Compartilhe essa Notícia:

Além desses, tem mais nomes de olho na PMSJB ...
Três meses depois de fechadas as urnas, proclamados os resultados, presidente e governadores eleitos já em posse dos cargos, quase todos os municípios maranhenses já prospectam as eleições que ocorrerão daqui a quase dois anos para renovar os mandatos de prefeitos e vereadores.

Na pequena e acolhedora São José dos Basilios, vários nomes já figuram nas listas elaboradas em rodas políticas, tanto do lado da situação, quanto das hostes oposicionistas. Sem falar daqueles que ainda não se situam em nenhum dos campos pré-estabelecidos. O blog do Carlinhos selecionou os mais comentados.

Prefeito Farinha Paé
Prefeito Farinha Paé 
Dentro do esquema que hoje domina a Prefeitura, desponta o atual prefeito, Creginaldo Rodrigues, mais conhecido pelo apelido de "Farinha Paé" (PDT), que concorrerá a reeleição. O prefeito, porém, terá sérias complicações para renovar o mandato em decorrência de inúmeros problemas em seu governo, ausência de realizações, atrasos em salário, falta de apoio de eleitores e aliados que o ajudaram a conquistar uma vitória contra Walter Riograndense. Farinha Paé anda longe de cumprir as promessas que o levaram ao cargo de prefeito; portanto sua reeleição será ainda mais complicada que a eleição, mas não será impossível. Em seu favor, conta com a fragmentação da oposição em vários grupos. Até o momento, nenhum nome forte surgiu capaz de unificar os grupos de oposição para concorrer contra ele, mas se surgir, Farinha Paé também corre risco de perder a eleição.

Ex-prefeito Walter Riograndense
 
Ex-prefeito Walter Riograndense 
Enfrentando diversos problemas jurídicos, o ex-prefeito Walter Riograndense, está se projetando para disputar novamente o cargo em 2020. Nesse sentido, o blog do Carlinhos foi informado que ele tem procurado aliados, ex-aliados e inclusive seus adversários políticos ferrenhos, gente que foram decisivos em sua derrocada política, porém estão insatisfeitos com o atual governo ou que foram esquecidos pelo prefeito Farinha Paé. Walter não se constrange em procurar estabelecer contato com esse povo. Ele está desgastado, mas é disparado o grande nome da oposição. Sua situação jurídica eleitoral é uma incógnita, caso esteja apto, tem força política e estrutura financeira para aglutinar as lideranças oposicionistas que estão espalhadas em vários grupos.

Vereadores ...

Chama atenção em São José dos Basilios o expressivo número de vereadores e até ex-vereadores que desejam encabeçar uma chapa majoritária já nas próximas eleições municipais. Pode-se dizer que todos os vereadores da atual legislatura sonham com o cargo, e entre eles, destacam-se.

Lauriano
Vereador Lauriano 
Vereador Lauriano Pereira (PHS), da base de oposição, em segundo mandato, 31 anos, eleito com 355 votos. O jovem parlamentar tem feito um excelente trabalho na fiscalização dos atos do prefeito. Um bom nome.

Chicô do Moisés
 
Vereador Chicô do Moisés 
É o vereador mais bem votado da atual legislatura em São José dos Basilios e usou de grandes recursos para obter essa conquista. Empreendedor que tem origem no apoio ao esporte local, ocupa pela primeira vez um mandato político e já está cogitado para disputar a prefeitura. O detalhe é que Chicô é vereador da base de apoio ao prefeito Farinha Paé. Há quem aponte, porém, quem em menos de um ano, ele romperá com o governo para se lançar em uma pré-candidatura ao cargo de prefeito de São José dos Basilios, em oposição ao atual. O irmão, empresário Raimundinho, almeja há décadas o cargo do executivo municipal, porém, por conta de rejeição, a família Luna realize esse sonho em Chicô de Moisés. O caminho está mais pavimentado agora depois que o vereador Chicô foi eleito presidente da Câmara Municipal, biênio 2019-2020. Só resta ele romper com o prefeito e se lançar pré-candidato a prefeito. Mas será que Chicô vai enveredar nessa disputa?

Telemaco
Vereador Telemaco 
É um dos maiores adversários do prefeito na Câmara Municipal, polêmico, tem usado a tribuna para denunciar e criticar a gestão de Farinha Paé, a qual ele classifica como desastrosa. Ligado ao sindicato rural do município, o nome de Telemaco não é tão cogitado para a disputa ao cargo de prefeito, mas como ele mesmo disse que assim como o prefeito Farinha tem seus fãs, ele também tem os deles, Telemaco, que já foi do grupo de Walter Riograndense e hoje atua com toda independência, é um nome para ser discutido, visando às eleições municipais de 2020, em São José dos Basilios. Tem 56 anos, foi eleito pelo PSDB com 289 votos.

Antônia do Wilson
Vereadora Antônia do Wilson 
Esposa do ex-prefeito Wilson Borges, é uma vereadora atuante e uma das primeiras a se lançar como pré-candidata a prefeita para 2020. Foi eleita no grupo do atual prefeito, porém, é uma das lideranças que se decepcionou com o andamento do governo municipal e hoje faz parte da oposição. Segundo informações, Antônia foi uma das vereadoras que votaram contra o candidato a presidente da Câmara apoiado pelo prefeito nos últimos dias. Tem criticado e denunciado o prefeito na tribuna da câmara, grupos da rede social e em blogs. Ou seja, ela está decidida a ingressar na disputa pela prefeitura. Depois de Walter Riograndense, a esposa do ex-prefeito Wilson, é o nome mais forte para 2020, por enquanto. A vereadora Antônia tem 44 anos e foi eleita pelo PTB com 385 votos, a segunda mais bem votada.

Boia

Ex-vereador, mora no povoado Santana, embora sua possibilidade juridicamente é improvável, há conversas nos bastidores que ele venha se lançar. Foi presidente da Câmara  Municipal no mandato de Riograndense. E o blog foi informado que ele tem contas rejeitadas naquela época. 

Dr. Orlando Pinto
Dr. Orlando Pinto 
Entre os forasteiros, o nome do médico e ex-diretor de Saúde da regional, Dr.  Orlando Pinto, tem sido cogitado para o cargo de prefeito de São José dos Basilios. Resta saber se ele deixará a cidade de Presidente Dutra, onde sua esposa, Dra. Kárita Pinto, é vereadora de três mandatos consecutivos e, cidade onde ele também tem pretensões políticas para uma chapa majoritária.

Dr. Orlando Pinto é um aliado fiel de Flávio Dino na região, foi candidato a deputado federal pelo PT nas últimas eleições, não obteve êxito, mas foi o terceiro mais bem votado pelo Partido dos Trabalhadores, com quase 10 mil votos, ficando atrás de Zé Carlos (reeleito) e Dr. Zé Francisco.

É um grande nome, caso venha para disputa em São José tem chances seríssimas de se eleger, mas talvez pela dimensão, ele prefira ficar em Presidente Dutra e forme um grupo em São José dos Basilios forte para disputar a prefeitura, apoiando um candidato local.

Bruna Teixeira
Bruna Teixeira 
E não podemos se esquecer da bela e intrépida Bruna Teixeira, a jovem política do PCdoB que, contra tudo e contra todos, se lançou na disputa pela prefeitura de São José dos Basilios. É uma jovem de personalidade, perfil político esquerdista, comunista, e que com sua jovialidade tem forças e boa vontade para colocar São José no caminho do progresso. A eleição dela em 2016, com apenas 22 anos, não foi pra frente, mas em 2020, com mais experiência política, estrutura e organização, pode almejar melhores resultados, quem sabe até a vitória.

Robério
Robério 
Soube que Robério está retornando a vida e ao cenário político de São José dos Basilios. Afastou-se do município depois do desgaste com denúncias que sofrerá e que a justiça provou serem completamente falsas. A fábrica de beneficiamento de coco babaçu que ajudou a melhorar a vida de centenas de quebradeira de coco nunca mais foi a mesma sem a presença de Robério. O povo basiliense compreendeu, do modo mais difícil, que o rapaz é idôneo, digno de toda confiança e um exímio administrador. Em se tratando de política, Robério é um esquerdista polêmico e isso acaba atrapalhando na costura com novos aliados. Ele retorna aos poucos ao município e não sabemos se ele se lançará ou não um cargo político, como vereador e porque não, prefeito. Qualidade para o cargo Robério tem.
_________________________

Esses foram alguns nomes que o blog detectou em análises no município de São José dos Basilios, caso tenha esquecido de outros bons nomes, tenha a gentileza de colocá-los nos comentários desta postagem. 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

14 Comentários

  1. Fora o Laureano e a Bruna todos os outros tem chance.

    Só esqueceu de falar do atual Vice-prefeito Evandro ele está se construindo um bom nome para 2020 e tem apoio financeiro para isso.

    Abortos dizem que ele pode ser um "Michel Temer" da vida do lado de farinha paé rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. São José dos Basílio a pior cidade do Brasil no quesito político.

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo e seu filho Ronaldo Júnior de igarape grande kkk

    ResponderExcluir
  4. Esses dois anos aí e q a parca vai mexer o rabo😂😂😂 ou seja quem ser forte suficiente e q se segure...

    ResponderExcluir
  5. O futuro prefeito será com certeza o tuty

    ResponderExcluir
  6. Ronaldo das casas é uma grande liderança e seria um ótimo prefeito.

    ResponderExcluir
  7. BRUNA TEIXEIRA??? KKK A ESQUERDISTA QUE SE ACHA RICONA KKKK, PROCURA A FAMA DELA AQUI EM BARRA DO CORDA KKKKK, RAPAZ POLITICA VIROU BAGUNÇA MESMO VIUH KKK

    ResponderExcluir
  8. Essa cidade só deu 400 votos para o presidente BOLSONARO. Daí você tira a qualidade dos políticos locais. ..

    ResponderExcluir
  9. Tonha Por mim vai ser nenhum

    ResponderExcluir
  10. Jesus Cristo 2020 n sabem nem se stao vivos kkk essas matérias são...

    ResponderExcluir
  11. Farinha paé pior prefeito de São José

    ResponderExcluir
  12. Farinha paé pior prefeito de São José

    ResponderExcluir