Compartilhe essa Notícia:

Bom Lugar é uma das 164 cidades que fizeram adesão junto ao Governo Federal e vai atender 100 famílias no munícipio
 
Inicia hoje a capacitação aos visitadores do Programa Criança Feliz (PCF) com o objetivo de formar os visitadores municipais que irão atuar nas visitas domiciliar prevista pelo Programa Criança Feliz. Segundo orientações do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), inicialmente as capacitações terão carga horária de 40 horas e a complementação da carga horária (mais 40h) será realizada após o início das visitas domiciliares.


CONTEÚDO

Entre os conteúdos que serão aplicados aos entrevistadores de visitadores estão a importância da primeira infância no desenvolvimento da criança; linhas gerais do Programa Criança Feliz; Intersetorialidade no Programa Criança Feliz; o papel do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no Programa Criança Feliz; orientações para começar o trabalho no território - a acolhida das famílias e as primeiras visitas; introdução ao método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC); metodologia para visitas domiciliares; guia da  Visita Domiciliar; planejamento e realização da visita domiciliar e o papel do visitador.

De 07/08 a 11/08 de agosto a mesma será realizada no prédio da SEMAS( Secretaria Municipal de Assistência Social).

Continua...

PÚBLICO ALVO

O programa tem como públicos-alvo gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Comunitária (BPC) e suas famílias e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medidas protetiva.
Em breve, será divulgado a data do lançamento do programa ao município.

O PROGRAMA

Criado em 2016 pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o programa desenvolve política de assistência social à crianças com idade entre 0 a 6 anos, considerando a fase da primeira infância o momento fundamental na formação do ser humano. O programa tem caráter intersetorial com ações de políticas públicas nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura e direitos humanos.

No Maranhão, o programa é coordenado pela Secretaria Adjunta Estadual de Assistência Social e pelo Comitê Gestor Intersetorial do Criança Feliz e atenderá a 164 municípios que fizeram adesão junto ao Governo Federal. A expectativa é atender a mais de 22 mil crianças em todo o estado e 2 mil crianças na capital maranhense. O Governo do Estado é responsável pela capacitação e assessoramento na execução do programa pelos municípios.

Como em vários municípios o programa Criança Feliz em Bom Lugar tem o intuito de desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida na primeira infância, a fim de promover o desenvolvimento infantil integral e incentivar as famílias a cuidarem melhor das suas crianças. Nosso município, de Porte I, segundo a secretária municipal de Assistência social Amanda Andrade o programa no município vai trabalhar com 100 famílias bomlugarenses.

Fonte: Bom Lugar Informa.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários