Compartilhe essa Notícia:

A geriatria é a especialidade da medicina que cuida da saúde dos idosos. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, ela não tem como objetivo apenas consultas de rotina seguidas de prescrição de remédios.

“Acredito que o trabalho do geriatra fundamenta-se em dois pilares: o respeito pela autonomia da pessoa idosa e a manutenção de sua independência”, define o médico geriatra Dr. Wesley Damásio da BIOCENTRO em Pedreiras

Na entrevista a seguir, ele explica quais são as tarefas da geriatria, as diferenças entre esta área e a clínica médica e porque uma pessoa deve procurar este especialista.
Segundo Dr. Wesley a geriatria é uma especialidade médica voltada para o cuidado com os idosos. Tem pouco mais de 100 anos e se insere em um campo de conhecimento mais amplo chamado gerontologia, que é a ciência voltada para o estudo dos processos do envelhecimento. Na verdade, posso dizer que elas se completam.

“Acredito que o trabalho do geriatra baseia-se em dois pilares. Primeiro, o respeito total pela autonomia do paciente. A pessoa idosa é protagonista de sua vida e é ela quem deve tomar as decisões a respeito de sua própria saúde, enquanto tiver capacidade decisória. O que não acontece, por exemplo, em uma situação de demência, em que um responsável legal assume a tomada de decisões. O segundo pilar é a manutenção da capacidade funcional, que consiste basicamente em avaliar o quanto a pessoa é independente para as atividades do dia a dia como tomar banho, se vestir, comer, usar um sanitário ou realizar atividades sociais. A intervenção do geriatra tem por objetivos valorizar a biografia da pessoa e sua capacidade de tomar decisões a respeito do seu tratamento e mantê-la o mais independente possível”.

Confira a entrevista na íntegra:

Continua...



⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários