sábado, 29 de dezembro de 2018

Forças de segurança prometem um réveillon seguro para quem for comemorar em São Luís do Maranhão

Resultado de imagem para operação reveillon maranhão
Depois da Operação Natal Seguro, as forças de segurança da capital iniciam a fase do Revéillon Feliz
A programação cultural da virada de ano começou na última quinta-feira (27) e seguirá até o dia 1° de janeiro. Para garantir a tranquilidade e segurança de quem for curtir os eventos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) está executando a Operação Réveillon Feliz, um plano de ações com o envolvimento conjunto das forças policiais.

São mais de dois mil policiais na operação, destes, aproximadamente 600 distribuídos ao longo da orla marítima, com maior concentração na Avenida Litorânea – circuito que concentra maior número de atrações. “A orientação é que os setores da Polícia Militar estejam atentos nas áreas oficiais do circuito e, também, nas adjacências para prevenir e conter ocorrência e garantir a total circulação e diversão do público”, ressalta o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luongo.

Continua...



O aparato da Secretaria de Estado de Segurança Pública para o período terá a cobertura direta do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) e dos Comandos de Policiamento Metropolitana (CPAM) das Áreas I, II e III, cobrindo os bairros da Região Metropolitana de São Luís incluindo a capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Os plantões de delegacia estarão funcionando para o atendimento das ocorrências durante o feriado e nos demais dias as delegacias funcionam normalmente.

O efetivo estará a postos na orla marítima, contemplando as praias ao longo da Avenida Litorânea, além das praias do Araçagi, Panaquatira e do Meio. O policiamento reforçado contempla, ainda, o Centro Histórico (praças Pedro II, Nauro Machado e do Reggae), Forte Santo Antônio (Espigão na Ponta d’Areia) e Ceprama, que também serão palco de atrações no Réveillon de Todos.

O Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur), que ficará responsável pela orla e Centro Histórico, traçou estratégias de atuação integrada com o objetivo de dar mais tranquilidade aos frequentadores da orla e demais pontos turísticos da cidade. Nas praias, a cavalaria percorrerá dunas e áreas de difícil acesso.

A maior parte do policiamento estará concentrada na orla marítima, por conta das atrações na Avenida Litorânea. O efetivo estará no trecho da Praia de Panaquatira cobrindo a Praia do Araçagi à Praia da Guia, e também na Avenida Litorânea, principal ponto de apresentações no período. O objetivo do efetivo é monitorar, prevenir e conter brigas, furtos, assaltos, dentre outras ocorrências comuns nesta época.

“Nosso batalhão vai trabalhar para que a população possa se divertir com toda a segurança possível. Nosso planejamento é colocado em prática antecipadamente à programação do período, reforçando seu caráter preventivo. Vamos conter, mas a meta é evitar ocorrências”, pontua o comandante do BPTur, coronel José Maria Honório de Carvalho.

Como ocorreu em anos anteriores, a polícia estará a pé, a cavalo, em motocicletas e viaturas cobrindo o circuito. Na orla marítima, toda a extensão terá guarnições mobilizadas para a segurança dos presentes. O Comando Tático Aéreo (CTA) estará disponível com rondas aéreas enquanto o patrulhamento terrestre seguirá a pé, em quadriciclos e nas viaturas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) reforçará o trabalho com grupamento específico com viaturas de incêndio, ambulâncias e na contenção de ocorrências. Além de participar da ação integrada com a Polícia Civil no atendimento e registro de casos nas delegacias de plantão.

O planejamento da Segurança Pública é elaborado junto aos comandos militares, sob a coordenação do Comando Geral de Polícia Militar, apoio da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e acompanhamento da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), que organiza a programação do evento. Existe, ainda, parceria com a Prefeitura de São Luís na condução do trânsito e fiscalização do comércio informal.

Operação fora do circuito

Durante o período de festas, a Polícia Militar estará intensificando a segurança e ações de rotina nos bairros da Grande Ilha. As rondas em viaturas e motos cobrem toda a Região Metropolitana de São Luís, em todos os seis dias de programação. O patrulhamento será realizado, também, em vans para cobrir bairros com maior histórico de ocorrências. Complementando o esquema de segurança, equipes da Prefeitura de São Luís – Blitz Urbana, Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) – reforçam o planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário