terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Condutores reclamam de multas aplicadas pela polícia militar em Capinzal do Norte


Capinzal do Norte, foto registrada nesta
terça, dia 20 
Nesta semana, alguns condutores de motocicletas de Capinzal do Norte (MA) entraram em contato com o blog do Carlinhos para reclamar de multas aplicadas por policiais militares naquela cidade. Eles alegam que cidade é carente de sinalização de trânsito, afirmam que algumas multas são injustas e sugerem para a PM realizar um trabalho de conscientização no trânsito, antes de sair aplicando multas. O assunto ganhou destaque nas redes sociais, levantando muitos questionamentos e reclamações nos grupos de whatsapp. O blog selecionou algumas mensagens recebidas de seus leitores, via aplicativo de celular, que revela a problemática em Capinzal do Norte.

Confira as reclamações.

Veículo estacionado recebeu multa

“Os policiais militares multaram a minha moto, quando ela estava estacionada, sem explicação. Nem fomos parados na rua ou algo parecido; a multa só chegou. Aqui não tem sinalização nenhuma, nem estacionamento, faixa de pedestre, semáforo, mão e contra mão ou placas”, reclamou um condutor.

Abuso de poder

“Deveriam fazer um trabalho de conscientização de trânsito, mas estão abusando do poder”, denunciou outro morador.

A polêmica do capacete

“Minha esposa foi multada por não está usando capacete! Ok! Concordo. O que não concordo é ser cobrado e não ter as condições de trânsito adequadas ao nosso município; se temos que pagar, pois agora é hora de cobrarmos nossos direitos. Cadê a sinalização? O departamento responsável pelo trânsito do Governo do Estado recebe recursos do cidadão, mas não oferece qualidade nas estradas ou ruas que estamos trafegando. Se vai cobrar do cidadão, pois que tenhamos sinalização”, pontuou um leitor do blog.  

“A respeito das multas, acho que capacete é uma proteção individual e não depende de sinalização; só acho que a população deveria estar avisada dessa lei do capacete porque eu mesmo ainda não sabia que estava em vigor, mas se a população já estiver toda sabendo da lei, temos que cumprir a lei”, opinou.

Capinzal do Norte tem trânsito pequeno

“Capacete é de uso obrigatório, mas aqui em Capinzal não respeitamos pelo fato do trânsito ser pequeno. Mas se eles querem exigir que usemos, sou de acordo. Mas tem que avisar a população e mandar sinalizar a cidade. Como eles cobram que respeitemos a sinalização se ela não existe aqui”, interroga um condutor.
Centro Comercial de Capinzal do Norte 
Sem sinalização, não pode haver multas no trânsito

“É sabido que em Capinzal do Norte a sinalização de trânsito é precária; poderia até dizer que não existe sinalização de trânsito, que não estaria cometendo nenhuma injustiça.”

“Como tenho recebido várias consultas sobre multas de trânsito em Capinzal, resolvi me debruçar um pouco sobre esses casos. O que me saltou aos olhos foi o fato de muitas dessas multas estarem estritamente ligadas com a inobservância à sinalização.

Sobre esse tema, é importante observarmos o que determina o Código de Trânsito Brasileiro: Art. 90. Não serão aplicadas as sanções previstas neste Código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta.

O artigo acima citado é claro em afirmar que NÃO serão aplicadas sanções quando a sinalização for insuficiente ou incorreta. Nesse mesmo sentido, vejamos esse julgado do TJPR: “Ausência de sinalização no suposto local de ocorrência da infração. anulação do auto de infração diante da deficiência na sinalização de trânsito aplicabilidade do art. 90 CTB”. (TJPR - 3ª TURMA RECURSAL- 0030529-32.2014.8.16.0182/0 – CURITIBA).” Escreveu um leitor de Capinzal que foi multado.

O blog do Carlinhos vai procurar o Departamento da Polícia Militar de Capinzal do Norte para ouvir a versão da PM sobre essas operações e o setor responsável da Prefeitura sobre a precária sinalização de trânsito na cidade. 
Mais fotos em continua...

Fotos registradas nesta terça-feira, dia 20




Cidade pequena, trânsito sem sinalização e tranquilo 




25 comentários:

  1. Pra frente Maranhão. esse é o governo de todos

    ResponderExcluir
  2. Eles só querem saber de dinheiro! Um cara perigoso já esfaqueou muita gente aí na nossa cidade e nunca foi preso,e agora eles vem atrás de capacete... Mais respeito com a população né?
    Isso é uma vergonha essa polícia daki viu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitor existe a Polícia Militar e Civil cada uma com suas competências procure saber o funcionamento de ambas para depois tecer um comentário de respaldo

      Excluir
  3. O que queremos? acabar com a corrupção. Como? descumprindo as leis. Viva o Brasil. É por isso que o transito brasileiro é o que mais mata no mundo. Na hora que a policia começa a agir as pessoas criticam. Simples, apenas cumpram a lei. Tire sua habilitação, pague o IPVA do seu trasporte e estacione em lugar recomendado.

    ResponderExcluir
  4. Bando de abestado sem sinalização já são multados a maioria não sabe nem dar sinal em uma motocicleta e nem estacionar do lado certo da calçada imagina se fosse tudo sinalizado seria uma piada kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Ao que parece Capinzal do Norte não tem nenhum tipo de convenio com DETRAN no que diz respeito a sinalização. E o pq de tantas multas?

    ResponderExcluir
  6. O Código de Transito Brasileiro (CTB) nos seus artigos não fala que só cidade grande tem que cumprir as normas e sim e para todos.... Quem faz os programas educativos no trânsito não é a Polícia Militar e sim o Órgão de Trânsito ou seja o DETRAN
    Sr Blogueiro procure CIRETRAN responsável por Capinzal
    A Polícia está fazendo o que lhe compete fazer cumprir as leis.
    Dica: Como temos direitos também há deveres e esse ultimo não temos o costume de conhecer!

    ResponderExcluir
  7. Pra frente Maranhão. esse é o governo de todos

    ResponderExcluir
  8. Minha opinião é que capinzal uma cidade MT pequena , não era pra Volga a respeito da PM aplicar multas . Muitos mais fácil e prático eles educar os condutores pois uma cidade sem sinalização de nada ...

    ResponderExcluir
  9. Voce ja imaginou estes motoqueiro do interior do maranhao c educado? Eles acha q kapacete é para proteger o guarda, ainda insinua q o guarda ta errado e q a culpa de c multado é do governo

    ResponderExcluir
  10. a população prescisa de respeito e não ser desrespeitada pra mim a maior autoridade da cidade é o prefeito foi assim que aprendi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendeu errado....
      O prefeito e gestor municipal ou seja cuida da cidade.....
      Não existe maior ou menor autoridade numa cidade pois cada um tem suas obrigações....
      Ninguém está acima da lei!

      Excluir
  11. O uso do capacete todos motociclista deve ter conciencia que o uso do capacete salva nao e a vida da policia mas sim a sua vc usuario....varios acidente da regiao se tivesse usando capacete a vitima nao teria ido a obito....capacete salva vidas em acidente entendam e compriendam...e bom pra todos...nos

    ResponderExcluir
  12. O que me revolta é pagar
    Pra está com os veículos em dia.
    Taxas de habilitação..se vc. Não tiver dinheiro, não tira.

    Pagar todos os impostos..
    Ai vem um é do nada tira seus direitos.

    Moto parada..e colocam como falta de capacete...Se tivesse andando na contra mão..
    Ou se realmente tivesse em vigor aqui na cidade,e pegassem em flagrante....tudo bem,mais nem eles sabem dizer o motivo da multa.

    ResponderExcluir
  13. Já questionei eles a respeito da sinalização... fui informada que a sinalização é de competência da prefeitura Municipal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, o legislador foi inteligente. Se a prefeitura quiser aplicar multa tem sinalizar. Mas não precisa de sinalização para a pessoa usar capacete, habilitação, ipva pago. Pra isso não precisa de sinalização.

      Excluir
  14. E estacionamento errado inclusive nassa esquina da farmácia entrando air na Gerino Silvia o povo estaciona as motos em cima do local que os carros estão passando não respeita os 5 metros depois da esquina

    ResponderExcluir
  15. Capacete é de uso obrigatório,mas aqui em Capinzal não respeitamos pelo fato do trânsito ser pequeno.
    Mas se eles querem exigir que usemos,sou de acordo.
    Mas tem que avisar a população e mandar sinalizar a cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem que avisar nada. Lei é Lei. A partir do momento que o congresso aprova e o presidente sanciona já está valendo para toda a população. É só ver a quantidade de gente morri ou fica aleijado todo final de semana. É só pesquisar nesse blog. Toda semana tem uma noticia de acidente de transito com morte. E a Culpa é de quem? de Deus? É pq Deus quiz? não, acontece pq as pessoas não respeitam as leis e no caso de transito não repeitar as leis significa: morte.

      Excluir
  16. Bonito é o cara perder uma habilitação por causa de multas aki dentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então faça a sua parte e não será multado! Ainda mais esse Advogado idiota que postou esse artigo no face sem saber que as alegações dele não se aplicam as multas que foram feitas, uma vez que todos aqui sabem que na Av. Conego Alteredo tem sinalização de estacionamento horinzontal, nós aqui do ponto de taxi estamos satisfeitos com a atuação da PM pois a lei é para todos!

      Excluir
  17. Capinzal do Norte é lugar de povo ignorante, não conhece as leis e ficam som esse mimimi depois que são multados. O pior é que só tem liso aqui.

    ResponderExcluir
  18. Concordo que uma cidade sinalizada ajudaria bastante ,inclusive no serviço das autoridades.O problema é que a maior parte das notificações APLICADAS independem da sinalização, pois estão relacionadas com a imprudência de certos "condutores" que insistem em descumprir as normas de trânsito.Infrações como: conduzir veículo sem possuir CNH, conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado e registrado, embriaguez ao volante, conduzir motocicleta sem os itens obrigatórios , etc. Resumindo, se não quer ser notificado basta apenas fazer o correto, do contrário , assuma seu erro e pague sua Pena.

    ResponderExcluir
  19. Eu quero que a Polícia prendam essas motos irregulares e multem mesmo esses condutores que andam transgredindo a lei nessa cidade aê e se possível podem trazer aqui pra Bacabal MA que tem o órgão do Governo o Detran.kkkkkkkkkkAndou irregular tem que pagar!!!Lei foi feita pra ser cumprida e quer dizer agora que a culpa é do goververno se vc anda em desfavor da lei?

    ResponderExcluir
  20. Essas pessoas que andam transgredindo a lei sao as primeiras a matarem,morrerem e deixarem eles ou elas deficientes pro resto da vida.
    Falei.

    ResponderExcluir