Compartilhe essa Notícia:


Dr. Fred, secretário de Saúde de Esperantinópolis 

O médico Dr. Frederico Lucas Lima Paiva Cavalcante, secretário municipal de Saúde de Esperantinópolis (MA), também conhecido como Dr. Fred, tem sido alvo de ataques nas redes sociais; as acusações, incluindo de ordem pessoal, seriam insuflados sobretudo por internautas ligados a oposição politica ao prefeito Aluisinho do Posto. Entre as críticas, está o suposto atraso de salário de médicos que atuam no município.  Ontem à noite (5), Dr. Fred postou em alguns grupos de Whatsapp de Esperantinópolis, uma nota respondendo aos ataques; ele fez esclarecimentos e aproveitou para apresentar várias ações desenvolvidas pela SEMUS no atual governo.

Leia a nota

“Normalmente não me pronuncio em grupo, pois não acho necessidade a responder à algumas calúnias ditas, pois cada um pode falar o que quiser, sendo verídica ou não. Mas como fala da minha vida pessoal vou preferir me pronunciar;

Primeiramente, meu caro Lúcio, não larguei minha vida de médico pra ser secretário; trabalho em 4 municípios e dou 22 plantões ao mês para que eu possa honrar meus compromissos, e como você sabe, minha esposa também é médica e trabalha em mais 4 municípios; acredito que nossa renda não seja alvo de discussão e não cabe a mim mostrar a você; minhas declarações de imposto de renda dos últimos 4 anos mantém o mesmo ganho desde a época que formei.

Encarei a escolha de secretário de saúde como uma forma de ajudar ao meu sogro, por quem tenho imenso carinho e respeito, pelo cara trabalhador que acorda todos os dias 5h da manhã, que não cansa mesmo com todos os obstáculos que a vida já o fez passar, e acredito que temos mudado muita coisa nesses quase dois anos de gestão.

Primeiramente falando de médicos, no hospital Santa Marta nunca teve o volume de cirurgias e atendimentos que tem hoje em dia; operamos em torno de 100 pessoas mensalmente, seja procedimentos pequenos, cesarianas ou cirurgias mais complexas, segundo por especialidades hoje contamos com médico pediatra, cardiologista, ortopedista, endoscopista , gastroenterologista e ultrassonografias, esta última fazemos um volume de 400/mês , algo que nunca tinha sido feito aqui.
Hospital Santa Marta - 100 cirurgias ao mês 

Em se falando de atendimentos, temos um centro de saúde que funciona em dois turnos, com enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicóloga, dentista.

Hoje saúde bucal é levada a sério, com atendimentos tanto na zona urbana, como na zona rural na área do palmeiral, e próximo ano iremos levar ao povoado Jiquiri também .
Saúde Bucal levada a sério 

Em relação à infraestrutura, fizemos a reforma da primeira parte do hospital que abrange garagem, Recepção, sala de medicação, sala de urgência equipada com eletrocardiograma e desfibrilador para emergências e ajudar a salvar mais vidas, sala médico e refeitório, e como compromisso de até final da gestão terminarmos a reforma.
Hospital Municipal Santa Marta 

Em relação ao incentivo da atenção básica, já fizemos reforma da maioria dos postos de saúde, climatizando, e dando infraestrutura para que a equipe possa trabalhar, com exceção do posto de saúde do Potó, bela vista e Augusto Luna, os dois primeiros já estão sendo licitados, pois ja tem recurso em conta para que possa ser feito.
UBS inaugurada na zona rural 

Recebemos um município totalmente acabado, sem equipamentos e sem nenhuma ambulância ou carro da saúde andando; hoje temos 1 ambulância semi úti que foi conseguida através do governador Flávio Dino e 2 pequenos tipo furgonetas conseguidos através de destinação federal.
Ambulância semi UTI conquistada em parceria com o governo do estado 

Em relação a salários atrasados, não é questão de má gestão, primeiramente com a queda de recursos do FPM em todos os municípios do Maranhão, está sendo uma triste realidade que todos os gestores estão passando, em Esperantinópolis a realidade torna-se pior pelo fato da queda de índice de 1.2 para 1.0 que gera uma queda de receita em torno de 350-400 mil pra manter os mesmos locais de trabalho de 2016. Mesmo com tudo isso, você não houve falar que falta medicamentos no hospital, na farmácia básica, medicamentos controlados para os usuários do caps, isso sim é compromisso com o povo.

Solenidade de inauguração da reforma do Hospital Santa Marta 
Conseguimos um recurso extra via federal e conseguimos regularizar 100% de todos os profissionais médicos, de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogos, assistentes sociais no dia de hoje. Os outros funcionários estão com dois meses sem receber, mês de setembro e outubro, que garanto a você que até o dia 15 de janeiro serão todos pagos; isso mesmo,  NAO ESTOU AQUI PARA MENTIR OU OMITIR ALGO, mas querendo discutir políticas públicas e mostrar a evolução do atendimento de Esperantinópolis; estou a disposição, e tudo que foi falado pode ser constatado por qualquer um.

Boa noite"

Dr. Fred
Secretário Municipal de Saúde
Mais em continua...


Dr. Fred e sua esposa no dia da inauguração da reforma e ampliação de parte do Hospital Santa Marta 

Ambulância fixa em povoado da zona rural - veja nos link

Mais informações 

Prefeitura inaugura reforma do Hospital Santa Marta em Esperantinópolis  http://www.carlinhosfilho.com.br/2018/02/prefeitura-inaugura-reforma-do-hospital.html

Prefeito Aluisinho cumpre mais uma promessa e inaugura Unidade Básica de Saúde no povoado Jenipapo em Esperantinópolis http://blogdopedrojorge.com.br/2018/08/prefeito-aluisinho-cumpre-mais-uma-promessa-e-inaugura-mais-uma-unidade-basica-de-saude-em-esperantinopolis/

Prefeito Aluisinho inaugura Unidade Básica de Saúde do Verdum e entrega duas ambulâncias novas para a população http://blogdopedrojorge.com.br/2018/09/prefeito-aluisinho-inaugura-unidade-basica-de-saude-do-verdum-e-entrega-duas-ambulancias-novas-para-a-populacao/

Desenvolvimento em Esperantinópolis, nessa gestão, realmente é para todos. Equipe de saúde bucal já está funcionando no povoado Palmeiral http://esperantinopolis.ma.gov.br/inicio/index.php/cidade/noticia/537-desenvolvimento-em-esperantinopolis-nessa-gestao-realmente-e-para-todos-equipe-de-saude-bucal-ja-esta-funcionando-no-povoado-palmeiral

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

12 Comentários

  1. Sei n 😶 .. pior saúde mesmo é a do bom princípio. Ele n se decide com quem quer ficar . Aí fica cada um puxando pra sua sardinha e n faz nada ..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Não posso deixar de concordar que a "saúde" de Esperantinópolis deu um salto, e melhorou em 70%. Mas também não posso deixar de falr que essa "política pública" não funciona aqui. O munícipio não faz o capital circular, a prefeitura de Esperantinópolis virou uma empresa privada, o grau de nepotismo vai de "irmãos a genro"...
    Me digam????? Isso é política pública?????? Quando tem uma reunião com a bancada de secretários, mas parece um almoço familiar( com alguns convidados da família). Sr.prefeito, vamos ampliar seus horizontes, vamos mostras coisas novas. Você sabe que está tendo um médio nível se rejeição, mas não é por sua causa, é por sua equipe! Que não tem nada de novo, que é sempre o mesmo feijão com arroz de sempre !!! Mude isso Sr.prefeito, de oportunidades as pessoas, ao começar pelo eventos culturais... faça a população interagir, ou melhor interaja com a população. Não deixe que suas festas seja monopolizadas pelos gostos de você sabe quem!!!! Traga coisas novas, busque o novo ! Essa população jovem vai votar em 2020, E o Sr. Não está fazendo absolutamente nada por elas. Não estou alegando o ônibus que leva eles a pedreiras. Até porque, em seu discurso lá atrás da "palhoça do Fernando" você lembra ?! Você disse que traria oportunidades para que nossos jovens não precisassem sair de Esperantinópolis para outro munícipio para estudar. É isso Sr. ... nossa "saúde" esta ótima!!! Mas ainda precisa melhor muitas coisas. Melhorar muito. Isso se o Sr. Ainda quiser que suas empresas e pontos comerciais de sua família continuem ganhando rios de dinheiro em 2020.
    Pare de pensar de modo arcaico. E ajude seus " secretários" e sua equipe de governo, a deixarem de ser primitivos.

    ResponderExcluir
  3. E sobre o cruzeiro marítimo do Wesley Safadão que o secretário foi?

    ResponderExcluir
  4. Só lamento pq tem muito choro pela frente arregassse as mangas secretário dr. Fred e faça esse povo se matar de desespero 🤪🤝✌👍tamo junto

    ResponderExcluir
  5. Seu trabalho é reconhecido, meu amigo , e a saúde tem se destacado, nosso município atravessa um momento nunca vivido em Esperantinópolis, perdas de recursos, perseguição, mas juntos somos mais fortes.

    ResponderExcluir
  6. Esse não respeita o povo de Esperantinopoles, quer um mandatário.

    ResponderExcluir
  7. Arromba promotor essa política de roubar mais faz não cola mais, passeio de cruzeiro com salário de secretário e sw4 zero só besta pra acreditar em fruto do trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Arromba promotor essa política de roubar mais faz não cola mais, passeio de cruzeiro com salário de secretário e sw4 zero só besta pra acreditar em fruto do trabalho.MP já.

    ResponderExcluir
  9. E quem disse que ele não pode fazer um Cruzeiro?? Antes de ele ser Secretário é médico, e tem cacife o suficiente pra fazer quantos Cruzeiros ele quiser seu desinformado.Cuide da sua vida.

    ResponderExcluir
  10. DOUTOR FRED ESTÁ MOSTRANDO TABALHANO E IJCIMODANDO MUIA GENTE

    ResponderExcluir
  11. Só Dr. Alan pra enfrentar essa corja de corruptos daqui.
    Devia trazer ele pra ser prefeito aqui e botar moral nessa cidade.

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS SECRETÁRIO FRED E AO PREFEITO ALUISINHO, O GOVERNO DE VOCÊS ESTA DANDO OLÉ DE MELHORIAS.

    ResponderExcluir