Compartilhe essa Notícia:



Os moradores dos municípios do Médio Mearim, mais precisamente da região de Pedreiras terão a oportunidade de decidir sobre a aplicação do Orçamento Público do Governo do Estado. A audiência será nesta terça-feira, dia 4 de junho, das 8h às 17h30 no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA, localizado na Rua Crescêncio Raposo, no Centro de Pedreiras.

O objetivo é ouvir a população e suas demandas prioritárias para que sejam discutidas, votadas e incorporadas ao documento final que vai nortear a utilização dos recursos no quadriênio 2020-2023. Ao  todo, foram programadas 35 audiências do Orçamento Participativo, que ocorrerão em diversos municípios do estado até o mês de julho.

Durante os encontros serão discutidos assuntos ligados à saúde, educação, infraestrutura, segurança, cidadania, economia solidária, habitação, saneamento, tecnologia, meio ambiente e outros de reflexo direto na vida das comunidades.


Inclusão popular – O processo do Orçamento Participativo ocorre desde 2015, contemplando todo o Maranhão a partir de territórios que englobam os 217 municípios. No período, as escutas territoriais possibilitaram a elaboração de mais de 990 propostas, que tiveram a saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento e assistência social entre as áreas mais demandadas e votadas pelas comunidades.

Votação das propostas – Com o término de cada audiência, 4 propostas (uma por eixo) são escolhidas e podem ser votadas no portal www.participa.ma.gov.br. Assim, mesmo quem não participou da audiência presencialmente poderá escolher a sua proposta preferida. Outra forma é votar através de cédula eleitoral que será disponibilizada em todas as agências dos Correios espalhadas nos 217 municípios do Maranhão.

O blogueiro de Pedreiras, Joaquim Filho, opinou sobre o encontro. 

"Sobre esse encontro, eu estive na Câmara Municipal de Pedreiras, na sexta-feira passada. E o superintendente da Regional do Médio Mearim esteve lá. Ao sair da Câmara, eu tive uma ideia de fazer uma proposta. Do encontro, não sei se seria possível, mas se por acaso estiver presente, não o farei como blogueiro, mas como cidadão pedreirense que quer o melhor para a região.  Seria interessante o governo apresentar o último relatório que foi discutido, para sabermos o que foi feito desse último relatório. Em outras palavras, quais as coisas reivindicadas pelo povo que o governo fez e não fez."

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários