Compartilhe essa Notícia:

 
O Poder Judiciário de Lago da Pedra promoveu, em parceria com diversas instituições, o II Concurso de Redação do Município de Lago da Pedra, direcionado às escolas de ensino fundamental e médio. Os temas foram “O Ser Humano e Seus Valores”, para o ensino fundamental e “O Atual Cenário Político Brasileiro”, para os alunos do ensino médio. O concurso foi realizado em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (secção Maranhão) e prefeituras dos municípios participantes.

De acordo com o edital, assinado pelo juiz Marcelo Santana Farias (titular da 1ª Vara) as escolas participantes são das cidades de Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Lagoa Grande, que compõem a comarca. A solenidade de divulgação do resultado e premiação das redações vencedoras acontece no próximo dia 14 de novembro, na quadra de esportes do colégio São Francisco de Assis, Bairro Cajueiro, Lago da Pedra.
Continua...

Juntando todas as escolas participantes dos quatro municípios, foram selecionadas 158 redações. Destas, 30 foram classificadas. Constou do cronograma do concurso que a divulgação foi realizada no período de 29 de agosto a 1º de setembro e as inscrições foram feitas de 4 a 15 de setembro. Autoridades e profissionais dos municípios integrantes da comarca realizaram palestras nas escolas, sobre os temas propostos.

“Ao realizar a adesão ao concurso, as escolas participantes se responsabilizaram pela exclusividade das produções, bem como pelo processo seletivo das redações de forma imparcial e transparente junto aos alunos”, destacou o edital de lançamento do concurso. As redações foram produzidas em sala de aula e selecionadas pelos professores, diretores e coordenadores. A comissão julgadora foi composta pelo juiz da 1ª Vara de Lago da Pedra, pelo promotor de Justiça, por um advogado, pelo Delegado de Polícia, por uma professora de Português e por um servidor do Judiciário.

Serão premiados os autores das dissertações que se posicionarem em primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, conforma decisão da comissão julgadora. Os professores dos primeiros colocados de cada grupo também serão premiados. A premiação dos vencedores será custeada pelas prefeituras dos municípios e por eventuais patrocinadores. “O objetivo é, sempre, estimular a capacidade de compreensão sobre temas atuais, bem como possibilitar que esses alunos exercitem o senso crítico”, destacou Marcelo Santana.

ANO PASSADO – Na primeira versão do concurso, realizada ano passado, foram premiados 15 estudantes e três professores classificados no I Concurso de Redação de Lago da Pedra, sobre o tema “Cidadania e Eleições: o exercício do voto”, que buscou conscientizar os estudantes sobre a importância do processo eleitoral para a comunidade. Do total de 104 redações apresentadas, 9 foram finalistas.

Na primeira edição, o projeto contou com o apoio da Secretaria de Educação do Município, bancos (Banco do Brasil e Bradesco) e empresários locais, que contribuíram para a aquisição dos prêmios, incluindo 12 ‘tablets’ e do livro ‘Nobre Deputado’, de autoria do jurista Márlon Reis, doado às escolas para incentivar a leitura e o debate sobre o tema entre os alunos.

Fonte: TJMA
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Excelente idéia...é fundamental não só p o valor de mérito em redação, mas é um incentivo na educação dos jovem nesse município!

    ResponderExcluir
  2. Ispero que o pesoal de poção não venha fazer.

    ResponderExcluir