Compartilhe essa Notícia:

Dr. Davi Castro, médico neurologista da BIOCENTRO
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou “derrame cerebral”, é a segunda doença que mais mata no mundo. A estimativa é que em cada grupo de seis pessoas, pelo menos uma tenha um AVC ao longo da vida. Os dados são alarmantes e por isso o foco das campanhas de combate à doença é a prevenção dos fatores de risco.

Blogueira Mayane Mendes e Dr. Davi Castro, médico neurologista da BIOCENTRO

Segundo o neurologista Dr. Davi Castro da BIOCENTRO em Pedreiras, a principal causa do AVC é a hipertensão arterial sistêmica, popularmente chamada de pressão alta. Embora tenha um componente genético, a hipertensão e, por consequência o AVC, podem ser evitados com o controle do peso, alimentação saudável e atividades físicas. Já quem é hipertenso, tem diabetes e problemas de colesterol deve controlar esses fatores através do uso de medicamentos e acompanhamento médico.
Continua...
São dois os tipos de acidente vascular cerebral que podem acometer o paciente: o isquêmico é quando um coágulo impede a circulação do sangue numa região do cérebro; o hemorrágico significa o rompimento da artéria que irrigava a região, aí o sangue escorre para o tecido cerebral. Nos dois casos, o cérebro fica sem oxigenação e glicose. Ocorre a morte de neurônios por entupimento de uma artéria ou sua ruptura.

As sequelas dependem da região que foi atingida, se é a responsável pelo movimento, pela fala ou pela visão. Pode acontecer ou não, dependendo do tempo entre o AVC e os procedimentos médicos para reverter os danos causados.

Confira no vídeo a entrevista completa com o neurologista Dr. Davi Castro: 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários