Compartilhe essa Notícia:


Investir em educação tem sido uma das marcas do Governo Flávio Dino em todas as regiões maranhenses. A implantação de projetos como o Escola Digna, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Núcleo de Educação e a construção de novas escolas de ensino regulares nos municípios, tem dado um salto positivo no mapa da educação no Estado.

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) já investiu mais de R$ 312 milhões e está trabalhando em 115 projetos de obras educacionais, entre serviços de construção, reforma e ampliação em 77 cidades, presente assim em todas as regiões do Maranhão.

“Isso mostra o comprometimento do governador Flávio Dino em desenvolver o nosso Estado. Essa é verdadeira transformação, mudar a realidade educacional, proporcionar uma estrutura com qualidade para alunos e professores tem sido o nosso primeiro passo. Além disso, as obras têm gerado emprego e colaborado com a economia de cada município”, diz Clayton Noleto, Secretário de Estado da Infraestrutura.

Núcleo de Educação Integral

Criados pelo Governo do Estado, os Núcleos de Educação Integral fazem parte do mapa de obras educacionais, tendo sete unidades com serviços em andamento. As estruturas são pensadas para ofertar aulas além do que já é oferecido pelo ensino regular. Desse modo, os alunos passam a desenvolver pesquisas laboratoriais, atividades artísticas, reforço escolar entre outras ações.

Em Açailândia, na região Sul do Estado, por exemplo, após a conclusão das obras o núcleo terá um espaço amplo e estruturado, composto por salas de descanso, de professores, grêmio, matemática, multifuncional, recursos audiovisuais, artes idiomas, artes marciais, biblioteca, informática, laboratórios de Física; Matemática; Robótica; Química; Biologia, quadra poliesportiva, auditório, vestiário, quatro salas temáticas, secretaria, coordenação, ambulatório, almoxarifado e pátio.

Os moradores da cidade estão animados com a ação. “Essa é a melhor coisa que já aconteceu em Açailândia. Os nossos jovens vão ganhar mais suporte para a educação e de quebra nosso bairro vai ser mais valorizado, os imóveis. Tudo melhora e todos ganham com um investimento desse”, finalizou a dona de casa Luzenir Pereira.

Além da criação dos Núcleos, o Governo do Estado mantém uma linha de atuação para a construção, ampliação e reforma de prédios escolares. No total, são 30 obras de novos espaços que em breve estarão sendo utilizados pela comunidade escolar em diversas cidades maranhenses.

IEMA

Para estimular o ensino, a pesquisa e a formação técnica, os IEMAs têm avançado a cada dia no Estado. O Governo do Estado tem investido R$ 200 milhões em 18 projetos que estão com obras em andamento.

Em Presidente Dutra, mais de 50 profissionais trabalham para finalizar os serviços. Raimundo Alves, mestre de obras, destaca como a obra tem impacto positivo na vida econômica e social dos moradores da região. “Estamos trabalhando com muito empenho, são mais de 50 pessoas executando o projeto. Uma obra como essa já começa a trazer benefício desde o início da construção, pois tem gerado emprego e renda para muitas famílias da região” destaca.

O IEMA é a primeira escola pública do Estado a ter o selo das Escolas Associadas da Unesco. Em todo o Estado, o Governo já implantou 25 prédios, entre Unidades Plenas e Vocacionais.

Escola Digna

A parceria entre a Sinfra e a Secretaria de Educação (Seduc) garantiu avanços na substituição das escolas de taipa por novas estruturas totalmente projetadas para atender as necessidades de cada comunidade escolar. O mês de novembro ganhou novos serviços em andamento e as equipes atualmente seguem trabalhando em quarenta cidades, com a construção de mais sessenta e duas escolas.

A última entrega aconteceu em Riachão, onde a cidade recebeu o prédio totalmente renovado da Escola Municipal Santa Genoveva, em substituição ao antigo prédio de alvenaria, mas, que funcionava em condições insalubres. Já a população do povoado Pedra Furada, na cidade de Formosa da Serra Negra, recebeu a nova unidade da Escola Municipal Santa Dionísia.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão avalia o programa e reforça que as obras têm avançado e mudado a vida da comunidade escolar do Maranhão. “O programa Escola Digna, do Governo do Estado, continua avançando em locais que necessitam de um prédio escolar digno e de qualidade para. A meta do governador Flávio Dino é garantir educação de qualidade a todos os maranhenses, ” reforçou.

As duas escolas estavam com espaços em péssimas condições e foram substituídos por uma estrutura adequada e segura para alunos e professores, com salas de aula, ventiladores, banheiros adaptados, biblioteca, sala de informática e salas administrativas. O Programa Escola Digna já entregou mais de 800 unidades em todo o Estado.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários