Compartilhe essa Notícia:

A unidade do IFMA Campus Pedreiras, inaugurado em 2016, foi criada para atender 1200 estudantes de treze municípios
Dados obtidos pelo G1 Maranhão indicam que o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) terá corte de 38% no orçamento previsto para 2019, sendo 30% relacionados a programas e ações do instituto. O percentual representa aproximadamente R$ 28 milhões a menos no orçamento.

O IFMA confirmou que o corte terá impacto de funcionamento - como nos contratos de fornecimento de água, energia, internet e vigilância - e também vai prejudicar as atividades planejadas de ensino, pesquisa e extensão em 29 campi e seis centros de referência no estado.

Na última terça (30), o Ministério da Educação anunciou o bloqueio da dotação orçamentária de 30% para todas as instituições. A informação foi dada à TV Globo por Arnaldo Barbosa de Lima Junior, secretário de Educação Superior do MEC. Segundo ele, trata-se de um "bloqueio" que foi feito "de forma preventiva" e "só sobre o segundo semestre".

Apesar de ter dito que o bloqueio foi feito "de forma isonômica" para todas as universidades e institutos, Lima afirmou que está "estudando alguns parâmetros" para definir quais delas seriam "premiadas" com uma "redução menor do que as outras" ao longo do ano, "mas com ênfase no segundo semestre".

Segundo ele, o primeiro parâmetro é o "desempenho acadêmico e seu impacto no mercado de trabalho", seguido da governança das universidades. "A gente quer que elas tenham um sustentabilidade financeira", explicou o secretário. O terceiro parâmetro é a inovação gerada para a economia.

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), seção Monte Castelo, declarou que o corte tende a seguir um projeto de privatização e depreciação do ensino público.

"O instituto, com toda a falta de recurso, masainda assim, dentro do sistema público, é uma estrutura que tem um bom 'know how' dentro do povo brasileiro e foi ranqueado como uma escola de nível muito bom. Então você retirar recursos de onde se faz necessário mais recursos, você está depreciando mais ainda o sistema público", afirmou Ramon Zapata, um dos diretores do SINASEFE.

O IFMA

O Instituto Federal do Maranhão é uma das maiores instituições de ensino público do estado. Atualmente, possui 29 campi, três Centros de Referência Educacional em fase de implantação, um Centro de Referência Tecnológica (Certec) e um Centro de Pesquisas Avançadas em Ciências Ambientais distribuídos em todas as regiões do Maranhão.

O instituto oferece cursos de nível básico, técnico, graduação e pós-graduação para jovens e adultos. O IFMA informa ainda que possui mais de 70 grupos de pesquisa divididos em sete áreas do conhecimento e desenvolve ações de extensão nas áreas de educação, cultura, lazer, direitos humanos, saúde, trabalho e empregabilidade.

G1-MA
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

7 Comentários

  1. Bolsonaro acabando com o Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tá acabando e com a farra dos reitores de universidades!
      Tá certo presidente!

      Excluir
  2. E quem sofre com isso são os vigilantes q foram demitidos, e ainda vai piorar, Bolsonaro vai acabar com os institutos

    ResponderExcluir
  3. É só fazer arminha que fica tudo certo

    ResponderExcluir
  4. Tem que enxugar direito antes de falar o vazamento.
    Acabar com os reitores ricos desse país.

    ResponderExcluir
  5. As universidades e institutos federais não conseguem prestar conta de 30% (em media) das verbas recebidas da União.

    Pra onde vai esse dinheiro

    Problema maior é a gestão desses recursos por parte dos reitores. Como disse o amigo acima. Acabou a farra dos reitores com dinheiro público

    ResponderExcluir
  6. Tão reclamando de quê? Agora que começou. E vai ser assim, ao invés de livros, armas.
    "Numa democracia o povo tem o governante que merece".

    ResponderExcluir