Compartilhe essa Notícia:

Erlânio Xavier é o favorito para ser o novo presidente da Famem 

Com o lema unificador “FAMEM É NOSSA”, o grupo de prefeitos, liderados por Erlânio Xavier (PDT), prefeito de Igarapé Grande, confirmou a realização de uma grande reunião no próximo dia 16 de janeiro, às 17h, no Auditório Babaçu, do Rio Poty Hotel, na Ponta da Areia, em São Luís. São aguardados no encontro cerca de 120 prefeitos. 
  
Convite que circula nas redes sociais 

Erlanio Xavier revelou que no evento pretende fazer uma homenagem ao ex-presidente da Assembleia, Humberto Coutinho, ao batizar a chapa com seu nome, ele que foi prefeito de Caxias e morreu no começo do ano passado.

Favorito na disputa, as últimas informações apontam que mais de 160 prefeitos já declaram abertamente apoio à chapa, um dos objetivos de Erlânio Xavier no encontro, além de demonstrar a enorme força, é de apresentar propostas para uma Famem mais representativa e atuante nos interesses do município.

“Pra mim é um motivo de muita alegria receber o apoio de meus amigos prefeitos para presidir esta importante entidade. Agradeço a cada um dos colegas prefeitos, que acreditam no nosso trabalho e nos dão o voto de confiança para assumir essa grande responsabilidade. Não tenha dúvida que estaremos prontos e determinados para lutar pelos interesses dos municípios maranhenses. A Famem será de todos nós”, disse o prefeito, que é conhecido pela sua credibilidade e liderança política, inclusive como coordenador de campanhas vitoriosas nas últimas eleições.  

60 prefeitos participaram do lançamento da candidatura de Erlânio Xavier para presidir a FAMEM

Rediscutir o Pacto Federativo 

Uma das propostas de Erlânio Xavier para a Famem,  e que será abordada na reunião, é lutar para rediscutir o Pacto Federativo. O Pacto Federativo, ou, como é chamado atualmente, o Federalismo Fiscal, está definido na Constituição da República Federativa do Brasil (artigos 145 a 162), nos quais, entre outros temas, são definidas as competências tributárias dos entes da Federação, e os encargos ou serviços públicos pelos quais são responsáveis estão definidos entre os artigos 21 a 32. Há muito que pensar sobre o assunto e quase nada de palpável para justificar tantas mudanças. Dentro da divisão político-geográfica do país os municípios são a menor parte, porém com responsabilidades gigantescas. Há cobranças em todos os sentidos e por todos os segmentos da sociedade. E, mais ainda, por parte dos governantes em nível estadual e federal.

A Famem é presidida atualmente por Cleomar Tema, prefeito de Tuntum. Talvez, diante do sucesso do encontro, Tema venha, finalmente, anunciar que não irá concorrer à reeleição.

As eleições para a Famem estão marcadas para o próximo dia 30 de janeiro e deve escolher a direção para o biênio 2019/2020.

O QUE É A FAMEM: Fundada em 1985, a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) é uma pessoa jurídica de direito privado de natureza civil e de caráter representativo e assistencial dada aos Municípios, procurando por todos os meios integrá-los com a comunidade em geral, defendendo os interesses dos prefeitos e vereadores, junto aos órgãos Estaduais e Federais.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

7 Comentários

  1. Prefeito Erlanio Xavier pense num prefeito duro 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Vai presidir a Famem, orgulho de todos Igarapégrandenses.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu prefeito você é merecedor.

    ResponderExcluir
  4. Digite seu comentário...cuidado com a federal prefeito.

    ResponderExcluir
  5. Homem iluminado por DEUS.

    ResponderExcluir
  6. q porra de Erlânio mano, boto o prefeito de PK pra mandar nessa porra ai q cês vão ver q daqui um ano nem o prédio existe mais o cara é o maior ratão meu valeu....

    ResponderExcluir
  7. Será
    Olha tantos crime por parte de alguns funcionários

    Quem está em São Luís e recebendo aqui?
    Quem tercerizam?
    Quem matrículas irregulares?

    Pode?

    Cuidado meu prefeito
    Isso é crime

    ResponderExcluir