Compartilhe essa Notícia:


Só falta agora o prefeito de Tuntum culpar o senador eleito pelas inúmeras suspeitas de falcatruas que estão sendo cometidas no seio da entidade que representa os prefeitos no Maranhão

Insatisfeitos com a Famem um grande números de prefeitos articula a formação de uma chapa para dar mais representatividade a classe e modernizar a própria entidade, em decorrência, Cleomar Tema decidiu reagir
Cleomar Tema conduzido pela PF na Operação Rapina em 2007

Um grupo de prefeitos insatisfeitos com atuação da FAMEM tem se articulado para tentar tirar o prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), do comando da entidade.

As movimentações intensificaram-se após o 1º turno das eleições, quando se soube que Tema havia convocado eleição antecipada para tentar a reeleição.

Segundo informações, já são mais de 50 prefeitos engajados ao projeto de apresentar uma chapa que proporcione mais representatividade a classe, uma diretoria com bons nomes para colocar a Famem em seus devidos trilhos.

O bom nome que vem sendo cogitado para assumir a presidência da FAMEM, é o do prefeito Erlânio Xavier, de Igarapé Grande. Reconhecido e estimados pelos colegas como excelente articulador e exemplo de gestor. Erlânio é presidente interino do PDT do Maranhão e foi o articulador da campanha vitoriosa de Weverton ao senado, ou seja, ele tem nohall, competência para o cargo.
Weverton Rocha e Erlânio Xavier durante inauguração de poço artesiano em Igarapé Grande

Em virtude do nome de Erlânio Xavier ser bem recebido pelos colegas para comandar a Famem a partir de 2019, Cleomar Tema, sentido o perigo eminente de perder o controle da entidade, a qual ele reina com mãos de ferro por vários mandatos, reagiu com fúria e pode se dizer, que ele soltou os cachorros (blogs alinhados) para cima do senador eleito Weverton, por conta da aproximação dele com o prefeito de Igarapé Grande.

Em evidente desespero, Tema usou até o bate – boca entre o prefeito de Poção de Pedras, Júnior Cascaria, e o ex-prefeito Gildásio Angelo, no grupo de Whatsapp da Famem. Na discussão, Cascaria acusou Tema de usar a entidade como cabide de emprego, beneficiando principalmente aliados de seu adversário. Gildásio é diretor administrativo da Famem, homem de confiança de Tema há décadas;  diante da repercussão da discussão, blogs alinhados a Tema passaram a informação que Cascaria foi orientado por Weverton.
Cleomar Tema faz de conta desconhecer que Cascaria e Gildásio são adversários políticos e que a discussão entre eles está relacionado à política local de Poção de Pedras. Para Tema, Cascaria agiu a mando de Weverton para favorecer a futura candidatura de Erlânio Xavier. Weverton recebeu apoio de 180 prefeitos em sua corrida ao senado e Cascaria foi um deles. Agora, o que acontecer com qualquer um desses gestores será imputado ao senador eleito pelo PDT?

Cascaria, porém, suscitou uma denúncia que até o momento a Famem não respondeu: a entidade que representa prefeitos do Maranhão estaria sendo usada de cabide de empregos para favorecer aliados de Tema?
Mais denúncias

Cleomar Tema também é suspeito de não prestação de contas dos recursos públicos recebidos pela FAMEM e corre risco de virar alvo de uma representação do Ministério Público de Contas (MPC). Segundo as informações, a entidade recebeu mais de R$ 2 milhões das cidades maranhenses associadas, entre os anos de 2017 e 2018, e não realizou a devida justificativa de destinação dos valores ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), ao Conselho Fiscal e muito menos à Promotoria de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social.

Famem não faz licitações

Além de não prestar contas, Cleomar Tema também é acusado de não realizar licitação para a aquisição de produtos e contratação de serviços. “Como nunca houve qualquer prestação de contas, nem tampouco existe portal de transparência no sítio da Famem, não se conseguiu descobrir qual foi o destino dessa gorda quantia que vem sendo arrecadada pela entidade. Também não se conseguiu verificar se o presidente e demais agentes da associação recebem vencimentos ou qualquer outro tipo de pagamento”, acrescenta a fonte ouvida pelo Maranhão de Verdade.

São diversas supostas irregularidades encontradas na Famem, na gestão do prefeito Celomar Tema.

Fundada em 31/10/1985, a Famem tem como propósito organizar os municípios para a defesa dos interesses em comum e tornar as administrações mais ágeis, além de solucionar problemas nas mais diversas áreas, porém, esses atributos a entidade não anda cumprindo, gerando a principal insatisfação com o atual presidente.

Enquanto Clema Tema esbraveja para cima do senador eleito  Weverton Rocha, o maranhense recordista de votos nas eleições do último dia 7, o número de prefeito que almeja uma grande renovação na Famem aumenta a cada dia.

O atual presidente, confiante na vitória para mais um mandato na Famem, tinha antecipado as eleições para o dia 10 de outubro, assustado com o nascimento e o fortalecimento de uma chapa alternativa ao seu nome, remarcou para o dia próximo dia 22, mas as eleições deve mesmo ocorrer apenas em janeiro do ano que vem.

Pelo andar da carruagem, Cleomar Tema será desenraizada da entidade.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

11 Comentários

  1. O bicho está solto...dinheiro público em breve cadeia em neguinhos...

    ResponderExcluir
  2. quem conhece já sabe que não pode acreditar , pensa num prefeito enrolado, já foi preso até por lavagem de dinheiro “rapina”.... saiu até no jornal nacional

    ResponderExcluir
  3. Esses caras não respeita o dinheiro público com mulheres novas e gastando como se fosse deles cuidados...o pior é alguns eleitores bestas batendo palma para esses corruptos

    ResponderExcluir
  4. Se não acabar com esses parasitas o Brasil será morto
    Moro neles. Cadê ministério público que hoje infelizmente está desacreditados

    ResponderExcluir
  5. Poção de pedras tem muitos parasitas para manter alguns no poder acorda povo de poção de pedras.....

    ResponderExcluir
  6. Foi nessa operação que o Gildásio saiu correndo por dentro dos igarapés pra polícia não prender ele. Kkkk

    ResponderExcluir
  7. Uma praga dessa ainda vem com um bom discurso em nossa cidade e alguns vereadores pregando moralismo com uns câncer deste em poção tem de tudo

    ResponderExcluir
  8. Todos são ladrões,sem exceção.

    ResponderExcluir
  9. Dr.Gildasio é igual ao Lula se tiver roubado mas ajudou os amigos agora esse Carcará não ajuda ninguém até o potoca vai vender a casa e os amigos de Gildasio ricos......Gildasio 2020

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postagem ridicula e mostra muito do caráter de quem a escreveu. Primeiro que ser igual ao lula nao é bom pq o mesmo está em um presídio por roubo do dinheiro público. Cai Segundo que prefeitura e nenhum órgão publico é pra enricar amigos e sim promover serviços à população. Vai trabalhar seu parasita e para de querer mamar nas tetas da prefeitura. Por causa dessas ajudas a amigos, hospitais ficam sem medicamentos, crianças sem merendas escolares... observação: nao sou da cidade e nem simpatizante de nenhum dos citados!

      Excluir
  10. Cara ganha salário mínimo e fica rico só no mandato de um gestor ....coisa está feia.....povo apoia olha aí

    ResponderExcluir