Compartilhe essa Notícia:

Totota e Valney brigam educadamente pelo Belém dos Lages 
No último domingo (8), no povoado Barro Vermelho, município de Poção de Pedras (MA), antes da solenidade de inauguração de uma UBS, as comitivas começaram a discutir  apaixonadamente sobre o plebiscito que consultará a população da mudança do Belém dos Lages, a comunidade mais populosa de Poção de Pedras, para o município de Bernardo do Mearim.

As opiniões divergiam...

Para o poçãopedrense Fonsequinha, caso a mudança seja aprovada, o coeficiente do Fundo de Participação do Município (FPM) de Poção de Pedras cairá de 1.2 para 1.0. Para lembrar, essa mesma queda causou um prejuízo de 5 milhões de reais por ano para o município de Esperantinópolis.

“Se Poção de Pedras perder pelo menos 500 moradores cairá de 1.2 para 1.0”, esclareceu Fonsequinha.

Totota, marido da prefeita Eudina, de Bernardo do Mearim, que estava representando o governo do estado na solenidade de inauguração, opinou sobre a mudança. Ele disse que ‘se trata de uma decisão da maioria dos moradores de Belém dos Lages, que estão querendo mudar para o município para Bernardo do Mearim.’

“Nenhum morador está zangado ou insatisfeito com o prefeito Cascaria, apenas querem essa mudança por questões de distância de onde moram para a sede. Com exceção de serviços de cartório, esses moradores resolvem seus problemas em Bernardo ou em Pedreiras”, explicou o primeiro-damo.

O vereador Valney Gomes, presidente da Câmara Municipal de Poção de Pedras, era um dos mais fervoroso na discussão. Ele reconhece que a população do Belém dos Lages quer mudar para Bernardo do Mearim, porém...

“Eu reconheço que os moradores do povoado Belém dos Lages estão querendo essa mudança, essa iniciativa partiu deles, porém, não é um processo fácil, porque essa decisão não pertence somente a eles, vão ser consultados no plebiscito todos os moradores de Poção de Pedras e de Bernardo do Mearim. E pelo tamanho, quem vai decidir é a população de Poção de Pedras”, disse.

Sobre essa questão levantada pelo vereador Valney, Totota informou que a prefeita Eudina Costa pretende fazer um trabalho de esclarecimento em Bernardo do Mearim e em Poção de Pedras, informando sobre os benefícios da mudança de sede.

“Esse esclarecimentos vai deixar claro que os moradores do Belém querem pertencer  a Bernardo do Mearim, a sede fica bem mais perto da comunidade. Poção de Pedras  fica a mais de 80 km do Belém. Sem o Belém, a prefeitura de Poção vai se dedicar melhor com os moradores da cidade e de comunidades mais próximas. Todos saem ganhando com essa mudança”, explicou Totota.

O vereador Valney Gomes, que é pré-candidato a prefeito nas eleições de 2020, deixou a cortesia de lado, para defender os interesses de seu município.


“Na verdade, vou ser bem claro Totota: Poção de Pedras não vai entregar o Belém dos Lages, você pode ter certeza disso. Não vamos entregar o Belém e ponto final”, declarou o vereador em alto e bom som.

Totota sorriu e disparou.

“Pois também fique sabendo que a prefeita Eudina lutará pelo Belém dos Lages”, disse.

Em outro momento, o ex-vereador Nilton Croá se posicionou favorável à mudança.

“Eu sou a favor da mudança. Se o povo do Belém quer ir para Bernardo, temos que aceitar a decisão deles. Realmente, é muito distante o Belém dos Lages, da cidade de Poção de Pedras. Eu estou do lado dos moradores do Belém nesta causa”, declarou.

Cascaria estava próximo da discussão, porém, apenas ouvia calado e não emitiu nenhuma opinião sobre o plebiscito.

Vídeo 

Totota, por outro lado, exaltava a administração municipal da esposa, segundo ele, um ponto forte para que os moradores de Belém dos Lages almejassem a mudança e fossematrás do plebiscito.

“Os moradores do Belém  passam por dentro do povoado Caneleiro e lá observam a localidade bem cuidada, parecendo um bairro de Bernardo, e querem esse tipo de desenvolvimento”, explicou.

Valney Gomes apresentou seu ponto de vista.

Belém dos Lages - Poção de Pedras 

“Realmente, mas o que vamos fazer é o seguinte: o que eles quiserem para continuar em Poção de Pedras vamos atender sem pestanejar: querem mais avanços na infraestrutura da comunidade, melhores escolas, posto de saúde, asfaltamento, tudo, vamos atender”, disse.

O vereador Jhulio informou que os benefícios para o Belém do Lages continuar em Poção de Pedras já estão prestes a começar.

“Estou levando agora 40 casas populares para ser construídas no Belém dos Lages. Com essas casas, a comunidade vai ficar mais calma com essa história de mudar de município. Vamos gerar empregos e renda nestas construções,” falou.

Totota não ficava calado.

“Mas para o material dessas casas, cimento, telhas, tijolos, chegarem a comunidade do Belém, precisam passara por estrada bem cuidadas, pontes de concretos, tudo preparado pelo governo de Bernardo do Mearim”, finalizou.

Mais informações sobre o plebiscito

Foi aprovado, na sessão da Assembleia Legislativa do Maranhão, no dia 5 de junho do corrente, o Projeto de Decreto Legislativo 002/2018, de autoria do deputado Stênio Rezende, que dispõe sobre consulta plebiscitária aos municípios de Poção de Pedras e Bernardo do Mearim, quanto ao desmembramento e anexação do Povoado Belém do Lajes. A matéria segue para promulgação.

O projeto tem como objetivo conhecer a opinião da população sobre o desmembramento legal do território do povoado - que hoje pertence à Poção de Pedras - e a inserção ao município de Bernardo do Mearim. A consulta plebiscitária será realizada junto aos eleitores de ambos os municípios e ocorrerá em 2019, de acordo com as normas do Tribunal Regional Eleitoral.

Mais no link


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

28 Comentários

  1. Agora Belém dos Lages vai ser asfaltado

    ResponderExcluir
  2. Sou moradora de Belém dos Lages e aqui 90 por cento dos moradores querem ficar em bernardo do Mearim

    ResponderExcluir
  3. Ponte de concreto essa foi boa kkkkl

    ResponderExcluir
  4. AGORA QUE O POVO QUER MUDAR ESSE VEREADORZINHO JULIO, QUER LEVAR MUDOS E FUNDOS PRO POVO MUDAR DE OPINIÃO? ESSA CASAS VAO GERAR RENDA NO MÁXIMO 1ANO, E DEPOIS, VEREADORZINHO? LÁ NO INVERNO O POVO FICA ISOLADO, PREFEITO CASCARIA NEM LIGA PRA LÁ, DEIXE QUE LASQUEM O POVO. ESSE VAlNEY É OUTRA MARIONETE DO CASCARIA, SO FAZ O QUE ELE QUER. A ESTRADA DE BERNARDO PRA TERRA SANTA TAMBEM TA UMA MERDA, SO TA PRESTANDO AGORA QUE É VERAO, NO INVERNO, É UM DEUS NOS ACUDA. BOTARAM UM OPERADOR DE PATROL PRA RASPAR A ESTRADA, MAS O OPERADOR SO SABE ARRANCAR O RESTO DE PIÇARRA QUE AINDA TINHA, UM TAL DE MITA QUE TÁ APRENDO,COLOCARAM PRA RASPAR. NINGUÉM NEM SABE QUEM É O SECRETARIO DE OBRAS, DIZEM QUE É UM TAL DE PEDAO, BURRO, ANALFABETO, PUXA SACO.

    ResponderExcluir
  5. AGORA QUE O POVO QUER MUDAR ESSE VEREADORZINHO JULIO, QUER LEVAR MUDOS E FUNDOS PRO POVO MUDAR DE OPINIÃO? ESSA CASAS VAO GERAR RENDA NO MÁXIMO 1ANO, E DEPOIS, VEREADORZINHO? LÁ NO INVERNO O POVO FICA ISOLADO, PREFEITO CASCARIA NEM LIGA PRA LÁ, DEIXE QUE LASQUEM O POVO. ESSE VAlNEY É OUTRA MARIONETE DO CASCARIA, SO FAZ O QUE ELE QUER. A ESTRADA DE BERNARDO PRA TERRA SANTA TAMBEM TA UMA MERDA, SO TA PRESTANDO AGORA QUE É VERAO, NO INVERNO, É UM DEUS NOS ACUDA. BOTARAM UM OPERADOR DE PATROL PRA RASPAR A ESTRADA, MAS O OPERADOR SO SABE ARRANCAR O RESTO DE PIÇARRA QUE AINDA TINHA, UM TAL DE MITA QUE TÁ APRENDO,COLOCARAM PRA RASPAR. NINGUÉM NEM SABE QUEM É O SECRETARIO DE OBRAS, DIZEM QUE É UM TAL DE PEDAO, BURRO, ANALFABETO, PUXA SACO.

    ResponderExcluir
  6. AGORA QUE O POVO QUER MUDAR ESSE VEREADORZINHO JULIO, QUER LEVAR MUDOS E FUNDOS PRO POVO MUDAR DE OPINIÃO? ESSA CASAS VAO GERAR RENDA NO MÁXIMO 1ANO, E DEPOIS, VEREADORZINHO? LÁ NO INVERNO O POVO FICA ISOLADO, PREFEITO CASCARIA NEM LIGA PRA LÁ, DEIXE QUE LASQUEM O POVO. ESSE VAlNEY É OUTRA MARIONETE DO CASCARIA, SO FAZ O QUE ELE QUER. A ESTRADA DE BERNARDO PRA TERRA SANTA TAMBEM TA UMA MERDA, SO TA PRESTANDO AGORA QUE É VERAO, NO INVERNO, É UM DEUS NOS ACUDA. BOTARAM UM OPERADOR DE PATROL PRA RASPAR A ESTRADA, MAS O OPERADOR SO SABE ARRANCAR O RESTO DE PIÇARRA QUE AINDA TINHA, UM TAL DE MITA QUE TÁ APRENDO,COLOCARAM PRA RASPAR. NINGUÉM NEM SABE QUEM É O SECRETARIO DE OBRAS, DIZEM QUE É UM TAL DE PEDAO, BURRO, ANALFABETO, PUXA SACO.

    ResponderExcluir
  7. Gostei Carlinhos do "primeiro damo", kkkkkkkkkkkkk!!!

    ResponderExcluir
  8. Vamos entregar o Rio Grande do Sul para a Argentina, Paraná para o Paraguai e outros a fora, pois os mesmos ficam longe de Brasília.

    ResponderExcluir
  9. Kkkk ponte de concreto?murri kkkk

    ResponderExcluir
  10. O povo de Belém dos Lages não podem aceitar essa conversa furada do Totota de Bernardo é melhor pra eles, se vocês aceitar o sonho de Belém dos Lages de emancipação vai pro ralo, vocês tem que continuar a luta de independência, essa história de que tudo para Belém passa pelo bernardo tudo que vem pra Bernardo também passa por Pedreiras Igarapé Grande e outros, e essa administração que o Totota prega em Bernardo tem mais a desejar do que sucesso, veja essa no Hospital de Bernardo não faz se quer uma Cesariana, então vocês vão continuar procurando outras cidades, um conselho lutem pelo sonho de vocês, tenho que vão conseguir.

    ResponderExcluir
  11. Meu grande amigo articulador política totota 💪💪

    ResponderExcluir
  12. Tem que mudar pra o Bernardo não só o Belém mais o lucindo fortaleza .Por que é povoado esquecido pelo prefeito de poção nem estrada tem

    ResponderExcluir
  13. Isso daí é papo furado..

    ResponderExcluir
  14. Onde já se viu isso um curso como Bernardo querer um povoado alheio..se fosse pra passar a cidade sim.. mais fica a mesma merda

    ResponderExcluir
  15. Tem que ouvir e acatar o que a população de Belém dos Lages quer, e não esse Vereador.

    ResponderExcluir
  16. Será bem vindo Belém dos Lages!
    Vai enfrente Totota! Conversa com o povo, pois eles que decidem aonde querem ficar e aonde lhe faz bem... Os Mandis também...
    💪👏👏👏

    ResponderExcluir
  17. Podia mudar era o Bernardo pra Lima Campos lá sim é uma cidade de respeito

    ResponderExcluir
  18. Na realidade carlinhos o povo estar cansado, prefeito casca nao estar nem ai para o belem, em seguida adailza, e a outra veriadora edna; termina de mata com esse lugar nao fazem absolutamenete nada. A nao ser pensa em si mesmo e seus familiares o restante quw se lasque, mas no periodo das eleicoes ai podem ter certeza que eles irao atras de vcs, agora resta saber se vc irao cair na conversar do mala do prefeito dos vereadores dos quais dizem que representam vcs povo querreiro do belem dos lajes.

    ResponderExcluir
  19. Botando adailza, e edina brito, qual irar pesar mais na balaca, lembrando que a talisca dessa balanca e o casacaria...

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkk trocar poção por Bernado é igual trocar a sombra de um pé de manga por uma sombra de um pé de mandacarú por kkkkk

    ResponderExcluir
  21. trocar o sonho o sonho de ser cidade pra depender de Bernado kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Querem fazer isso pra alimentar as verbas mas dinheiro.

    ResponderExcluir
  23. Avante Belém dos Lages rumo abernardo do Mearim

    ResponderExcluir
  24. Meus amigos do Belém dos Lages esqueçam passar para cidade, já foi o tempo nao dá mais,so resta agora pedir para Deus orientar todos nós e votar prá nós ficar pra bernardo do Mearim

    ResponderExcluir
  25. Me falaram que a prefeita de Bernardo já está até prometendo vagas de vice prefeito, presidencia da Câmara de vereadores e secretarias pros políticos do Belém. Se isso acontecer é Belém ser anexado a Bernardo a comunidade se tornará do tamanho da sede é aí sim será enxergarda pelo poder público

    ResponderExcluir
  26. QUE NADA OASSAR CIDADE SIM MUDAR PRA OUTRA CURRUTELA NUNCA..

    ResponderExcluir
  27. ONDE E QUE JA SE VIU UM POVOADO PASSAR PRA OUTRO MUNICIPIOS SO FOREM BURROS PRA OUTRO PIOR UMA CURRUTELA BERNARDO..

    ResponderExcluir