Compartilhe essa Notícia:


Artigo do ex-presidente Lula publicado no jornal Folha de S. Paulo
 
“Estou preso há mais de cem dias. Lá fora o desemprego aumenta, mais pais e mães não têm como sustentar suas famílias, e uma política absurda de preço dos combustíveis causou uma greve de caminhoneiros que desabasteceu as cidades brasileiras. Aumenta o número de pessoas queimadas ao cozinhar com álcool devido ao preço alto do gás de cozinha para as famílias pobres. A pobreza cresce, e as perspectivas econômicas do país pioram a cada dia.

Crianças brasileiras são presas separadas de suas famílias nos EUA, enquanto nosso governo se humilha para o vice-presidente americano. A Embraer, empresa de alta tecnologia construída ao longo de décadas, é vendida por um valor tão baixo que espanta até o meercado.

Um governo ilegítimo corre nos seus últimos meses para liquidar o máximo possível do patrimônio e soberania nacional que conseguir —reservas do pré-sal, gasodutos, distribuidoras de energia, petroquímica—, além de abrir a Amazônia para tropas estrangeiras. Enquanto a fome volta, a vacinação de crianças cai, parte do Judiciário luta para manter seu auxílio-moradia e, quem sabe, ganhar um aumento salarial.

Semana passada, a juíza Carolina Lebbos decidiu que não posso dar entrevistas ou gravar vídeos como pré-candidato do Partido dos Trabalhadores, o maior deste país, que me indicou para ser seu candidato à Presidência. Parece que não bastou me prender. Querem me calar.

Aqueles que não querem que eu fale, o que vocês temem que eu diga? O que está acontecendo hoje com o povo? Não querem que eu discuta soluções para este país? Depois de anos me caluniando, não querem que eu tenha o direito de falar em minha defesa?

É para isso que vocês, os poderosos sem votos e sem ideias, derrubaram uma presidente eleita, humilharam o país internacionalmente e me prenderam com uma condenação sem provas, em uma sentença que me envia para a prisão por “atos indeterminados”, após quatro anos de investigação contra mim e minha família? Fizeram tudo isso porque têm medo de eu dar entrevistas?

Lembro-me da presidente do Supremo Tribunal Federal que dizia “cala boca já morreu”. Lembro-me do Grupo Globo, que não está preocupado com esse impedimento à liberdade de imprensa —ao contrário, o comemora.

Juristas, ex-chefes de Estado de vários países do mundo e até adversários políticos reconhecem o absurdo do processo que me condenou. Eu posso estar fisicamente em uma cela, mas são os que me condenaram que estão presos à mentira que armaram. Interesses poderosos querem transformar essa situação absurda em um fato político consumado, me impedindo de disputar as eleições, contra a recomendação do Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Eu já perdi três disputas presidenciais —em 1989, 1994 e 1998— e sempre respeitei os resultados, me preparando para a próxima eleição.

Eu sou candidato porque não cometi nenhum crime. Desafio os que me acusam a mostrar provas do que foi que eu fiz para estar nesta cela. Por que falam em “atos de ofício indeterminados” no lugar de apontar o que eu fiz de errado? Por que falam em apartamento “atribuído” em vez de apresentar provas de propriedade do apartamento de Guarujá, que era de uma empresa, dado como garantia bancária? Vão impedir o curso da democracia no Brasil com absurdos como esse?

Falo isso com a mesma seriedade com que disse para Michel Temer que ele não deveria embarcar em uma aventura para derrubar a presidente Dilma Rousseff, que ele iria se arrepender disso. Os maiores interessados em que eu dispute as eleições deveriam ser aqueles que não querem que eu seja presidente.

Querem me derrotar? Façam isso de forma limpa, nas urnas. Discutam propostas para o país e tenham responsabilidade, ainda mais neste momento em que as elites brasileiras namoram propostas autoritárias de gente que defende a céu aberto assassinato de seres humanos.

Todos sabem que, como presidente, exerci o diálogo. Não busquei um terceiro mandato quando tinha de rejeição só o que Temer tem hoje de aprovação. Trabalhei para que a inclusão social fosse o motor da economia e para que todos os brasileiros tivessem direito real, não só no papel, de comer, estudar e ter moradia.

Querem que as pessoas se esqueçam de que o Brasil já teve dias melhores? Querem impedir que o povo brasileiro —de quem todo o poder emana, segundo a Constituição— possa escolher em quem quer votar nas eleições de 7 de outubro?

O que temem? A volta do diálogo, do desenvolvimento, do tempo em que menos teve conflito social neste país? Quando a inclusão dos pobres fez as empresas brasileiras crescerem?

O Brasil precisa restaurar sua democracia e se libertar dos ódios que plantaram para tirar o PT do governo, implantar uma agenda de retirada dos direitos dos trabalhadores e dos aposentados e trazer de volta a exploração desenfreada dos mais pobres. O Brasil precisa se reencontrar consigo mesmo e ser feliz de novo.

Podem me prender. Podem tentar me calar. Mas eu não vou mudar esta minha fé nos brasileiros, na esperança de milhões em um futuro melhor. “E eu tenho certeza de que esta fé em nós mesmos contra o complexo de vira-lata é a solução para a crise que vivemos.”

Do Blog do Minard

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

43 Comentários

  1. puxa tua cadeia vagabundo roubou tem que pagar dê exemplo em alguma coisa pelo menos luladrao!

    ResponderExcluir
  2. Carlinhos deixa de ser inludido ,vai dizer que essa urnas são 100% confiáveis ,essa urna eletrônica foi reprovada em vários países a fora e só nois usamos essa bucha.
    “Querem me derrotar? Façam isso de forma limpa, nas urnas”,igual a 2014 que fizeram uma apuração secreta só que contou os voto foi o supremo tribunal ,e quem fez a fiscalização foi o advogado do PT , me poupe dessa mmatéria de lavagem cerebral

    ResponderExcluir
  3. Ele fala assim p ver se o soltam!
    Kkkkk

    ResponderExcluir
  4. um canalha como esse era pra tá era numa solitária incomunicável pelo roubo que fez ao nosso País, e não falando asneira. BOLSONARO 2018 CORRUPTOS NA CADEIA.

    ResponderExcluir
  5. CARLINHOS PENSEI QUE VC FOSSE INTELIGENTE, MAIS COM ESSA QUEDA QUE VC TEM DEMOSTRADO PELOS PETRALHAS ME FAZ PENSAR QUE VC É SÓ MAIS UM DESSE ALIENADOS.

    ResponderExcluir
  6. Sabe quando os ptralhas vão assumir de novo a presidencia da republica? nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk..triste teu comentário, deve ser um bolsomito sem candidato a vice.kkkkk

      Excluir
    2. é você um jumento do Lula kkkkkkk

      Excluir
    3. Pelo menos meu candidato tá livre!
      E o teu tá onde??

      Excluir
  7. CARLINHOS PENSEI QUE VC FOSSE INTELIGENTE, MAIS COM ESSA QUEDA QUE VC TEM DEMOSTRADO PELOS PETRALHAS ME FAZ PENSAR QUE VC É SÓ MAIS UM DESSES ALIENADOS.

    ResponderExcluir
  8. Ou a impressa morre de amores pelo Lula ou será porque ele é sempre notícia e dar muitos acessos. Talvez seja as duas coisas, não sei. Eu só sei que ele chegou ao poder prometendo defender e proteger os injustiçados e fantasiado de pai dos pobres. Dizia que libertaria o País da elite exploradora. E hoje sabemos que ele não passa de um vigarista que roubo os cofres públicos e se aliou aos empresários que fingia tanto odiar.

    ResponderExcluir
  9. Esse vagabundo se deixar ele solto . Ele engna ate o papa.

    ResponderExcluir
  10. Esse vagabundo se deixar ele solto . Ele engna ate o papa.

    ResponderExcluir
  11. Esse criminoso denominado Lula ainda vai puxar muitos anos de cadeia. Por isso blogueiro esquerce esse asno.

    ResponderExcluir
  12. tudo verdade nesta reportagem, o Brasil não era como antes, td ta indiferente.o desemprego aumentando incessantemente.

    ResponderExcluir
  13. LuLÁ FICHA SUJA ATE 2030

    ResponderExcluir
  14. Tudo verdade mesmo, agora tem ums idiotas apaixonados por certos politicos que nao querem ver, aceitar que lula foi o único presidente que levou esse país pra frente, tinha empregos, tinha mas saúde educaçao, hoje o povo e revoltado, so se fala em matar roubar. Fecham hospitais, escolas, so falam em crise, equanto Michel temer, Aécio neves e outros mas da quadrilha denominada mdb, fanfam com o dinheiro dos pai e mae de família trabalhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um jumento foi detectado!

      Excluir
    2. O verdadeiro apaixonado é você .
      Esse vagabundo chamado Lula, esta preso pelis crimes cometidos pela gangue que ele é o líder . Realmente ele foi um presidente que ajudou muito o nosso país mas, em compensação, ele deixou nosso pais na lama. No governo LULA/Dilma, foi quando o Brasil mais sofreu em corrupção ativa e formação de quadrilha. O Lula, é o mais importante chefe de quadrilha que já usurpou e sacaneou o nosso Brasil. Sacaneou, roubou, usurpou, desviou. Foi condenado pelos crimes que praticou ,pelos crimes que cometeu. Esta somente pagando, e pagando pouco, pelo mal que fez ao BRASIL.

      Excluir
    3. O povo só fala em matar e roubar depois q a corja do pt começou a passar a mão na cabeça de bandido!

      Excluir
  15. Tudo verdade mesmo, agora tem ums idiotas apaixonados por certos politicos que nao querem ver, aceitar que lula foi o único presidente que levou esse país pra frente, tinha empregos, tinha mas saúde educaçao, hoje o povo e revoltado, so se fala em matar roubar. Fecham hospitais, escolas, so falam em crise, equanto Michel temer, Aécio neves e outros mas da quadrilha denominada mdb, fanfam com o dinheiro dos pai e mae de família trabalhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um burro escrevendo burrices só sendo eleitor do luladrao mesmo

      Excluir
    2. Mais um burro de plantão defendendo um ladrão.

      Excluir
    3. O povo só fala em matar e roubar pq a corja do pt começaram a passar a mão na cabeça de bandido!

      Excluir
  16. Xupa bolsomerdas... lula2018 neles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu bolsa preguiça, agora tu vai ter que aprender a trabalhar ou então vai assaltar pra sobreviver, pois o Luladrão nunca mais.

      Excluir
  17. País de vagabundos que políticos ladrão pilantra igual o vagabundo do lulL

    ResponderExcluir
  18. País de vagabundos que políticos ladrão pilantra igual o vagabundo do lulL

    ResponderExcluir
  19. Esse vagabundo tem que passar 500 anos de cadeia lulu cadeia

    ResponderExcluir
  20. O país numa recessão violenta, consequência da gestão irresponsável desses petralhas e ainda tem gente que acredita que esse ladrão tem alguma competência pra consertar o que ele destruiu. Atenção, se desejam uma situação social igual à venezuelana, votem na próxima eleição em algum socialista, em breve Brasil e Venezuela estarão disputando a liderança do maior número de miseráveis, dependentes dos seus respectivos governos.

    ResponderExcluir
  21. Burro e um louco que deixa de votar em um ex presidente que fez o melhor pelo povo brasileiro e o brasil pra votar em um louco homofobico que nao sabe dialogar nao tem educaçao, usa o nome de deus pra justificar suas loucuras com os mas fracos, esse e o bolço merda de alguns alienados que so pregam violência pra naçao brasileira que ja ta quase morta com essa quadrilha mdb no poder sugando o povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É VERDADE. ELE FEZ MUITO PELO BRASIL. INVENTOU DILMA E MICHEL TEMER PARA DEPOIS CULPÁ-LOS PELOS DESASTRES QUE FEZ NO PAÍS. ELE DEIXOU O PAÍS AFUNDADO EM DÍVIDAS E O RESULTADO DESSA QUADRILHA DE BANDIDOS CHAMADA PT, É UMA TRAGÉDIA FINANCEIRA E EMPOBRECIMENTO DO POVO.

      Excluir
    2. Esse deve ser algum viado q não aceita a palavra de Deus e recebe bolsa preguiça

      Excluir
    3. Bolsonaro neles 😎

      Excluir
  22. Lula é um safado que vendeu a dignidade dos pobres para os banqueiros. Com os empréstimos consignados e financiamento de veículos. O pobre compra uma motocicleta paga duas, faz empréstimo de mil reais paga dois.

    ResponderExcluir
  23. Lula tirou milhões da pobreza
    .
    ..
    ...
    ..
    Pena que agora ele ñ pode gastar essa grana

    ResponderExcluir
  24. Lula de novo pra acabar com a quadrilha do mdb!

    ResponderExcluir
  25. Soltem o Fernandinho Beira-Mar e inocente também!

    ResponderExcluir
  26. cara .. eu entendo esse odio todo que vcs tem para com o Lula.. mas vcs que dizem "não alienados" estão se exaltando .. é inegavel que durante o pleito do Lula, o Brasil atravessou a melhor fase da sua historia .. isso é VERÍDICO.. vcs acham q de todos os mais de mil politicos no Brasil, somente 1 vai mudar alguma coisa? jamais .. duvido muito vcs saberem pelo menos metade desse processo que prendeu ele .. dois pesos e duas medidas , é isso que ocorre.. so acho uma puta duma hipocrisia , esses eleitores de facebook falando merda sem saber de nada , mas quando chega um vereadorzinho que seja na sua casa com 50,00 vende o voto .. #paz

    ResponderExcluir
  27. TÁ FALANDO DE VC MESMO E TANTOS OUTRO BOLSA PREGUIÇA. QUANDO O FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ENTREGOU O BRASIL PRO LALADRÃO E SUA CORJA, VOU FAZER UMA COMPARAÇÃO. É COMO SE O FHC ENTREGASSE UM CAMINHÃO ZERO KM PRO COM O TANQUE CHEIO SO NO PONTO DE SEGUIR VIAGEM MAIS O QUE OS PTRALHAS FIZERAM? RODARAM NO CAMINHÃO QUASE QUATORZE ANOS SEM REABASTECER SEM REPOR AS PEÇAS E DEU NO QUE DEU O CAMINHÃO QUEBROU FOI SUCATEADO. FOI ISSO QUE OS PTRALHAS FIZERAM COM O NOSSO BRASIL ROUBARAM E DEIXARAM ROUBAR.

    ResponderExcluir
  28. TÁ FALANDO DE VC MESMO E TANTOS OUTRO BOLSA PREGUIÇA. QUANDO O FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ENTREGOU O BRASIL PRO LULADRÃO E SUA CORJA, É COMO SE O FHC ENTREGASSE UM CAMINHÃO ZERO KM COM O TANQUE CHEIO SÓ NO PONTO DE SEGUIR VIAGEM, MAIS O QUE OS PTRALHAS FIZERAM? RODARAM NO CAMINHÃO QUASE QUATORZE ANOS SEM REABASTECER SEM REPOR AS PEÇAS E DEU NO QUE DEU O CAMINHÃO QUEBROU FOI SUCATEADO. FOI ISSO QUE OS PTRALHAS FIZERAM COM O NOSSO BRASIL ROUBARAM E DEIXARAM ROUBAR. BOLSONARO 2018. FORA PTRALHAS

    ResponderExcluir