Compartilhe essa Notícia:

 
Projeto de lei do deputado estabelece compensação para os filhos que foram afastados dos pais.

Uma das principais missões de um legislador, seja ele vereador, deputado ou senador, é combater e reparar as injustiças. Entre as maiores injustiças de que tenho conhecimento está a condução, pelo Estado brasileiro, da política de saúde voltada aos doentes com hanseníase e suas famílias.

Por muitas décadas, pessoas diagnosticadas com a doença foram isoladas do convívio social e internadas compulsoriamente em instituições específicas. A principal preocupação era evitar a transmissão da moléstia, e o tratamento era precário.
11165046 589648731183699 3886498121283423658 o
Continua...

Além do sofrimento impingido aos doentes, essa política causou danos emocionais, sociais e econômicos também aos seus filhos. Condenados à miséria pelo isolamento que lhes era imposto, os pais não tinham como arcar com o sustento das famílias, que passaram por todo o tipo de privações.

As graves consequências psicológicas pela perda de vínculo e desestruturação familiar são incalculáveis. As crianças eram levados, após o nascimento, para os preventórios ou educandários, onde permaneciam até serem retiradas por familiares ou terceiros, possibilitando a ocorrência de todo tipo de abusos.

A Lei 11.520, de 2007, determina a concessão de pensão especial aos hansenianos, mas essa reparação não alcança seus filhos. Por isso, em 2011, apresentei à Câmara dos deputados um projeto de lei que estabelece o dever da União de conceder aposentadoria especial aos que foram submetidos a tal situação, devido à condição de saúde dos pais.

Os movimentos representativos dos “filhos da hanseníase” contam comigo como aliado incondicional, tanto na reivindicação de uma compensação pelo que passaram, como na defesa de uma ação mais efetiva de prevenção e atendimento com relação a essa doença que, infelizmente, ainda atinge muitos brasileiros.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

7 Comentários

  1. Adeus Sarneyzada canalhas

    ResponderExcluir
  2. Dinossauro aumentou os impostos e perseguiu os motoqueiros para arrecadar mas impostos já Rosengana desviou o dinheiro da refinaria de Bacabeira e da siderúrgica SIDEMAR portanto agora é Bolsonaro presidente e Maura Jorge governadora galera.

    ResponderExcluir
  3. Bandos de saqueadores de cofres públicos a família Sarney. Nunca mais seus corruptos.

    ResponderExcluir
  4. Tchau irmão da ladrona rosengana

    ResponderExcluir
  5. Acabou sarneyada ladrona

    ResponderExcluir
  6. Agora que tempo de política Sarney Filho tá apelando pra tudo até pra tá doente de rasaniese porque nunca fez isso só agora que tá fazendo leis agora já tarde

    ResponderExcluir
  7. Esse pessoal,de Sarney, só aparecem em época de eleição,para mentir!

    ResponderExcluir