas e e faculdades chegando em Bacabal, enquanto vocês só tem Faesf quem é Faesf. Kkk

      Excluir
    2. Ha ha ha ha faço é rir venha na cidade e veja o terreno ao lado do mix mateus,onde vai ser construido o shopping aceita que doi menos, vc não vai precisar mais ir a caxias pra ver filme em cinema não, venha a Pedreiras, vão se gabar de que mais? Do magazine luiza? Aqui tmb vai ter onde era o antigo supermercado São Raimundo. Aceita cara que já tá ficando é feio pro teu lado com essa história de bacabal, pode ter maior população e ser maior, mas nunca vai ter o potencial comercial que Pedreiras tem.

      Excluir
  9. E falaram a mais pura verdade,Pedreiras parou no tempo, só no tempo não, parou foi em tudo. 😂😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o prefeito comemorando um obra que não foi ele quem fez, só em cidade pequena mesmo kkk

      Excluir
  10. Esse Rapaz de Bacabal e um besta Basta ele olhar no Google Maps ela vai ver que Pedreiras tem 13 cidades ao seu redor muito perto uma da outra enquanto Bacabal e sozinha as outras sao mais distantes

    ResponderExcluir
  11. Esse Rapaz de Bacabal e um besta Basta ele olhar no Google Maps ela vai ver que Pedreiras tem 13 cidades ao seu redor muito perto uma da outra enquanto Bacabal e sozinha as outras sao mais distantes

    ResponderExcluir
  12. Preocupo-me em ler esses comentários acima, um citando Pedreiras que é a melhor, o outro afirma que Bacabal é mais desenvolvida, enfim a discussão é lamentável, pessoal agem como pessoas civilizadas estamos vivendo em um mundo globalizado onde as novidades são sempre bem-vindas, quanta falta de respeito em relações as nossas cidades, sou Pedreirense, acho Bacabal! Uma cidade bacana, e todas as cidades maranhenses tem suas qualidades assim também como suas defasagens, então, que respeitamos as cidades o que realmente estão em questão é quem as administra, são suas gestões que as tornam cidades comentadas, mas todas são em suas essências, cidades acolhedoras e produtivas. Evoluem, meus amigos e esses tipos de comentários infelizes e ofensivos são do século passado, ao questionarem o que uma cidade tem ou deixa de ter isso não a faz inferior uma das outras, logo mais no mundo globalizado que vivemos as cidades estarão tão super desenvolvidas com grandes investimentos, que as pessoas perderão o que há de mais prazeroso no ser humano, o respeito ao meio que vive e a vida, vocês irão perceber que na mesma proporção em que os lugares se desenvolvem as pessoas se tornam obsoletas e refém de um sistema. Acordem discutem ideias e não sequestradores de seus ideais, e não se submetem a esses atos retrógrados infundados. Logo mais Pedreiras, Bacabal! E região estarão cheias de Mix Mateus, Shoppings Center's, Redes de Fast foi e, Universidades e etc... e as pessoas continuam as mesmas.

    ResponderExcluir
  13. Preocupo-me em ler esses comentários acima, um citando Pedreiras que é a melhor, o outro afirma que Bacabal é mais desenvolvida, enfim a discussão é lamentável, pessoal agem como pessoas civilizadas estamos vivendo em um mundo globalizado onde as novidades são sempre bem-vindas, quanta falta de respeito em relações as nossas cidades, sou Pedreirense, acho Bacabal! Uma cidade bacana, e todas as cidades maranhenses tem suas qualidades assim também como suas defasagens, então, que respeitamos as cidades o que realmente estão em questão é quem as administra, são suas gestões que as tornam cidades comentadas, mas todas são em suas essências, cidades acolhedoras e produtivas. Evoluem, meus amigos e esses tipos de comentários infelizes e ofensivos são do século passado, ao questionarem o que uma cidade tem ou deixa de ter isso não a faz inferior uma das outras, logo mais no mundo globalizado que vivemos as cidades estarão tão super desenvolvidas com grandes investimentos, que as pessoas perderão o que há de mais prazeroso no ser humano, o respeito ao meio que vive e a vida, vocês irão perceber que na mesma proporção em que os lugares se desenvolvem as pessoas se tornam obsoletas e refém de um sistema. Acordem discutem ideias e não sequestradores de seus ideais, e não se submetem a esses atos retrógrados infundados. Logo mais Pedreiras, Bacabal! E região estarão cheias de Mix Mateus, Shoppings Center's, Redes de Fast food e, Universidades e etc... e as pessoas continuam as mesmas.

    ResponderExcluir
  14. Disse tudo esse comentário de 16:52 sábias palavras.

    ResponderExcluir