A oposição política no município de Esperantinópolis (MA) está fragmentada em vários nomes, porém, se uma liderança, um nome consolidado que seja capaz de unir os opositores em torno de um grupo forte para fazer frente ao governo do prefeito Aluisinho do Posto. 
Foi-se o tempo...
A oposição ao prefeito limita-se, quase que exclusivamente nas redes sociais. Cerca de 10 pessoas que participaram do governo municipal anterior aperta o governo com severas críticas. Porém, longe das plataformas onlines das redes sociais (whatsapp, facebook, etc), o prefeito Aluisinho do Posto conduz um governo tranquilo.

A tranquilidade, principalmente, vem desse detalhe importantíssimo: a oposição não dispõe de um nome consolidado que levante a bandeira da esperança no distante 2020.  

Parece loucura falar de 2020, quando ainda temos um importante pleito no ano que vem, em 2018! Porém, deixo bem claro que estamos frisando a falta que um líder indiscutível faz hoje (independente dele registrar ou não candidatura a prefeitura, no pleito de 2020). Alguém duvida que um “Cabeça”, reconhecido por todos como liderança, aglutina povo e fortalece o grupo? Agora, felizmente ou infelizmente, um líder para ser líder de um grupo de oposição, ele tem que necessariamente, levar em seus ombros, o estigma de ser o candidato a prefeito... O homem que carregará as esperanças de milhares que querem deixar de ser oposição para virar governo. Portanto, não é que eu esteja precipitando algo, mas é que é impossível não falar de líder político de um município, esquecendo o próximo pleito municipal.
  
Mas independente disso, assim, acéfala, sem comando definido, a oposição se  lançar seus dardos no pirotecnismo das redes sociais.
Oposição denuncia o péssimo armazenamento da merenda escola em Esperantinópolis 
_______________

Oposição não dá um minuto de trégua ao prefeito de Esperantinópolis

Carlinhos, fica atento para o Lúcio Vieira, ele é um termômetro: atacava e agora elogia... 
A orfandade dos opositores se deve, principalmente, ao afastamento do ex-prefeito Dr. Raimundinho, do cenário político local. Raimundinho, que tem o papel natural de "líder Máximo da Oposição", após encerrar seu mandato, afastou-se da cidade; refugiou-se na distante região tocantina, trabalhando em municípios do sul maranhense... Posso estar engando, mas a atitude do Raimundo leva-me a acreditar que ele abdicou do papel de líder. 

O ex-prefeito Dr. Raimundinho, afastou-se de tal modo do município que ele governou, que sequer ele veio participar da distribuição de peixes na última Semana Santa, realizada pelo ex-deputado Raimundo Louro e o deputado estadual Vinicius Louro. Para amigos íntimos, Raimundo Louro falou do episódio com certa frustração. “Eu convidei ele para vir participar da entrega dos peixes; ele disse que vinha, que não vinha, que vinha... até que ele nos despachou, com a explicação que não achou outro médico para substituí-lo no dia. Meu amigo, se ele quisesse vir mesmo, ele vinha”, disse Raimundo Louro.
Continua...


Raimundinho tem que avaliar melhor se realmente ele desistiu da política. Esperantinópolis não é Poção de Pedras, mas em um rápido comparativo, lembro que o então prefeito Gildásio Angelo perdeu as eleições para o empresário Cascaria em 2012 e se refugiou em São Luís durante três anos e meio. Retornava poucas vezes ao município, e nas eleições de 2016, ele se apresentou como candidato a prefeito, fez uma pré-campanha forte, animada, com muitas adesões... "ele vai ganhar", gritavam seus aliados; porém, acabou derrotado com mais de 1.300 votos, novamente para o empresário Cascaria. – Será se o ex-prefeito tivesse mantido uma presença constante em seu município, ele não estaria hoje no cargo de prefeito? A distância do eleitorado também acaba com a influência de um líder político. O caso do Gildásio é bem sugestivo. Ele já abandonou novamente o município e vive do emprego que conseguiu na Famem.

Ainda sobre a falta de líder na oposição

Em decorrência da grave acefalia que acomete os opositores da “Terra da Esperança”, um pequeno grupo, surpreendentemente, começou a “namorar” o atual vice-prefeito Dr. Rogério Almeida; (perceba como esse povo largado, abandonado está ávido por uma liderança que os conduza...foram procurar quem?); lembrando que no começo do novo mandato, Dr. Rogério, era disparado, a figura governista mais odiada pelos opositores que agem de plantão nas redes sociais esperantinopenses. Casos do aumento de salários ou o folclórico “aluguel camarada” foram os ápices dessa discussão (esculhambações). Os oposicionistas usaram principalmente esses temas para vociferar todo o rancor contra o advogado "que abandonou o grupo deles para ser o vice de Aluisinho do Posto." O rancor contra Rogério era muito grande...mas...

Mas como toda noite tem um amanhã, ao perceberem uma cisão, uma leve discordância entre o prefeito e o vice, rapidamente, alguns dos "órfãos do Foquitão”  se esqueceram da suposta “trairagem rogereana” e se entregaram nos braços do brilhante advogado previdenciário.

Olha, em decorrência ou em virtude desse novo amor, nunca mais se falou de "aluguel camarada' nas redes sociais. "Rogério é o Santo dos Santos!" Os oposicionistas querem mesmo é que Dr. Rogério, - o homem que ajudou Aluisinho a derrotá-los, rompa  definitivamente com o prefeito e assuma a liderança absoluta da oposição. "Agora nós temos um líder forte, um cara com recurso, respeitado e honrado para ficar em nossa frente!" 

No dia 9 de abril, o blog fez até um postagem com uma interessante indagação, era o vislumbre do que estamos escrevendo hoje. Por que o vice-prefeito de Esperantinópolis se transformou no queridinho da oposição? - Reveja, clique aqui!!! 

Dr. Rogério Almeida, que de besta não tem nada, mas sonha em chegar ao cargo de prefeito de seu município, analisa, na ponta do lápis, se vale apena mesmo romper com o prefeito neste momento, agora; fato que resultaria na perda das benesses, do status da condição de governista para vestir a surrada camisa que lhe oferece o povo da oposição.

No caso de rompimento tão cedo, as perdas seriam altas; sem falar no problema grave que geraria na esfera estadual, já que o prefeito e o vice são filiados no mesmo partido, o PCdoB, do governador Flávio Dino. Os investimentos também seriam elevados para Rogério Almeida, porque faltam longos três anos para a campanha de 2020... assumir um grupo nestas condições seria oneroso... mas se assumir mesmo, (com a reeleição ainda valendo) ele chegaria consolidado com o grande adversário de Aluisinho do Posto, provavelmente, com apoio dos ex-prefeitos Dr. Raimundinho e Henrique Muniz. Não descarto a vinda de mais três que anda muito insatisfeito com o tratamento que estão recebendo no atual governo.
Soube que o Palácio dos Leões já se meteu nesta peleja:
"Rogério, o prefeito é o Aluisinho!"
Os finalmente...

Bom, são essas as minhas observações sobre a atualidade da política de Esperantinópolis; a conversa iria ainda mais longe,  porém, vou dá um ponto final por aqui  (Não entrarei nesta besteira de paraquedista estrangeiros endinheirados). Existe mais um nome, que considero interessante e pode ser uma alternativa a acefalia que impera na oposição. Prometi divulgá-lo hoje, em alguns grupos de Esperantinópolis, mas, sabe de uma coisa, vou segurar por mais uns dias.Também analisarei esse nome com calma. trata-se de uma pessoa natural do município... inclusive pode entrar na pauta, caso Rogério Almeida não queira assumir a paternidade da oposição e Dr. Raimundinho continue o seu exílio idílico na bela Região Tocantina...
"O que eu quero agora da vida, eu não sei ainda, acho que quero paz e tranquilidade!"
________________________

- Bom final de semana a todos... Vou ali na Câmara de Pedreiras para fazer cobertura da sessão solene: hoje é aniversário de 97 de Pedreiras. Abraços, meus amigos!!!