quinta-feira, 25 de abril de 2019

Grandes alianças políticas marcaram as eleições para prefeito de Lago da Pedra desde 1992



As eleições de 2020 começaram mais cedo em Lago da Pedra com grandes articulações, uniões improváveis e um quadro político quase definido pelo o que se comenta na cidade. 

O prefeito Laércio Arruda, ex-prefeita Maura Jorge, Geraldo Catingueiro, Mauro Jorge, ex-prefeito Luiz Osmani, Dr. Weuler e Josimar do PT, são os nomes que estão se articulando e costurando alianças políticas para a campanha do ano que vem. 

No momento, os bastidores de Lago da Pedra estão agitados com inúmeras especulações e comentários de possíveis uniões, porém, nada confirmado oficialmente pelos grupos políticos. Vamos aguardar os próximos capítulos e as confirmações oficiais dos grupos de Laércio Arruda e Maura Jorge. Faltando Mauro Jorge, Dr. Weuler e a confirmação de Josimar do PT se realmente serão candidatos em 2020. Mais essa é outra história que vamos apurar.

O blog preparou um resumo das uniões políticas que determinaram vitórias históricas e surpreendentes nas eleições municipais de Lago da Pedra, de 1992 até 2016. Confira o resumo.

1992 - Começou com um rompimento no grupo Waldir Jorge com a saída de Zé Nascimento que saiu candidato a prefeito e o outro campo oposicionista fizeram uma grande união em nome de Luiz Osmani e Marinalva Corrêa e derrotaram Dr. Rubens em uma das campanhas mais pesadas de Lago da Pedra.

1996 - Zé Nascimento que tirou quase 1.500 votos em 92, retorna ao grupo Waldir Jorge como candidato a vice-prefeito em uma grande união com Raimundinha Jorge que se consagrou pela terceira vez prefeita de Lago da Pedra e derrotaram Eurico Filho, candidato apoiado por Luiz Osmani.

2000 – Novamente, Zé Nascimento rompe com o grupo Waldir Jorge e sai candidato a prefeito, apoiado pelo grupo de Luiz Osmani. E após uma ótima administração, Raimundinha Jorge se reeleger com uma lavagem de votos, tendo Dr. Neguinho, como seu vice-prefeito.

2004 - Célia Arruda foi à batizada do grupo Waldir Jorge e saiu candidata a prefeita promovendo um grande racha no grupo Waldir Jorge com a saída de Dr. Rubens, Mauro Jorge, vice-prefeito Dr. Neguinho, vereadores e algumas lideranças. E em uma grande articulação, o improvável aconteceu, Dr. Rubens e Cia que foram derrotados por Luiz Osmani em 92, fizeram uma grande união e apoiaram Luiz Osmani e venceram a eleição com Mauro Jorge, como vice-prefeito.

2008 - Luiz Osmani novamente perde uma eleição com a máquina na mão para Maura Jorge e Laércio Arruda, que desistiu de sua candidatura para prefeito para sair como vice-prefeito, após uma grande união e derrotaram a candidata Fátima Sales, ex-esposa de Luiz Osmani.

2012 - Maura Jorge se reelege facilmente após a desunião da oposição encabeçada por Luiz Osmani, que apoiou Rodrigo Neto e Mauro Jorge que apoiou Dr Josimar. Rompimento esse que iniciou em 2010 com Luiz Osmani não apoiando Mauro Jorge para deputado.

2016 - Maura Jorge reelege facilmente seu sucessor Laércio Arruda que foi seu vice-prefeito durante 8 anos e com uma ótima articulação, foram buscar um nome histórico da oposição que sempre foi contra o grupo Waldir Jorge e trouxeram Rodrigo Neto, para ser candidato à vice-prefeito. E novamente à oposição desunida não chegaram ao consenso e perderam a eleição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário