Presidente divulgou a informação em uma transmissão ao vivo em suas redes sociais neste sábado (12). Rússia concentra tropas na fronteira com a Ucrânia, movimentação aumentou tensão na região.

Bolsonaro recebe o presidente russo, Vladimir Putin, em novembro de 2019. — Foto: Alan Santos/PR

Em meio à tensão com a Ucrânia, o presidente Jair Bolsonaro confirmou neste sábado (12) que viajará à Rússia na próxima segunda-feira (14) .

A viagem começou a ser planejada em dezembro do ano passado. Na ocasião, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que gostaria de estreitar a cooperação com o Brasil em diversas áreas.

Especialistas ouvidos pelo g1 consideram que a viagem é importante, mas, neste momento, "ruim" e "inoportuna". Isso, pois, o pano de fundo da visita é a movimentação de tropas e os exercícios militares na fronteira com a Ucrânia e a acusação dos EUA de que a Rússia planeja invadir o país vizinho, o que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nega. Temendo a iminência de uma guerra, países ocidentais orientaram seus cidadãos a deixar a Ucrânia

Durante uma transmissão ao vivo em rede social, Bolsonaro disse neste sábado (12) que foi convidado pelo presidente Vladimir Putin e que o Brasil depende de fertilizantes da Rússia.

“Fui convidado pelo presidente Putin. O Brasil depende de grande parte de fertilizantes da Rússia, da Bielorrússia. Levaremos um grupo de ministros também para tratarmos de outros assuntos”, disse o presidente.

“Interessa ao nosso país como energia, defesa e Agricultura. A gente pede a Deus que reine a paz no mundo para o bem de todos nós”, declarou.

Fonte - g1