Compartilhe essa Notícia:


Um morador da Rua São Joaquim, região conhecida como Baixada, em Trizidela do Vale (MA), entrou em contato com o município para reclamar de alguns moradores que estão jogando lixo na rua. A ação é ilegal e a prática pode ocasionar em punição.
“Sou morador da Rua São Joaquim, no final da rua, próximo a igreja São Joaquim, está em situação por conta de um terreno baldio  em que os próprios moradores se acostumaram a jogar lixo lá. A prefeitura não é culpada, porque todos os dias passa o carro recolhendo o lixo, o culpado são moradores  que jogam o lixo doméstico naquele local; o fedor é horrível e tá difícil pra viver com essa situação”, reclama.
A prefeitura municipal disponibiliza coleta regular de lixo em toda cidade, ainda assim, algumas pessoas jogam lixos diversos na calçada, impedindo a passagem de pedestre. Em alguns casos, chama atenção o fato que o lixo é jogado na rua logo após a coleta.

De acordo com a lei municipal, a prática é uma infração ambiental. Nela, é mencionado que o lançamento de resíduos sólidos ou rejeitos in natura a céu aberto que possa vir a causar poluição ou danos à saúde é proibido. Teoricamente, em seu descumprimento poderia ser aplicada uma penalidade, uma multa.

A prefeitura de Trizidela do Vale é exemplo em limpeza pública. Os garis e varredeiras são valorizados, trabalham com fardamento completo e equipamento de proteção. A cidade é uma das mais limpas do Médio Mearim; no entanto, por conta de um péssimo costume de alguns moradores, a cidade ainda tem pontos em que infelizmente os mesmos insistem em despejar lixo doméstico ou resto de material de construção.

Em conversa com a prefeitura, os responsáveis pelo setor de Limpeza, informaram que, antes de punição, como multas, o município vai fazer um trabalho educativo e de esclarecimento para que moradores evitem jogar lixo doméstico na rua.


“Todos os dias a prefeitura recolhe lixo com compactador de lixo, caçambas, mini carregadeira, carregadeiras, mas precisamos da colaboração da comunidade. O Meio Ambiente está fazendo ações, mas fica difícil, população não colabora”, informou um servidor da prefeitura que trabalha na área. 


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

9 Comentários

  1. Povo mal educado
    Seboseira nao temnada aver com probesa o negoso chef que tem gente quer fasê gostatar de ta no meio do lixo
    Tem gente quer ê igual a lonbriga no dia quer sai da merda morre. W/M

    ResponderExcluir
  2. Pq a prefeitura não disponibiliza um tambor p depositar o lixo e os gari pegar ?
    E esses gari uma boa parte é preguiçoso só querem levar o q tá em sacos grende os pequenos eles deixam daqui é pouco eles vão querer q os moradores coloque dentro da caçamba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se justificar jogar lixo no meio da rua, seu porco

      Excluir
    2. PREGUIÇOSO!!! Tente vc ficar correndo o dia todo atras de um caminhão tentando manter nossa cidade limpa, e a única coisa que eles precisam é ter pessoas mais consciente e armazenar corretamente o lixo é uma questão de bom senso meu amigo. Eles não tem a obrigação de juntar o seu lixo o dever deles é coletar, existe uma grande diferença nisso... Junte seu lixo devidamente, tendo os cuidados necessários principalmente com materiais perfuros cortantes (materiais que podem cortar ou furar), alem de manter o lixo em um local onde animais não consiga espalhar, e que nem sejam carregadas pela água da chuva. Se as pessoas não fazem isso, são elas as PREGUIÇOSAS, e não esses profissionais que eu admiro muito.

      Excluir
    3. Colocar dentro da caçamba seria uma atitude honrada. Auxiliaria o trabalho dos agentes de limpeza, contribuiria com a educação do povo e manteria a cidade limpa.

      Excluir
  3. Tem muita gente que só sabe é falar mal do poder público mais não contribui com nada pra manter a limpeza. Cidade limpa, povo educado.
    Cidade suja, povo mal educado

    ResponderExcluir
  4. não sou gari, mais preguiçoso é um nojento desse que o carro do lixo passa todo dia na porta pra recolher o lixo e ele joga o lixo na rua. que vergonha!

    ResponderExcluir
  5. É obrigação de cada cidadão organizar o lixo de suas casas, para que seja recolhido e nao jogar de qualquer jeito ou em qualquer lugar

    ResponderExcluir