Compartilhe essa Notícia:

Resultado de imagem para operação reveillon maranhão
Depois da Operação Natal Seguro, as forças de segurança da capital iniciam a fase do Revéillon Feliz
A programação cultural da virada de ano começou na última quinta-feira (27) e seguirá até o dia 1° de janeiro. Para garantir a tranquilidade e segurança de quem for curtir os eventos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) está executando a Operação Réveillon Feliz, um plano de ações com o envolvimento conjunto das forças policiais.

São mais de dois mil policiais na operação, destes, aproximadamente 600 distribuídos ao longo da orla marítima, com maior concentração na Avenida Litorânea – circuito que concentra maior número de atrações. “A orientação é que os setores da Polícia Militar estejam atentos nas áreas oficiais do circuito e, também, nas adjacências para prevenir e conter ocorrência e garantir a total circulação e diversão do público”, ressalta o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luongo.

Continua...



O aparato da Secretaria de Estado de Segurança Pública para o período terá a cobertura direta do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) e dos Comandos de Policiamento Metropolitana (CPAM) das Áreas I, II e III, cobrindo os bairros da Região Metropolitana de São Luís incluindo a capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Os plantões de delegacia estarão funcionando para o atendimento das ocorrências durante o feriado e nos demais dias as delegacias funcionam normalmente.

O efetivo estará a postos na orla marítima, contemplando as praias ao longo da Avenida Litorânea, além das praias do Araçagi, Panaquatira e do Meio. O policiamento reforçado contempla, ainda, o Centro Histórico (praças Pedro II, Nauro Machado e do Reggae), Forte Santo Antônio (Espigão na Ponta d’Areia) e Ceprama, que também serão palco de atrações no Réveillon de Todos.

O Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur), que ficará responsável pela orla e Centro Histórico, traçou estratégias de atuação integrada com o objetivo de dar mais tranquilidade aos frequentadores da orla e demais pontos turísticos da cidade. Nas praias, a cavalaria percorrerá dunas e áreas de difícil acesso.

A maior parte do policiamento estará concentrada na orla marítima, por conta das atrações na Avenida Litorânea. O efetivo estará no trecho da Praia de Panaquatira cobrindo a Praia do Araçagi à Praia da Guia, e também na Avenida Litorânea, principal ponto de apresentações no período. O objetivo do efetivo é monitorar, prevenir e conter brigas, furtos, assaltos, dentre outras ocorrências comuns nesta época.

“Nosso batalhão vai trabalhar para que a população possa se divertir com toda a segurança possível. Nosso planejamento é colocado em prática antecipadamente à programação do período, reforçando seu caráter preventivo. Vamos conter, mas a meta é evitar ocorrências”, pontua o comandante do BPTur, coronel José Maria Honório de Carvalho.

Como ocorreu em anos anteriores, a polícia estará a pé, a cavalo, em motocicletas e viaturas cobrindo o circuito. Na orla marítima, toda a extensão terá guarnições mobilizadas para a segurança dos presentes. O Comando Tático Aéreo (CTA) estará disponível com rondas aéreas enquanto o patrulhamento terrestre seguirá a pé, em quadriciclos e nas viaturas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) reforçará o trabalho com grupamento específico com viaturas de incêndio, ambulâncias e na contenção de ocorrências. Além de participar da ação integrada com a Polícia Civil no atendimento e registro de casos nas delegacias de plantão.

O planejamento da Segurança Pública é elaborado junto aos comandos militares, sob a coordenação do Comando Geral de Polícia Militar, apoio da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e acompanhamento da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), que organiza a programação do evento. Existe, ainda, parceria com a Prefeitura de São Luís na condução do trânsito e fiscalização do comércio informal.

Operação fora do circuito

Durante o período de festas, a Polícia Militar estará intensificando a segurança e ações de rotina nos bairros da Grande Ilha. As rondas em viaturas e motos cobrem toda a Região Metropolitana de São Luís, em todos os seis dias de programação. O patrulhamento será realizado, também, em vans para cobrir bairros com maior histórico de ocorrências. Complementando o esquema de segurança, equipes da Prefeitura de São Luís – Blitz Urbana, Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) – reforçam o planejamento.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários