Compartilhe essa Notícia:

Animais soltos nas vias, um problema que precisa ser enfrentado
Lula (PSD), vereador de Esperantinópolis, apresentará proposta em conjunto com as câmaras de vereadores do Médio Mearim, no sentido de retirar das estradas e vias públicas, jumentos e outros animais que causam acidentes, vitimando pessoas a óbito e lesões graves para toda vida.

Os acidentes decorrentes nas estradas e vias públicas envolvendo animais são alarmantes. Os municípios adotaram práticas muito caras e que só pioram a situação levando de um município para outro um problema que pode ser resolvido em sua própria cidade. Alguns municípios criaram leis no sentido de responsabilizar civil e criminalmente os donos de animais, difícil, é encontrar donos para milhares de jumentos em nossas estradas e vias públicas transitando livremente e causando danos irreparáveis a vida humana.

Continua...

Lula, vereador de Esperantinópolis, lança proposta
em conjunto com as câmaras do Médio Mearim
 para retirar animais das públicas.
Pretende-se com o presente pleito mostrar a competência administrativa e legislativa dos entes federados, garantido pela constituição federal para tratar sobre o assunto em foco no artigo 30, inciso II que traz a competência para os municípios legislarem supletivamente a legislação estadual e federal da fauna e conservação da natureza.
Além de estradas, os centros urbanos dos municípios
da região sofrem com animais soltos
A nossa proposta só terá eficácia se os municípios assumirem o compromisso de cada um fazer a sua parte. Com isto, propomos que cada prefeitura compre uma área de terra proporcional ao seu município, com açude, cerca em arame farpado, curral e um profissional para cuidar dos animais apreendidos.


A partir daí estudaremos uma forma de castração dos animais sem que haja ameaça de extinção da espécie.

A proposta do Vereador Lula inclui que cada Prefeitura
adquira um terreno para colocar os animais que estão soltos
Vamos dá um jeito nesse problema sem
maltratar nossos amigos, os jumentos.

____________________
Informações do Blog do Carlos Barroso
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. O jumento é nosso irmão ão ão ão ão ão, foi ali na sarneia do jumento que Jesus fez seu primeiro pipizinho

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à iniciativa do vereador LULA.
    Além das perdas das vidas humanas, das lesões corporais que invalidam os seres humanos temporária ou definitivamente, das dores físicas e morais sofridas pelas vítmas e por suas famílias, temos que olhar também as perdas das vidas e as lesões que também ivalidam os animais, em especial os jumentos.
    Há exatamente dois anos, ao dirigir-me de Pedreiras para Poção de Pedras, logo após passar por São Bernardo, deparei-me com um jumentinho dilacerado, com certeza por uma colisão de um veículo automotor. Pensei no prejuízo do proprietário do veículo, no susto passado, mas fiquei triste por aquela criaturinha que tão precocemente perdeu a vida. Mas ainda não era tudo, chorei quando vi a sua mamãe jumenta rodeando o filhinho morto, e dentro das suas limitações cognitivas, com certeza chorando como chora qualquer mãe humana na perda inesperada de um filho inocente.
    Assim, além de nossas vidas, nossas integridades físicas, nossos patrimônios, temos simutaneamente também de proteger as vidas e as integridades físicas dos animais, em especial, repito, dos jumentos.
    A proteção aos jumentos não é nem um favor a nós ou a eles, mas uma dívida que temos com tais animais. Todos sabemos que até antes do apaecimento das facilidades para se ter motocicletas ou outros veículos, foi o jumento o companheiro isaparável do homem nordestino, servindo de montaria de seres humanos e carrendo no lombo toda a produção agrícola. Anos antes transportou JESUS CRISTO.
    Fiquei extremamente feliz com a iniciativa do Vereador LULA. Há muito eu devo a mim mesmo uma iniciativa como esta para envolver as comunidades e resolver o problema. Fui inerte confesso, mas acredito ainda seja tempo de incorporar-me à luta que se inicia.
    Conta comigo Vereador LULA.
    Aproveito para lançar mais uma idéia para ajudar na solução do problema: cada proprietário de terras rurais poderia acolher pelo menos um jumento de forma definitiva, ou ceder sua propriedade para que um irmão humano lá coloque seu jumento. Se os proprietários rurais entrarem nessa luta, acolhendo um ou mais jumentos, com certeza, não veremos mais esses doces animais nas estradas.
    Vivamos felizes, mas paguemos a dívida que temos com os jumentos.
    Cristovão Sousa Barros.

    ResponderExcluir
  3. parabens a ideia do vereador, muitos motoqueros morreram por conta desses animais

    ResponderExcluir
  4. OS JEGUES DEVEM SEREM RETIRADOS DAS ESTRADAS, POIS ESTÃO CAUSANDO MUITOS ACIDENTES E VITIMANDO VIDAS. MAS, TEM QUE TER ABRIGO PARA ESSES ANIMAIS INSERVIVEIS NOS DIAS ATUAIS. NÃO VAMOS FAZER COMO FEZ O PRFEITO DE PERITORÓ QUE MANDOU MATAR CENTENAS DESSES BICHOS E SOFREU UM BAITA DE UM PROCESSO.

    ResponderExcluir