Compartilhe essa Notícia:

No último dia 06 do corrente mês, um episódio triste chocou a cidade de Esperantinópolis. A Jovem Mariana Brasil tentou suicídio, fazendo ingestão de uma alta quantidade de veneno. Ela foi encaminhada ao hospital municipal de Esperantinópolis, onde recebeu os primeiros socorros, em seguida, após a realização de todos os procedimentos foi transferida para o Hospital Geral de Peritoró – MA. Mariana permaneceu internada por alguns dias e por último estava na UTI do Hospital Regional de Coroatá – MA.

Lamentavelmente a jovem de 21 anos morreu nesta sexta-feira (17) após passar 11 dias em coma. Sentimos profundamente e deixamos nosso pesar aos amigos e familiares.
Continua...

Por décadas casos como o de Mariana eram boicotados e os meios jornalísticos esquivavam-se de noticiar devido à complexidade do assunto. Havia um tabu de que "divulgar suicídio" influenciaria, involuntariamente, para o aumento de números de casos, levando em consideração que pessoas que possuem predisposição poderiam ser impulsionadas. Contudo, o método está intrinsecamente ligado à maneira em que a notícia é conduzida, que deve ser livre de sensacionalismo. Ainda é posto à margem da ação jornalística por se tratar de um ato extremamente íntimo e individual.

Há outras razões para o silêncio da imprensa, que são de ordem prática: amenizar a dor da família, respeitar a privacidade e os motivos, geralmente alheios ao conhecimento das pessoas mais próximas, e por fim, não desafiar a crença e convenção abordada no parágrafo acima. Mas mesmo sendo um assunto melindroso, é importante atentar para algumas questões.

Haja vista ser um um problema social com crescente número de incidência em termos globais, chegou o momento de conversamos, romper o silêncio e abrir o coração. O diálogo deve ser estendido aos amigos, familiares ou mesmo profissionais médicos de confiança.

Um dos maiores fatores que contribui para o aumento dos casos é a Depressão – o mal do século, na qual as vezes a vítima não apresenta sinais e nenhum outro tipo de demonstração externa. A sociedade precisa buscar formas de lidar, amparar e reorientar pessoas que neste momento estão pensando em desistir de tudo. Acredito que o assunto deve ser debatido por profissionais específicos, sobretudo nas escolas, com intuito de esclarecer as crianças, jovens e adolescentes, e ajudar pessoas que talvez estejam sofrendo alguma dor no seu "eu" interior.

Fonte: Blog do Fernando Melo.                           
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

15 Comentários

  1. misericórdia uns lutando pela e outros se matando

    ResponderExcluir
  2. Queria viver não..Deus min perdoa

    ResponderExcluir
  3. nossa q fraqueza...tinha td pela frente e comete uma barbaridade dessa meu Deus misericórdia

    ResponderExcluir
  4. Satanás sujo colocou na mente dela q viver não fazia mas sentido! 😑😑😑😑😑😑😑😑
    Vamos elaveliza jente falar do amor Deus para as pessoas

    ResponderExcluir
  5. Tão linda é jovem é fraca ém Deus!!!!

    ResponderExcluir
  6. Até o ponto que eu sei ela estava em depressão e passando por um mal momento ,então vamos julgar menos ??? Ninguém sabe o que essa moça estava passando e em um momento de fraqueza tomou essa triste decisão ,Deus tenha misericórdia,meus sentimentos a família.

    ResponderExcluir
  7. Será que foi por causa de macho?

    ResponderExcluir
  8. Ninguém sabe da vida de ninguém.
    Os problemas...as doenças que cada um passa...
    Então antes de julgarem e falarem besteiras vão orar por vcs mesmo...
    Pq o mundo jaz no maligno.
    É momento de muita oração e jejum.

    ResponderExcluir
  9. Temos que ser forte problema ninguém pode fazer isso deus e maior

    ResponderExcluir
  10. isso sei uquanto e ruim uma depressão sor quem ja passou saber minha mae tem 😢nossa como e ruim.

    ResponderExcluir
  11. Quem samos nos para jugar a morte ou a vida, que deus tenha piedade de sua alma

    ResponderExcluir
  12. Menina jovem muita vida pela frenti e toma veneno vai entender triste isso nao

    ResponderExcluir
  13. É tão mais fácil julgar né? Quando não se conhece a dor de alguém, o q se passa é fácil dizer q é uma fraca. Ajudar ninguém quer, mas na hora de julgar, são muitos .
    Temos q olhar pro próximo com amor,com empatia.
    Lamento muito, q o Senhor conforte a família dessa jovem.

    ResponderExcluir
  14. Uma depressão não é brincadeira
    Lamentável existirem pessoas que julgam
    Sem entender. Ipocresia de pessoas sem capacidade de raciocínio e estam pra ra julgar e não para ajudar dar uma palavra de força e se coloca em redes sociais para criticar
    Que mundo esse meu Deus
    Tenha misericórdia dessa linda princesa que o demônio se apoderou da sua hr de fraqueza pra se manifestar e trabalhar na mente dela
    Amigo e pra ajudar e não pra julgar
    Deus a tenha
    E conforte o coração da família
    Senhor cuida de seus filhos

    ResponderExcluir
  15. Alguém sabe o porque de uma garota tão jovem e cheia de vida ter cometido tal ato?

    ResponderExcluir