Compartilhe essa Notícia:

  
A conscientização da sociedade para os crimes contra a mulher foi a principal temática do I Seminário Regional “Feminicidio e suas marcas na sociedade”, realizado em Pedreiras, na última terça-feira (06/11), celebrando “Dia Municipal de Combate ao Feminicidio”, instituído pela Lei 1.461 de 22 de Outubro de 2018, de autoria do vereador Bruno Curvina, aprovada por todos os parlamentares e sancionada pelo prefeito Antônio França.

Realizado pela Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Polícia Civil, Ministério Público do Maranhão, Polícia Militar, Poder Judiciário e Secretaria Municipal de Saúde.
 
A palestra foi ministrada pela coordenadora das Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CODEVIM), Kazumi Tanaka. De acordo com a coordenadora, hoje no Maranhão existem 19 Delegacias da Mulher e outras cinco já estão criadas por lei, perfazendo um total de 24, além de uma Delegacia Especializada de Gênero, na Casa da Mulher Brasileira, em São Luis (MA).
 
Sobre as ocorrências de feminicídio no Maranhão, Kazumi Tanaka afirma que em 2017 foram 50 casos e em 2018 já são 38, o que segundo ela, deve ficar nos mesmos parâmetros. Sobre o seminário, ela explica os objetivos. “O que a gente pretende é que com esse trabalho de fortalecimento da rede e de políticas públicas, a gente consiga reduzir esses números, aumentar cada vez mais os casos de denúncias de mulheres que passam por situação de violência doméstica, pois sabemos que o feminicídio é o ápice da violência doméstica e familiar”, afirmou.
 
A juíza da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras, Larissa Tupinambá, afirma que o evento é importante para marcar o Dia de Combate ao Feminicídio. “Temos um dia que representa esta luta, que é permanente e perene para as pessoas entenderem que existe uma forma qualificada de homicídio, que é o assassinato violento de mulheres pelo simples fato de serem mulheres. Serve ainda para a gente promover uma troca de conhecimento qualificado com as pessoas para que possamos fazer um combate mais efetivo a toda forma de agressão contra a mulher”, ressaltou a magistrada.
 
“É uma prestação de contas para as famílias que perderam entes queridas, a exemplo das que estão sendo mostradas na exposição com a permissão dos familiares, que foram mortas tragicamente por seus companheiros. Entendo que o poder público só pode trabalhar estando ao lado da sociedade civil, do judiciário e do legislativo, e que temos que chamar a responsabilidade para nós enquanto sociedade”, afirma Janne Glêb, secretária Municipal de políticas Públicas para as Mulheres.

“Este evento é muito importante, e agradecemos a todas as pessoas que compareceram, aos juízes, delegadas, promotores e demais autoridades. Hoje está sendo celebrado o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, e aproveito para parabenizar aos vereadores por esta iniciativa, pois sabemos da importância que é a conscientização sobre os crimes contra a mulher. Com iniciativas como esta, ações e palestras, podemos evitar crimes futuros”, finalizou o prefeito Antônio França.


Estiveram presentes no I Seminário Regional “Feminicidio e suas marcas na sociedade”: Antônio França, prefeito de Pedreiras; Janne Gleb, secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulher; Larissa Tupinambá, juíza titular da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras;  Fernanda Chaves, delegada do Plantão Especializado ao Atendimento à Mulher do Estado; Adriana Carvalho, secretária adjunta de Estado da Mulher; coronel Augusta, comandante da Patrulha Maria da Penha;  major Ricardo  Almeida, comandante do 19º Batalhão PM/MA; tenente Joel Machado, comandante do Corpo de Bombeiros (Pedreiras e Trizidela do Vale); Gustavo Artur, do Juizado Especial; Leonardo Ferreira,  Juiz do Trabalho; Ana Gabriela, juíza da 2ª Vara; Silvana Prazeres, delegada Civil Especial da Mulher; Diego Maciel, delegado Civil Regional; secretários e assessores  do Governo Honra e Trabalho e sociedade civil.
Mais de cem fotos em continua...









































































































Apoio: Ascom da Prefeitura de Pedreiras 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Patabens para pedreiras ganhaou o tirulo prefeito enprededor o melhor do btazil. Isso ninguem fala ou comenta pos eu comento parabens frança

    ResponderExcluir