Compartilhe essa Notícia:

Em 1º de janeiro de 1989, Henrique Muniz toma posse no cargo de prefeito de Esperantinópolis 
O Maranhão nessa época era composto de 136 municípios  e Esperantinópolis era um deles, a eleição municipal de 1988 foi realizada no calor da promulgação da Constituição Cidadã, proposta pelo Presidente Sarney e promulgada por Ulisses Guimarães, na época a cédula de votação era de papel e o eleitor marcava com um X no candidato a prefeito e nome ou número do vereador. 

Proclamado o resultado da eleição de 15 de novembro de 1988, foram eleitos prefeito vice e vereadores as seguintes pessoas: Prefeito Carlos Henrique Muniz Cruz (PFL) e Vice-Prefeita Francisca de Fátima Bezerra Tavares (PMDB) com 3.927 votos. 

Os Vereadores: Maria Amélia Bezerra de Almeida (PFL) 422 votos; José Pedro da Silva (PFL) 417 votos; Francisco Jovita Carneiro (PFL) 368 votos; Osvaldo Dias de Sousa (PFL) 323 votos; Manoel Domingos Sales da Silva (PFL) 313 votos (In memoriam); José Ribamar Lucena Ferreira (PFL) 312 votos (In memoriam); Claudionor Guimarães Almeida (PFL) 299 votos (In memoriam); Cirilo Pereira de Menezes (PFL) 280 votos (In memoriam); Francisco Moreno da Silva (PDT) 254 votos; José Wilson de Oliveira (PSB) 244 votos; Salustriano Francisco da Costa (PSB) 197 votos; Antônia Pereira da Silva (PSB) 167 votos (In memoriam)  e Antônio Luís Miranda da Costa (PDT) 160 votos.  

Henrique Muniz juntamente com sua vice Fátima Abreu implantaram uma gestão INOVADORA e tiveram uma relação de harmonia com a Câmara Municipal e o Judiciário.
Já no primeiro dia de gestão foi criado a coleta de lixo domiciliar  um mutirão de limpeza e a reconstrução do calçamento das ruas da cidade, para tanto foi adquirido um trator de pneu com todos os implementos e dois caminhão caçamba para recolhimento do lixo e foi criado também os projetos de recuperação do patrimônio público e das estradas vicinais, começando pelo prédio da Prefeitura Municipal e se estendendo ao Hospital; Postos de Saúde; Colégios;  Praça; Rodoviária; Biblioteca; Delegacia; Mercados; Matadouro; Pontes; Estradas Vicinais etc. Foi implantado a Creche Marly Sarney em Tempo Integral com capacidade para 300 crianças. Há 30 anos já se fazia Tempo Integral em Esperantinópolis, visto que agora que os gestores do Brasil inteiro estão implantando, cesta de pascoa, remédios para as pessoas carentes, enxoval para mulheres gestantes, cadeiras de rodas para as pessoas especiais, a Rádio Boa Esperança do Mearim e as TV comunitárias nos Bairros e Povoados, dando oportunidade da população de Esperantinópolis assistirem pela primeira vez uma Copa do Mundo ao VIVO em 1990, além do Carnaval; Comemoração do dia das Mães; Festas Juninas; Aniversário da Cidade; Dia dos Pais; Semana da Pátria; Festival de Arte Popular; Dia do Idoso; Dia das Crianças; Natal e Ano Novo.
Foi construída a Unidade Escolar Francisco Jovita com 08 salas de aulas e mais 08 unidades nos povoados: Utencílio; Centro do Coroatá; Centro do Mamédio; São José; Lagoinha; Centro do Pedrão; Ingarana; e Militôa. A avenida da entrada da cidade foi duplicada e instalada a Policlínica Boa Esperança para desafogar o Hospital Santa Marta, foi adquirido mais duas ambulâncias e um caminhão de carroceria de madeira para servir a comunidade, todos placa Branca Oficial, bem como as caçambas. 

O prédio da Câmara Municipal, a Casa Municipal de Cultura o terreno do Bairro Augusto Luna e os Estádios Constâncio Rodrigues e dos povoados Verdum e Centro do Coroatá foram adquiridos para a prefeitura, inclusive no museu da Casa Municipal de Cultura foi colocado o Motor Cartepiller que forneceu energia elétrica nos anos 60 para a cidade, e foi retirado por uma gestão e hoje encontra-se jogado no almoxarifado da prefeitura um verdadeiro descaso com a nossa cultura.  
Foi construída as pontes Orlando Ribeiro; Olímpio Leite; Narciso Leite, do Matadouro e a do Cazé no Laranjal, todas de madeira de lei. No termino da gestão não existia a famigerada reeleição, e o consolidado grupo político de Henrique e Fátima apoiaram e elegeram Elon Pereira Rodrigues e Dr. Edvilson Amorim Bruce prefeito e vice respectivamente.

Esperantinópolis - MA.,01 de Janeiro de 2019

Por Nilton Lee

Mais em continua...

Henrique Muniz e sua história com Esperantinópolis!

Esperantinópolis foi fundada em 27.06.1954, de lá pra cá já teve no comando dos seus destinos 13 Prefeitos.

*Antonio Arraes
*Genésio Carvalho
*Oziel Miranda
 *Olimpio Leite
*Adriano Rodrigues
*Anisio Carneiro
*Natal Jovita
*HENRIQUE MUNIZ
*Elon Pereira
*Francisco Jovita
*Mario Jorge
* Dr. Raimundinho
* Alusinho do Posto

HENRIQUE MUNIZ foi o 8º Prefeito no período de 1989 a 1992, o qual desenvolveu uma administração digna de ficar registrada nos anais da história desta terra, para as gerações futuras conhecerem o trabalho daquele que foi considerado o melhor prefeito dos últimos tempos que Esperantinópolis teve.

HENRIQUE MUNIZ, deu uma verdadeira lição de cidadania e resgate de dignidade, fazendo com que o cidadão e a cidadã esperantinopense recuperasse sua auto-estima, tornando-os orgulhosos e felizes.

E agora, ao completar 30 anos da posse no cargo de prefeito de Esperantinópolis, nada mais justos que relembrarmos através esse período que marcou a história desse município. 

Depoimento de Henrique Muniz sobre sua gestão em Esperantinópolis 89 a 92

Diz um grande bonito ditado que recordar é viver, por isso peço o prezado amigo que acesse o site (www.flogao.com.br/esperantinopolis89) ai você vai se deliciar com alguns exemplos da melhor gestão que Esperantinópolis já teve até hoje. Baseado no que o Presidente Sarney me disse em 18 de março de 1989, há exatos 23 anos “Muniz o grande prefeito é aquele que se não poder fazer nada pelo município, faça pelo menos 3  coisas:

1º Pagar os funcionários, vereadores e fornecedores;

2º Conservar os prédios Públicos;

3º Não perseguir ninguém;

E assim eu procedi, seguindo esse belo conselho do presidente Sarney e saí da prefeitura com o sentimento do dever cumprido. Como na época não tinha reeleição, eu apoiei um candidato que ganhou a eleição de dois candidatos.

Na minha época, o povo de Esperantinópolis tinha um prefeito amigo, o mesmo que esperamos do nosso prefeito Dr. Raimundinho, que tenho certeza que será o melhor prefeito da história de Esperantinópolis, porque acredito que ele fará uma grande gestão do mesmo jeito que acreditava da eleição dele,”declarou o ex-prefeito ao blog do Carlinhos.

Confira fotos da gestão Henrique Muniz  
































































Mais fotos neste link 

Fotos dos vereadores da legislatura 1989 -1992










⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

19 Comentários

  1. Um grande prefeito, ele era um prefeito além do seu trmpt.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, amigo HENRIQUE MUNIZ. Você foi um grande Prefeito em Esperantinópolis.
    Que Deus conceda a você e a seus familiares, felicidades neste 2019 e nos anos seguintes.

    ResponderExcluir
  3. Rodoviária 30 anos atrás muito bonita hoje só o bagaco

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela reportagem. São imagens históricas.

    ResponderExcluir
  5. morei nesta cidade em 74, vindo de São Luis, tive algumas amigas, so que não lembro o nome, uma delas trabalhava em pedreira, e sua mãe na epoca tinha uma banca no mercado, todas me chamava de seu Riba , hoje moro em São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Ele foi um dos melhores prefeito quer Esperantinópolis já tever parabéns Henrique por fazer parte dessa historia

    ResponderExcluir
  7. É por onde anda Henrrique muniz🤔🤔??

    ResponderExcluir
  8. parabéns por posta essas fotos bem bem historico..da minha cidade gosto muito

    ResponderExcluir
  9. Um grande homem que deixou sua marca na história desta cidade tão querida. Administração que faz falta.

    ResponderExcluir
  10. Um grande homem que deixou sua marca na história desta cidade tão querida. Administração que faz falta.

    ResponderExcluir
  11. Um grande homem que deixou sua marca na história desta cidade tão querida. Administração que faz falta.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns seu ex prefeito administração digna fiquei emocionada ao ler sua história.todos os gestores deviam observar sua biografia política. Parabéns

    ResponderExcluir
  13. Valeu meu amigo Henrique muniz fiz parte sou testemuhate fez um bom trabalho continue sempre assim foi bom relembrar boas lembranças você e um amigo e tantoum grande abraço do seu amigo radialista ze mulico

    ResponderExcluir
  14. Foi um bom administrador, me sinto honrado por ter vivenciando nessa administração. Parabéns, que Deus abençoe vc e sua família 👏👏

    ResponderExcluir
  15. Caracas até eu que nasce, em 89,
    relembro, um pouco da administração, do Henrique muniz, tempos bons,tempos q tinha cultura nessa cidade e tinha prefeito

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Henrique Muniz por você fazer parte dessa cidade maravilhosa

    ResponderExcluir