Compartilhe essa Notícia:

Barragem do Rio Flores - Joselândia - MA
Neste sábado, dia 16, o Movimento URBF - União para Revitalização da Barragem do Flores realiza na Câmara Municipal de Pedreiras (MA), uma mesa de diálogo para discutir a situação de abandono em que se encontra a Barragem do Rio Flores, localizada no município de Joselândia, como também o não cumprimento da Lei que regulamenta a segurança das barragens.

Prefeitos de municípios da região, deputados estaduais, deputados federais, Erlânio Xavier, presidente da Famem, José Filho, presidente do Comitê de Bacias do Rio Mearim José Filho, membros da URBF, entre outras autoridades, confirmaram presenças no evento.

Dentre os temas, também será discutido a possibilidade da transferência da administração da barragem, cujo órgão que atualmente é responsável o DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, se quer tem sede no Estado.

A Barragem do Rio Flores vem convivendo ao longo dos anos, com a falta de manutenção, maquinário sucateado e o risco de inundação, carecendo de novos investimentos.

A Barragem fica localizada na cidade de Joselândia, a 276 km de São Luís, no Maranhão, com capacidade para 1 bilhão e 400 milhões de metros cúbicos d'água. O rio Flores é um dos principais afluentes do rio Mearim.

O rio Mearim tem mais de 900 km na sua extensão e banha diversos municípios na região do Médio-Mearim, a exemplo de Pedreiras, Trizidela do Vale, São Luís Gonzaga, Bacabal, Arari e demais localizados naquela região.

O rio Flores banha os municípios de Fernando Falcão, Tuntum, Barra do Corda, Joselândia, São José dos Basílios e Santo Antônio dos Lopes.

Sua construção foi iniciada em 1983 e concluída em 1987, com o objetivo de fazer o controle de enchentes da bacia do Mearim; a melhoria da navegabilidade; aproveitamento de água para agricultura irrigada; e aproveitamento energético.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

7 Comentários

  1. Carlinhos, existe algum risco pras pessoas em caso de rompimento dessa barragem? Sou de SãoLuis gonzaga do Maranhão e desde pequeno meu Pai fala que a cidade ia embora na enxurrada.

    ResponderExcluir
  2. Sim já tá é rachada qualquer momento ela despenca vai te em bora logo pra bem longes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkk esse aí é bom de conselho kkkkkkkk

      Excluir
    2. Quem me fazia medo é o véi meu pai kkkk. Mas obg pelo Conselho meu amigo(a).

      Excluir
  3. meu caro essa preocupação aí não é com rompimento não, isso é apenas meio de procurar receber dinheiro dos governos estaduais e federais pra eles botar no bolso

    ResponderExcluir
  4. Rapaz pelo jeito essa barragem não dura 15 dias.
    Lá tá perigoso.

    ResponderExcluir
  5. Se ela se romper eh culpa do Pt..até rimou kkkk

    ResponderExcluir