Compartilhe essa Notícia:

Entrevista com Fonsequinha.

O Blog do Carlinhos teve uma longa conversa com Fonsequinha, duas vezes o vereador mais votado e Presidente da Câmara de Fortaleza dos Nogueiras, ex-secretário municipal de Saúde, bioquímico de formação e filho genuíno de Poção de Pedras. Na entrevista, Fonsequinha faz uma longa análise da trajetória política do Dr. Nelson Horácio, comenta sobre a eleição para prefeito de Porto Franco e sua possível candidatura a uma vaga a Assembleia Legislativa em 2014; e depois, Fonsequinha fala de sua vida política e dá algumas mensagens claras ao povo de Poção de Pedras.

Carlinhos – Explique para nós os desenlaces da campana para prefeito do teu irmão Nelson Horácio em Porto Franco?

Fonsequinha - Nelson é um médico cirurgião muito conceituado em toda região Sul do Maranhão, não só especificamente em Porto Franco. Ele trabalhou lá durante cinco anos no Hospital Municipal. Em decorrência do bom trabalho que ele realizou naquele município, o povo começou a ventilar o nome dele como provável candidato a prefeito e, isso gerou uma ciumeira. O prefeito chamou ele e sumariamente o demitiu, com medo do Dr. Nelson disputar a eleição. Aquilo serviu de estímulo para ele. 

Continua...



Fonsequinha - Porto Franco é um município onde há duas eleições não havia disputa, porque o prefeito reinava absoluto e surgiu o nome do Dr. Nelson, graças ao trabalho que ele fazia como médico cirurgião. Então, ele conquistou o povo de Porto Franco. E mesmo não gostando de política como ele mesmo afirmava, o povo o estimulou e o fez entrar na política, não deu outra, ele lançou o nome dele. E eu sai de Barra do Corda e fui ser um colaborador da campanha dele, foi uma campanha humilde, nós não tínhamos muito recursos, com o pé no chão contra o império repleto de vários vereadores,  secretários utilizando a máquina, e o prefeito que há 16 anos manda na cidade. Então era uma missão quase impossível. De certa forma estávamos preparados para perder, a vitória pra nós seria uma surpresa, mas com 46% da votação, acho que foi uma vitória, porque o prefeito em todas as pesquisas tinha 94% de aprovação. Não era fácil derrotar um inimigo dessa qualidade. O Nelson teve 46% dos votos e elegeu quatro vereadores. O prefeito teve que se empenhar na campanha de Porto Franco e não pode ir a outros municípios onde o nome dele é forte, ele é uma liderança regional, Deuclides Macedo. Ele foi obrigado a ficar em Porto Franco, a irmã dele era candidata a prefeita em Estreito e ele não pode participar da campanha e o resultado nas urnas mostraram: o único prefeito que o grupo dele que se elegeu foi em Porto Franco, mas contribuiu para a vitória de muitos prefeitos, principalmente em Estreito. O prefeito de Estreito até hoje é grato ao Dr. Nelson pela contribuição dele, por ter segurado Deuclides em Porto Franco. Graças a isso Dr. Nelson é uma liderança regional. 

Carlinhos - O que o Nelson está fazendo hoje, depois da eleição?

Fonsequinha - Hoje o Dr. Nelson trabalha em seis municípios da região: Grajaú, Formosa da Serra Negra, Estreito, Lajeado Novo, Campestre, São João e, em Porto Franco trabalha como voluntário, atendendo o povo na casa dele. Ele mora em Porto Franco, tem investimento lá, nossos pais moram em Porto Franco, ele se fixou ali, dali ele não quer sair e pretende criar os filhos naquela cidade. Um bom profissional não falta lugar para trabalhar, mas o foco dele político é Porto Franco.

Carlinhos - Quais as pretensões políticas do Dr. Nelson Horácio?

Fosequinha - Existem pressões do grupo para que ele seja candidato a Deputado Estadual, até porque ele tem o nome consolidado na região, uma coisa é ele ser candidato e outra coisa é ele pedir voto pra outro candidato. Por ter enfrentado o grupo do Euclides Macedo, o nome dele hoje é forte, porque ele tem trabalho prestado. Ele tem certas resistências, porque não quer entrar em aventura, vai depender de conversas e acordos. A gente acredita que com o nome que ele tem e com os amigos que ele tem na região e fora da região, como em Poção de Pedras, onde ele nasceu e foi criado. Talvez o nome dele venha a está presente nessas eleições para deputados. Eu acho que o político tem que está em evidência, ele não pode esperar quatro anos, podendo se apresentar agora com dois anos. Ele tem que ver as possibilidades da eleição, quais os partidos, encontrar uma boa parceria com um deputado federal; eu o vejo com amplas possibilidades de alcançar uma vaga para deputado estadual.

Carlinhos - E você Fonseca, o que fez e o que está fazendo da vida?

Fonsequinha - Hoje moro em Barra do Corda; nasci em Poção de Pedras, onde passei minha infância e minha juventude. Aos 14 anos fui estudar em São Luís, me formei e sou farmacêutico-bioquímico. Hoje tenho uma pós-graduação em Gestão Pública, sou professor do estado. Depois de formado fui morar em Fortaleza dos Nogueiras, onde tem as raízes do meu pai e da minha mãe. Chegando lá, o meu tio, irmão da minha mãe, era o prefeito, fui designado secretário de Saúde. No mandato seguinte, fui candidato a vereador e me elegi como o vereador mais bem votado da história daquele município. Eu tirei 13% dos votos válidos em Fortaleza dos Nogueiras. Fui presidente da Câmara, posteriormente me reelegi a vereador e fui reeleito como o vereador mais bem votado, mas nesse segundo mandato, não pelas condições políticas, mas pelas condições financeiras, fui quase obrigado a me mudar para Barra do Corda. Em Fortaleza dos Nogueiras, o prefeito era médico e eu bioquímico. Ele boicotava o resultado dos exames que eu fazia de uma forma até anti-profissional. Renunciei o mandato de vereador em Fortaleza dos Nogueiras, expliquei para a população o porquê da minha atitude, comovi muita gente, contei minha história, que tinha uma família para cuidar, que tinha necessidades financeiras e tinha uma boa oferta em Barra  do Corda e há 13 anos moro em Barra do Corda, mas sai de Fortaleza com a cabeça erguida com sentimento de dever cumprido. Até hoje chego em Fortaleza dos Nogueiras e o povo me abraça e diz que o Fonsequinha foi um vereador que teve postura, porque eu renunciei o mandato para não me corromper. E também não era justo eu morar em Barra do Corda e continuar sendo vereador em Fortaleza dos Nogueiras.

Carlinhos - Uma mensagem ao povo de Poção de Pedras?

Fonsequinha - Aproveitar a oportunidade para parabenizar o sucesso do teu Blog; isso é fruto da sua competência, do seu compromisso, da sua imparcialidade e quero dizer que o teu Blog é um dos mais acessados do estado do Maranhão e a tendência é crescer cada vez mais. Eu vou procurar na região de Barra do Corda divulgar o teu Blog. Eu faço isso porque você é como eu, filho de Poção de Pedras e desejamos o melhor para o futuro de Poção de Pedras e a gente percebe que o povo procura mudança e ainda não acertou na mudança, porque com mais de 50 anos Poção de Pedras deixa a desejar. É um município que falta muita coisa na área der políticas públicas como o esporte, você ver que Poção de Pedras não tem um ginásio coberto, não tem um Hospital digno pra atender a população e isso é responsabilidade do povo. O povo quer mudar e a mudança é necessária. Não deu certo, o povo botou e o povo tira. Nós temos que cobrar daqueles que colocamos no poder. Eu nasci em Poção de Pedras, passei lá a minha infância e parte da minha família está naquele município e assim como você que saiu e hoje está voltando, eu quero o melhor para Poção de Pedras e que o povo tenha uma qualidade de vida cada vez melhor. Vamos lutar por esporte, por uma educação de qualidade, porque a gente ver que os índices educacionais de Poção de Pedras e do MARANHÃO são os piores, porque o ensino não é bom. A gente pensa que o problema é o salário, mas não é só salário temos que pensar na reciclagem dos professores, na capacitação dos professores. O prefeito que chega tira o professor de seu local de trabalho, coloca em outro lugar, persegue,  isso é errado! E nós temos que pensar na qualidade do ensino de nossas crianças, porque o futuro de nossa cidade, do nosso estado e do nosso país é a educação. Meu desejo é que Poção de Pedras seja uma cidade destaque naquela região e eu torço para que o prefeito que assumiu há poucos meses faça um grande trabalho, é o que eu espero, mas se ele não fizer o povo saiba escolher e decidir o que é melhor para o futuro da nossa cidade.


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

24 Comentários

  1. boa entrevista carlinhos,é bom saber que poção de pedras tem gente competente morando em todo Brasil. esse rapaz é de uma família conhecidissima e muito boa em poção de pedras,Dr. Nelson saia mesmo candidato meu voto é seu.

    ResponderExcluir
  2. são pessoas como esse rapaz e o próprio blogueiro ,que engrandecem o nosso município

    ResponderExcluir
  3. fonsequinha, meu amigo de infância,você continua ainda com seus pensamentos e inteligência acima da média

    ResponderExcluir
  4. esse rapaz ,assim como tantos talentos nascidos em poção e espalhados pelo Maranhão, faz-me pensar que não precisamos trazer gente de fora para qualquer área em nossa cidade, muito menos importar candidatos de outras cidades e até mesmo de outros estados, pois temos em nosso quadro pessoas gabaritadas

    ResponderExcluir
  5. esse rapaz se expressa bem

    ResponderExcluir
  6. que pena que pessoas boas como o nelson horácio não queiram seguir na carreira política, pois ele deixa brechas para políticos corruptos a ocuparem seu lugar

    ResponderExcluir
  7. só voto em candidato de fora se não tiver candidato filho de poção de pedras

    ResponderExcluir
  8. qui besteira desse blg do carlinho

    ResponderExcluir
  9. SERIA UM BOM POLÍTICO PARA O POÇÃO? ACHO QUE NÃO,PELO QUE ME LEMBRO DA FAMÍLIA DELE.TEVE EMPREGO EM FORTALEZA DADO PELO TIO, FOI VEREADOR-GRAÇAS AO POVO DE LÁ. CADÊ A COMPETÊNCIA PROFISSIONAL? É BOM FALAR DE SE DAR BEM NA VIDA. MAS O QUE ME LEMBRO DELES É QUE TIVERAM UMA BOA VIDA E, A MÃE ERA UM PETULÂNCIA SÓ, COMO SE TIVESSE UM REI NA BARRIGA.
    VÁRIAS VEZES ME DESTRATOU COMO PESSOA SÓ PORQUE EU "ERA" POBRE.HOJE,PODE TER CERTEZA,TENHO MELHOR CONDIÇÃO FINANCEIRA DO QUE ELA,E POR COMPETÊNCIA PRÓPRIA,GRAÇAS A DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que absurdo que esta criatura está dizendo, ou não estamos falando das mesmas pessoas. A família deste rapaz sempre trabalhou e muito, sempre foram e continuam simples. Acho que deve ser um desses revoltados da vida que se incomodam quando sabem que alguém esta de bem com a vida. E se tu ta rico hoje infeliz, graças a Deus, mas deixa os outro serem felizes ok

      Excluir
    2. LEGAL TER BOAS NOTICIAS DOS CONTERRANEOS. ABRAÇOS.

      Excluir
    3. tu deve tá se achando, quando diz eu "era " pobre, no máximo tem uma moto e mora de aluguel e se acha.....

      Excluir
    4. PODE TER CERTEZA QUE TENHO MAIS ESTUDO QUE VOCÊ, POIS PELO MENOS SEI ESCREVER. AH! VOU FICAR DEVENDO A MOTO QUE ME IMPÔS, MAS QUERO NÃO, CONTERRÂNEO(A). PODE FICAR COM O TRAMBOLHO. GOSTO DE UM TRANSPORTE MAIS SOFISTICADO, SABIA? MAS QUALQUER DIFICULDADE,TEM MUITOS QUADRÚPEDES NO POÇÃO COM QUEM POSSO PEGAR UMA CARONA, NÃO É MESMO? ASSIM AS RODOVIAS FICARÃO MAIS LIVRES DESSES ANIMAIS.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    5. deve ser uma bichona enrustida......, aí ..."sofisticada"...KKKK

      Excluir
    6. esses quadrúpedes, devem ser aqueles , que você costuma ficar de quatro em baixo.

      Excluir
  10. PARA O ANÔNIMO DE 21 DE JUNHO ÀS 17:36 QUE SE QUEIMOU COM O COMENTÁRIO FEITO POR MIM. TU ÉS O QUE MESMO? ESTOU LONGE DO POÇÃO HÁ MUITO TEMPO, MAS TENHO CONHECIMENTO DE CAUSA, MOÇO OU MOÇA? NÃO TE ATORMENTES TANTO. PODES CONHECER BASTANTE A FAMÍLIA QUE EU TAMBÉM CONHEÇO. FAÇAS TEU JULGAMENTO QUE EU FAÇO O MEU,CERTO? EU NÃO SOU ALIENADO,SEI O QUE FALEI. TU VAIS MUDAR O QUE PENSO TAMBÉM, SER SUPREMO? QUE GRAÇAkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. FICO FELIZ POR VOCÊ MEU AMIGO E CONTERRANEO, TIVEMOS A NOSSA INFANCIA JUNTOS, E VOCÊ TEM UMA FAMILIA MARAVILHOSA, EM POCAO DE PEDRAS MORAMOS NA MESMA RUA, FELICIDADES A TODOS. TEMPOS BONS QUE NÃO VOLTAM MAS, HOJE SÓ SAUDADES... POIS NAQUELA ÉPOCA ERA BOM DEMAIS. HOJE TENHO ESPERANÇA QUE O NOSSO AMIGO E CONTERRANEO JUNIOR CASCARIA FAÇA MELHORAS PRA NOSSA BELA CIDADE... BJOS PRA TODOS....VOCÊ VAI SABER QUEM ESTA FALANDO..

    ResponderExcluir
  12. Fonseca teu lugar é em Fortaleza aqui o povo ja te conhece, vc é atuante, competente e muito querido, volta logo

    ResponderExcluir
  13. Fonsequinha futuro prefeito de pocao de pedras,vc tem competência para isso,va em frente,vc e vitorioso,n ligue para esses invejosos q infelizmente tem muitos em nosso municipio,sou politico em pocao,e com certeza vc tem meu apoio.

    ResponderExcluir
  14. Fonsequinha, meu amigo de infância. Um homem honrado, trabalhador, solidário, amigo, competente. Resumindo, bom em tudo o que faz, seja como Bioquímico, Vereador, Secretário, Prefeito ou Deputado. Estou contigo meu amigo.

    ResponderExcluir
  15. BOSTA PURA EM BARRA DO CORDA

    ResponderExcluir
  16. Fonsequinha,fiquei curiosa,quero saber se vc eras de serra do aristoteles,porque meu pai e o seu era muitos amigos.sempre me falaram de vc com muito carinho,nossa e um prazer em saber noticias de vc.espero respostas tudo bem.

    ResponderExcluir
  17. ei vcs estao esquecendo de uma coisa primeiro p horrar um povo tem q horrar primeiro sua profissao quem foi q na vida ja foi consultado por dr nelson horacio se ele gostasse tanto do povo de poçao teria pelo menos consultado alguem na semana santa mais felizmente nunca pisou la nem na semana santa nem na endiabrada agora vem qrer tirar proveito de mocinho eu conheço tds do pai ao filho mais moço esse ai q pela sua profissa parabenisso merece e orgulho de poçao p mim mais um dr so q como politico ele nao tem nem a ousadia de comer c algum eleitor como cascaria se eu votasse em poçao seria para esse cascari pode e nao prestar mais vai ser melhor q os demais e vc fonseca te enxerga eu te connheço foi vereador fora agora quer se aposentar em poçao nem tente kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir