Compartilhe essa Notícia:

Estátua de São Francisco das Chagas
Estimados leitores do Blog do Carlinhos, desde o último sábado (3), estivemos afastado do Blog por conta da realização de um importante desejo: conhecer os festejos de São Francisco das Chagas, realizados na cidade de Canindé (CE).

Uma viagem longa, mais de mil km rodados, porém, animada e solidificada pelo sentimento de companheirismo e fé ao lado de um grupo de amigos de Trizidela do Vale para participar dos ofícios religiosos, em especial, da procissão em honra ao Santo.
Procissão 
Logo que deixamos o Maranhão e ingressamos no vizinho estado Piauí, fomos confrontados com uma paisagem árida, ressequida em decorrência da seca prolongada que atinge a região. A fauna verde é raridade, pouca criação, com exceção da caprina que resiste aos rigores da seca nordestina.

Quanto mais nos aproximamos do Ceará para chegar ao nosso destino, a cidade de Canindé e seu Padroeiro, o São Francisco da Chagas, as imagens vão ficando ainda mais desolada. A seca é severa e mais uma vez castiga os nossos irmãos nordestino.
Mais em continua...

A nossa chegada em Canindé aconteceu em uma manhã de domingo ensolarado, quente, mas amenizado com os ventos. A primeira parada foi na Igreja do Horto, ponto final de peregrinação e pagamento de promessas ao São Francisco das Chagas para muitos devotos.

Em seguida, nos dirigimos a Basílica de São Francisco, uma catedral monumental em meio ao sertão. Milhares de devotos afluem a Igreja, o espaço não é suficiente para contê-los durante as missas. O Santuário de São Francisco providenciou um espaço coberto para abrigar os devotos, logo atrás da Basílica, conhecido como a Quadra da Gruta; as missas de hora em hora são realizados neste local, ainda assim, completamente lotado.

A Basílica de São Francisco permanece todo tempo repleta de devotos; o fluxo é surpreendente e constante, fiéis saindo e outros chegando para mais orações e atos de fé em honra ao Santo muito amado no nordeste.

Próximo a Basílica, a Capela das Velas, local, onde os romeiros deixam as velas renovando suas promessas ao São Francisco. O ambiente é pequeno e arde em chamas, tamanha a quantidade de velas deixadas pelos peregrinos. Cada vela acesa deixada na Capela das Velas, representa um desejo, uma promessa e uma oferta ao São Francisco.

Ao lado da Basílica de São Francisco, encontra-se a Tenda dos Milagres. Neste espaço, os romeiros recebem bênçãos dos freis, deixam um objeto que representa um pedido atendido pelo São Francisco. São, na maioria, objetos de madeiras que simboliza o pedido realizado. Para quem pediu a casa própria, deixou na Tenda dos Milagres uma casinha de madeira, para dores nas pernas, uma perna de madeira, problemas na cabeça curados, o fiel deixou uma cabeça esculpida na madeira. Tudo simboliza a graça recebida e o desejo do romeiro mostrar que foi grato a São Francisco pela benção alcançada. Há nesse espaço um local para deixar as vestes na cor marrom, usada tradicionalmente pelos romeiros ou finalmente cortar o cabelo depois de meses, como mais uma promessa ao Santo.

Em torno da Basílica, gira um comércio formal e informal intenso. Lojas, camelôs, barracas, vende-se uma infinidade de itens religiosos que os romeiros compram para levar para casa: imagens de santos, principalmente o de São Francisco das Chagas; livrinho de cordel, água, rapadura, roupas, acessórios, chapéus, trata-se de uma feira enorme.

O ponto alto da Romaria é a Procissão de São Francisco. Às 16h30, a imagem do Santo no andor é carregada pelas ruas da cidade seguida por dezenas de milhares de devotos; é o encerramento das festividades.

Milhares de pessoas acompanharam a imagem primitiva de São Francisco, trazida a Canindé pelo seu fundador, Francisco Xavier de Medeiros, que neste ano foi simbolizada com o ando andor representando a torre da Basílica, em comemoração aos 100 anos da bênção do Santuário.

É um momento especial para os romeiros, pedir as bênçãos ao Santo para suas famílias e suas necessidades. Os romeiros vão de todos os jeitos: a pé, com uma pedra na cabeça, um pote, provavelmente para pedir chuvas no sertão. Cantam músicas, fazem orações e dão salvas a São Francisco das Chagas. Depois de uma hora e meia de caminhada, já escuro, o andor com a imagem de São Francisco e seus romeiros retornam a Basílica para o ato religioso final. Momento de novas orações e agradecimentos. Muitos já deixam suas bagagens prontas para o retorno aos seus lares, seja ela material ou espiritual depois de vivenciar os dias de festa e novena em honra a São Francisco.

Chegando à Canindé











Cidade de Canindé

















Câmara Municipal 









Igreja do Horto
















Fred Maia, prefeito de Trizidela do Vale









Fifi, Fred Maia, Charles e Lidinaldo




Romeiro carrega uma enorme pedra para pagar promessa 






Vereador de Pedreiras Serapião Louro



Praça próximo a Basílica 

Basílica de São Francisco das Chagas (Santuário).



























Tenda dos Milagres 







Momento de cortar o cabelo e deixar no Santuário em honra a São Francisco 










Quadra da Gruta, missas de hora em hora



Clemilton Publicidade de Pedreiras 






Gruta - Romeiros colhem água benta 



Capela das Velas 




























Imagens de São Francisco das Chagas - 30 metros, construída em 2005



































Procissão de São Francisco das Chagas 





















Entre os Romeiros, o Cantor e Compositor Erasmo Carlos 































Evangélico faz seu protesto em silêncio 






























______________________________________________________

Tiangua a Canindé


















































⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

7 Comentários

  1. Só faltou vc ir ao convento de Sta. Clara. Uma Paz tremenda no local.

    ResponderExcluir
  2. Quanta idolatria!!! Viajar vários km p ir atrás de santo..vão lê a bíblia e v q maldito o homem q adira imagem..slm 115

    ResponderExcluir
  3. Já viu algum catolico adorando imagem? Nós temos uma veneração que em vida soube amar a cristo e que se ele soube um humano eu tmb posso chegar lá, vá estudar primeiro para depois vc dizer algo temos mais de 2000 anos de historia!!!!!! Isso basta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois vá ler a bíblia e v q isso q os católicos fazem e idolatria sim..vcs adoram todos os tipos de imagem e santos portanto são ignorantes.. Se falo q vcs adiram e pq vejo imbecil

      Excluir
    2. deixa de ser idiota...nossa igreja não é criada em ponta de rua como a de vcs..evangelicozinhos de M.

      Excluir
  4. Lindas suas fotos estava la com minha familia ha dezessete anos vou e irei sempre com fe em deus tirei fotos com erasmo carlos

    ResponderExcluir