Compartilhe essa Notícia:



A Educação Municipal de Igarapé Grande deixa os últimos lugares em 2015 para a 4ª posição em 2017, entre os municípios da URE de Pedreiras e superou a meta do IDEB.
 
Prefeito Erlânio, secretário de Educação João, gestor da UREP, Márcio e primeira-dama Shirlene entregam fardamento para alunos da rede municipal de ensino
O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (3), o resultado do IDEB,  edição 2017. Na edição de 2015, o município de Igarapé Grande ocupava o 11º  lugar entre os 13 municípios que compõem a Unidade Regional de Educação (URE) de Pedreiras, conquistando nessa última edição, 2017, o 4º lugar, saltando então, 7 posições em relação ao exame anterior.

Ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o município foi um dos três da Unidade Regional de Educação de Pedreira que alcançou a meta projetada pelo Ministério da Educação, chegando inclusive superar a metas do IDEB, determinada para a rede municipal de educação. Somente dois municípios da URE de Pedreiras conseguiram superar a meta do IDEB, a saber, Igarapé Grande e Lagoa Grande do Maranhão.


Em relação aos anos finais do ensino fundamental de Igarapé Grande, saltou da 12ª posição entre as 13 redes municipal da URE de Pedreira para o 5º lugar na classificação regional, subindo 7 posições na edição SAEB/2017. Teve ainda o maior crescimento em relação ao IDEB, passando de 3.0 para 3.8 nesta última edição.

O resultado obtido na Prova Brasil/SAEB 2017 em relação aos períodos anteriores avaliados comprova que o governo municipal e a secretaria municipal de educação, ao reorganizarem sua política municipal com foco em formação e valorização dos profissionais da educação, gestão e investimentos em infraestrutura da rede escolar, estão garantidos esforço institucional necessário ao crescimento e superação das metas projetadas para o IDEB do município cuja série histórica se encerra em 2021.
Alunos de escolas municipais de Igarapé Grande receberam fardamento escolar 


O prefeito Erlânio Xavier comemorou o avanço gigantesco na educação, registrado logo no seu primeiro ano de governo, em 2017, e fez questão de agradecer a contribuição das pessoas envolvidas.

“Igarapé Grande foi a que mais cresceu no IDEB de 2017, saltando do 12º lugar em 2015 para o 4º. Eu agradeço a contribuição do secretário municipal de educação, de toda equipe da Educação, do sindicato dos professores, dos alunos, pais e responsáveis, em fim, a todos que a contribuíram com essa grande conquista que orgulha os moradores do nosso município”, agradeceu o prefeito.



Em nota, a secretária municipal de Educação de Igarapé Grande se manifestou sobre as conquistas.

“Agradecemos a todos estudantes, pais, responsável, profissionais de educação, equipe do governo municipal pelos avanços conquistados em  2017. Reiteramos para a sociedade de Igarapé Grande que continuaremos mobilizados para cumprir metas do IDEB, do Plano Municipal de Educação, com finalidade assegurar o acesso, permanente o sucesso escolar dos nossos estudantes em todos os níveis e modalidades escolar”, disse a nota.  
Técnicos do TCE/MA visitam escolas de Igarapé Grande e comprovam investimentos 

Mais informações


A prova Brasil e o Sistema Nacional de avaliação da Educação Básica são avaliações externas que fazem diagnóstico em larga escala da qualidade do ensino ofertado pelo sistema educacional brasileiro, com vista à implementação de políticas públicas educacionais das redes de educação. A Prova Brasil é aplicada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), que utiliza testes padronizados e questionários socioeconômicos. Os testes aplicados na quarta e oitava série (quinto e nono ano) do Ensino Fundamental abordam itens e questões de língua portuguesa com foco em leitura e matemática com foco na resolução de problemas; questionário socioeconômico dos estudantes fornecem informações contextuais sobre os fatores e condições que podem estar associadas ao desempenho ou proficiência dos estudantes. O resultado da Prova Brasil e a taxa de rendimento escolar da rede informada no Educacenso são os componentes utilizados para calcular o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que funciona como um indicador da qualidade do aprendizado nacional e ajuda a estabelecer metas para melhoria do ensino e o monitoramento da qualidade social da educação. Na Edição SAEB/Prova Brasil 2007, a rede Municipal de Educação de Igarapé Grande tem muitas razões para comemorar, juntamente com a comunidade escolar. Em geral, os seguintes avanços referentes ao IDEB, tanto em relação aos anos iniciais, quanto aos anos finais do Ensino Fundamental como segue.

http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=513372
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

