Compartilhe essa Notícia:



Nesta semana, foi divulgado nos meios de comunicações de Pedreiras que o trânsito na área central da cidade passará por uma grande reformulação a partir do mês de abril. As informações causaram fortes repercussões na cidade e boa parte dos moradores se posicionou contrária às mudanças.

Segundo informações da Prefeitura, as mudanças vêm após estudos numa parceria entre o município de Pedreiras, por meio Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, e o Departamento de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA), com o objetivo de dar mais fluidez aos itinerários e estacionamentos de vias do centro comercial da cidade.
 
De acordo com a nova reformulação, a Rua Maneco Rêgo passará a ter mão única
Mudanças que serão adotadas:

- Rua Maneco Rêgo passará a ter mão única a partir da sede da 7ª Ciretran, passando pelo Banco do Brasil, Viva Cidadão, até a Praça do Jardim;

- Rua Miguel Atta será totalmente via de mão única com saída desde a rotatória que será instalada nas proximidades do Estádio Pilizão e INSS até a Avenida Rio Branco;

- Rua Ciro Rêgo partindo da saída do Mercado Central, próximo ao Beco da Noroeste, seguindo sentido Asa Néfron, Frango Dourado, indo até o cruzamento da Rua Miguel Atta;

- Rua Crescêncio Raposo, seguindo pelo Correios, passando pela entrada do Anfiteatro Dom Jacinto Brito, IEMA, até o cruzamento da Travessa José Eusébio, que dá acesso ao Santuário de São Benedito;

- Praça do Jardim passará a ter circulação em sentido horário.

No entanto, o projeto de mudança no trânsito da cidade recebeu críticas até do presidente da Câmara Municipal, o vereador Bruno Curvina.




Na sessão da Câmara Municipal desta sexta-feira (22), o vereador Totinho Sampaio, também da base de apoio do prefeito, se posicionou contrário às mudanças.
 
"Vereador Totinho Sampaio disse que é contra a mudança no trânsito,  como foi anunciada, muita coisa teria que ser feita antes." reprodução do grupo de Whatsapp Faça um Bom negócio  
Em meio às polêmicas, o Secretário de Segurança e Trânsito do município, Rodrigo Assaiante, emitiu uma nota de esclarecimento. Segundo a nota do secretário, o projeto não foi elaborado do dia pra noite, e foi elaborado com base em estudos feitos por técnicos e engenheiros de trânsito, cujo objetivo é dar uma maior fluidez e aumentar os estacionamentos.

Confira o que disse Rodrigo Assaiante:
 
Rodrigo Assaiante – Secretário de Segurança e Trânsito de Pedreiras – MA/Foto: Sandro Vagner

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante da notícia veiculada na última terça-feira nos meios de comunicação de nossa cidade, informando sobre algumas mudanças no trânsito de Pedreiras, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito reforça seu compromisso de atender e esclarecer a toda a população pedreirense sobre a nova rotina adotada. No entanto, pontuamos que talvez essa postura não seja necessária, já que a partir da outra semana intensificaremos a divulgação dessas alterações.

É preciso ressaltar que todas as mudanças apresentadas não foram feitas do dia para a noite, pelo contrário, elas refletem um projeto antigo, de 2017, que estava engavetado, mas que à época fora feito por TÉCNICOS DO DETRAN/MA, ENGENHEIROS DE TRÂNSITO E OUTRAS PESSOAS ALTAMENTE GABARITADAS PARA TAL FIM.

Além disso, todas as medidas INICIALMENTE apresentadas foram discutidas com os órgãos técnicos ligados ao assunto, como por exemplo o CIRETRAN de nossa cidade e com a Sra. Larissa Habdala, Diretora do DETRAN/MA, que prontamente direcionou profissionais de sua equipe para auxiliarem na formulação/implementação das propostas ora apresentadas. Outras medidas no futuro serão apresentadas e representarão atuações mais profundas e estruturais.

Diante disso, ressaltamos que a opinião de todos é válida, muito válida por sinal, inclusive algumas já foram prontamente anotadas pela nossa equipe, mas imaginamos que a grande maioria não tenha o aparato técnico necessário para alterar a proposta divulgada, que diga-se de passagem foi minuciosamente debatida por ESPECIALISTAS (Rosetania Farias, Coordenadora de Educação para o Trânsito; Eliseu Prazeres, Chefe da Divisão e Engenharia de Trânsito, dentre outros), que, ao analisarem o catastrófico cenário do trânsito e mobilidade local, sugeriram as mudanças em questão. No entanto, somos sabedores que algumas pessoas de nossa cidade já estão se mobilizando para tentarem barrar as mudanças anunciadas. O QUE NÃO NOS ASSUSTA, POIS TEMOS A PLENA CERTEZA QUE APRESENTAMOS UMA BOA ALTERNATIVA PARA DEMANDA EM QUESTÃO.

Em relação a isso só uma coisa precisa ser dita: o Secretário Municipal de Trânsito não ocupa tal cargo para fazer política, mas para trabalhar por Pedreiras e proporcionar bem estar a todos os cidadãos. Se quiserem fazer JOGATINAS POLÍTICAS, priorizando interesses pessoais/financeiros, que façam. A proposta que apresentei é técnica e feita por quem sabe do que está fazendo. A PRINCÍPIO É ISSO.

Outro ponto que merece destaque é o fato de que tudo o que fizemos foi baseado na discricionariedade que goza o Poder Executivo, e este Secretário, para instaurar medidas aptas a proporcionarem o bem comum, ainda que para isso seja necessário mudar a rotina de algumas pessoas.

Reitero mais uma vez minha disponibilidade em atender a todos.

Rodrigo Assaiante
Secretário Municipal de Segurança e Trânsito de Pedreiras/MA.

De fato, as reformulações são históricas e devem ser discutidas em reuniões e audiências públicas.

Ainda nas redes sociais, o blog do Carlinhos colheu uma interessante sugestão do servidor do Ministério Público de Pedreiras, Marcus Krause. Leia.

Grupo de Whatsapp J9 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

25 Comentários

  1. Aqui tudo que se tenta fazer para melhorar o povo reclama.

    ResponderExcluir
  2. Esses aí estão contra porque o que estava antes, como secretário, não fez nada mais que mamar nas tetas da viúva. Rodrigo, vai em frente. Aproveita a oportunidade pra organizar o trânsito. Os transeuntes agradecem.

    ResponderExcluir
  3. Esses vereadores só querem aparecer

    ResponderExcluir
  4. Até hoje me pergunto pq os membros do legislativo querem usurpar o poder do executivo, pois vejo vereadores postando asfalto em ruas, inauguração de posto de saúde e de Ponte. Mas o verdadeiro trabalho deles ainda não apareceu.
    Seria bom eles mostrarem para que foram eleitos e não ficar pegando carona nos projetos dos outros.

    ResponderExcluir
  5. Quando não vazem nada o povo reclama,quando fazem alguma coisa que vai beneficiar, os mesmos reclamam também, desse jeito tá dificíl.

    ResponderExcluir
  6. Nunca houve uma Câmara de vereadores na história de pedreiras tão incompetente e sumida #trocatudo

    ResponderExcluir
  7. Meus amigos tem quer ser mão única e também a Travessa carvalinho a do nonatinho tercido

    ResponderExcluir
  8. SRS Vereadores, por favor procurem se informar sobre os fatos, incosuvei pq os senhores foram convidados para essa discussão e siquer apareceram, ocorreram várias reuniões, com a presença de repreerepresen da policia, Detran, CDL, prefeitura, sociedade civil, essas mudanças foram amplamente discutidas, vc envergonham nossa cidade!!! Avante com as mudanças secretário, não se intimide com fogo amigo de quem quer tomar o lugar do prefeito antes mesmo das eleicele!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns secretario,vc está fazendo um ótimo trabalho e tudo que de novo nesta cidade sempre tem uns vereadores babacas para bate contra uma mudança dessas essencial para o nosso município.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns secretario,vc está fazendo um ótimo trabalho e tudo que de novo nesta cidade sempre tem uns vereadores babacas para bate contra uma mudança dessas essencial para o nosso município.

    ResponderExcluir
  11. Secretário por favor nos informe se nesse projeto já tem as vagas reservadas para Pessoas com Deficiência e Idosos? A cidade de Pedreiras nunca teve as vagas reservadas citadas.

    ResponderExcluir
  12. Esses dois vereadores que se posicionaram contra nunca fizeram nada por Pedreiras. Já que vocês não trabalham por pedreiras deixe o Rodrigo trabalhar. Parem de procurar chifre na cabeça de cavalos

    ResponderExcluir
  13. Sobre os vereadores que se posicionaram contra:
    Quem é Totinho, o que fez por Pedreiras? Quais projetos. Vereadores se vocês tem uma idéia melhor pois apresenta. Se não que seja feita a mudança apresentada pelo Rodrigo e rápido que esse trânsito tá caótico e vergonhoso bem como a gestão do prefeito e a dos parlamentares .

    ResponderExcluir
  14. Não é questão de atacar por atacar, mas de ser lógico. O fluxo já é difícil e com várias ruas se tornando mão única, as opções de tráfego diminuem e fica mais difícil ainda circular. Trechos como a Miguel Atta e a Maneco Rego não tem trânsito ruim por são vias de mão dupla, mas porque se permite estacionamento em local proibido. Aí o que as "pessoas altamente gabaritadas" fazem: travam as opções de tráfego e nada fazem quanto à questão do estacionamento.

    ResponderExcluir
  15. Trabalhei 10 anos no Departamento Municipal de Trânsito de Pedreiras, sempre que se anuncia mudança surge vários comentários e opiniões que são válidos, pois ruim seria se ninguém tivesse opinião. Mas entendo que uma mudanças como essas tem que ser discutida com a sociedade Pedreirense sim, pois mesmo o projeto sendo elaborado por "especialistas" que vive em outra realidade e não vive o dia-a-dia da população. Na verdade a população deveria ter sido ouvida antes da elaboração do projeto, por meio de audiência pública como muitos aqui defendem. Também de nada vai adiantar fazer todas essas mudanças se não regulamentar a questão da carca/descarga na região central de Pedreiras, principalmente a questão do horário que deverá ser discutida com roda sociedade e organizações como sindicato do comércio, dos comerciários, ACIAP, sindicato dos arrumadores (estivadores) e outros. Entendo sim que deve haver mais discussões sobre o assunto, pois muito que aqui criticam ou elogiam podem dá sua opinião, afinal é sociedade Pedreirense que irá sofrer ou se beneficiar com essas mudanças.

    ResponderExcluir
  16. Municipal de Trânsito de Pedreiras, sempre que se anuncia mudança surge vários comentários e opiniões que são válidos, pois ruim seria se ninguém tivesse opinião. Mas entendo que uma mudanças como essas tem que ser discutida com a sociedade Pedreirense sim, pois mesmo o projeto sendo elaborado por "especialistas" que vive em outra realidade e não vive o dia-a-dia da população. Na verdade a população deveria ter sido ouvida antes da elaboração do projeto, por meio de audiência pública como muitos aqui defendem. Também de nada vai adiantar fazer todas essas mudanças se não regulamentar a questão da carca/descarga na região central de Pedreiras, principalmente a questão do horário que deverá ser discutida com roda sociedade e organizações como sindicato do comércio, dos comerciários, ACIAP, sindicato dos arrumadores (estivadores), Policia Militar, Agentes de Trânsito e outros. Entendo sim que deve haver mais discussões sobre o assunto, pois muito que aqui criticam ou elogiam podem dá sua opinião, afinal é sociedade Pedreirense que irá sofrer ou se beneficiar com essas mudanças. Antonio Carlos, Tefé/AM.

    ResponderExcluir
  17. Pedreiras é uma cidade que não houve planejamento para demandar este transito hoje existente na cidade, sobretudo, é necessário medidas urgentes para minimizar os graves problemas de tráfego e mobilidade da cidade. Contudo,temos uma Câmara de Vereadores c9mpletamente omissa e que preocupa-se apenas em criticar as opções estabelecidas pelos órgãos competentes, ora faca-me um favor você seu Presidente e demais vereadores deveriam apresentar projetos de Lei que culminassem em melhorias de mobilidade pra cidade, mas limitados como estão, jamais tem essa capacidade. Boa sorte Secretário tudo há um início e Pedreiras tem urgência das mudanças necessárias do trânsito, as pessoas tem que se adequarem as mudanças do Município. Está impossível a mobilidade na cidade.
    Os grandes centros organizados e etruturados, o condutor de veiculos dar enormes voltas em quarteirões para atender toda uma infraestrutura de trânsito, porque, que em Pedreiras as pessoas resistem nas mudanças?

    ResponderExcluir
  18. Sebastião C da Costa23 de março de 2019 às 11:17

    Srs.as mudanças são necessárias esse trânsito caótico de Pedreiras,necessita urgente delas,é que para uns quato pior melhor,temos uma única Rua para entrar e sair da Cidade na realidade é uma Rodovia,as ruas nos arredores é um caos,tratando-se da praça do Jardim que é o assunto em pauta a noite é uma tragédia,necessário é que tenha orientação por um bom tempo após orientação,fiscalização com autonomia senão virá baderna,sempre aparece um ou outro que acham que podem mais que outros pelo simples fato de ter um carrão e ter mais dinheiro que outros.
    Se por acaso houver algum erro de projeto,conserta-se.

    ResponderExcluir
  19. RAPAZ, A POPULAÇÃO AGRADECE ESSA MUDANÇA. INCLUSIVE PARABENIZO O EX LISO POR TER TIDO A CORAGEM DE TER EXONERADO O SECRETÁRIO ANTERIOR, QUE VINHA A PEDREIRAS SÓ TURISTAR. RODRIGO ASSAIANTE: MEUS PARABÉNS E APROVEITO PRA DIZER:SINCERAMENTE, ESSES VEREADORES SO SERVEM PRA UMA COISA: MOSTRAR QUE MAIS UMA VEZ E PRECISO BANIR A MAIORIA DELES. QUE CHEGUE LOGO 2020! Assina EUZINHA.

    ResponderExcluir
  20. A maioria dos condutores de Pedreiras não são habilitados, não obedecem sinalização e muito menos vão se adequar a essas mudanças, para ter um resultado positivo tem que ter uma fiscalização forte e contundente inclusive coibindo condutores não habilitados e conduzindo de forma perigosa.

    ResponderExcluir
  21. cidade esta precisando mesmo de asfalto cidade esta toda cheia de buracos coisa feia ate avenida rio Branco so tem buraco que negocio de mudanças no transito nada tem nada aver e so colocar os Guarda para fazer trabalho deles não fica dentro das lojas querendo fazer venda isso e feio tome suas devidas providencias cidade de buracos!

    ResponderExcluir
  22. Vereadores fracos. Reclamam e não fazem nada para ajudar nossa cidade. Fracos!

    ResponderExcluir
  23. só tem intendido rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  24. Concordo plenamente com o secretário de trânsito.

    ResponderExcluir
  25. Total apoio à iniciativa,o trânsito de pedreiras encontra-se caótico.Parabens aos percursores dessa ação em prol da população.E com relação a esse presidente da câmara de pedreiras?Ele é um patético que quer mostrar serviço.AVANTE Rodrigo assaiante.

    ResponderExcluir