17 Comentários

  1. Fecharam a escola que ficou em primeiro lugar na Regional, um passo para a frente, e três pra tras.

    ResponderExcluir
  2. ENQUANTO EM POÇÃO DE PEDRAS ESTAR CADA DIA A MAIS CAINDO PRA BAIXO O IDEB. REFLEXO DA DESVALORIZAÇÃO DA CLASSE POR PARTE DO CASCAFORA. TRABALHAMOS PORQUE PRECISAMOS E NÃO POR AMOR... FICA A DICA CASCAFORA. CADE NOSSO REJUSTE??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professores daqui não querem aumento,professores querem uma babinha da corrupção.Olhem só quanto absurdo:Professores com 160 horas(estão pianinhos),professores trabalhando um turno e recebendo dois(Não podem reclamar),professores que ganharam termos de posses de graças,professores querendo ser nomeados em outras cidade(professor gênio),professores que em gestões passadas nunca souberam o que era uma sala de aula,(deveriam ficar calados),professores que terceirizam a educação(tem acúmulos de cargos ou incompatibilidade de horário) e por aí vai.São esses professores que podem reclamar de aumento?.Sou professora,nunca mais participarei de uma manifestação,nunca!!

      Excluir
  3. ENQUANTO EM POÇÃO DE PEDRAS ESTAR CADA DIA A MAIS CAINDO PRA BAIXO O IDEB. REFLEXO DA DESVALORIZAÇÃO DA CLASSE POR PARTE DO CASCAFORA. TRABALHAMOS PORQUE PRECISAMOS E NÃO POR AMOR... FICA A DICA CASCAFORA. CADE NOSSO REJUSTE??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PEDRO XIMENES E RODRIGO FREITAS E A SALVAÇÃO PARA ESSA SITUAÇÃO DE POÇÃO DE PEDRAS

      Excluir
  4. E o Manuel Mathias fecharam parabéns.

    ResponderExcluir
  5. A Vitória de um herói(C.E Manuel Matias) morto. Senhor blogueiro faltou na sua matéria, pedir ao senhor prefeito e o seu secretário de educação explicações sobre o fechamento da escola que lhes deu esse glorioso resultado no IDEB. Eventos para auto-promoção eles sabem fazer.

    ResponderExcluir
  6. E em marajá do Sena o prefeito fechou 50% das escolas do município .

    ResponderExcluir
  7. Parabéns esse é o Resultado de uma equipe que não mede esforços pela educação, profissionais competentes, alunos inteligentes. e de um Municipio que tem a sorte de ter um gestor que tenha compromisso com a população como é o Erlanio Xaviet ai o o resultado só poderia ser positivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Manuel Matias fechado kkkkkkk parabens

      Excluir
  8. Parabéns esse é o Resultado de uma equipe que não mede esforços pela educação, profissionais competentes, alunos inteligentes. e de um Municipio que tem a sorte de ter um gestor que tenha compromisso com a população como é o Erlanio Xaviet ai o o resultado só poderia ser positivo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns esse é o Resultado de uma equipe que não mede esforços pela educação, profissionais competentes, alunos inteligentes. e de um Municipio que tem a sorte de ter um gestor que tenha compromisso com a população como é o Erlanio Xaviet ai o o resultado só poderia ser positivo.

    ResponderExcluir
  10. Quando vejo professor reclamando de aumento me dá nojo pq a maioria votou nele ou melhor dos 300 professor 250 votaram nele e ficam se escondendo uns pq são do inteiro outros pq tem filhos contratados e ainda outros pq estão reduzidos sem receber portaria aí né diga pq ainda votam e ficam tudo se borrando de medo de voltar pra sala de aula pq ñ querem trabalhar

    ResponderExcluir
  11. ser chamado nilma Melo. deixa de chupa ovo. essa conquista se deve ao ótimos profissionais do colegio falecido manuel matias assassinado exatamente pelo grupo que o prefeito erlanio apoiar. mas vc não sabe não de igarapé

    ResponderExcluir
  12. Deve ser piada!!!meu Deus dos céus,como um município como o nosso que passou anos na mão de um ditador,possui o maior número de terceirizações na educação,possui professor com apenas o primário dando aulas pode conseguir tamanha façanha?A educação de Igarapé que sempre foi ruim,agora ficou péssima.Olhe só quanto absurdo:No mínimo 10 professores da cidade de Poção terceirizam aqui,entre eles um que mora há anos na Lagoa Grande e que já é funcionário dos correios e do estado.Seguindo o mesmo rítmo do Breado,muitos professores passam anos recebendo do município se trabalhar,incluindo a irmã Fátima do Tobias,evilene,eteldo,márcio entre outros da cidade de Poção.Como a educação pode estar "tão boa"??

    ResponderExcluir
  13. Igarapé Grande estar d parabéns vejo q o povo não gosta q a cidaďe vai senquindo no rumo certo.pessoal comemora essa Vitória tem município q estar um cão e vcs sendo valorizado n governo acha ruim por causa d política.Vc estão louco quanto professores q estar ai sem se valorizado e vcs em igarapé Grande estão d parabéns.vamos da valor..

    ResponderExcluir