Compartilhe essa Notícia:


Postei uma matéria ontem (28), que, diga-se de passagem, está sendo incrivelmente acessada, sobre a saída do Knor da CAEMA, e, em poucas horas, a caixa de mensagem do facebook do Blog amanheceu repleta de reclamações dos munícipes poçopedrenses sobre o  péssimo serviço que a CAEMA tem prestado na cidade.

E mal o dia clareou, recebi uma ligação de um grupo de moradores da Vila Borges que fez a mesma reclamação: as moradias daquele bairro, que fica ao lado da caixa d’água da Caema e ruas próximas a ela, como as Ruas Joaquim Salviano, 7 de Setembro e Almirante Barroso, estão sem água.

A população reclama que as torneiras de suas casas estão, há pelos menos oito dias, sem cair um único pingo d’água. Buscamos entrar em contato com a CAEMA, mas o que parece, a empresa não tem telefones fixos em Poção de Pedras. Os funcionários disponibilizam os números de seus celulares pessoais para ouvir as reclamações dos consumidores e nenhum desses números chegou até o Blog, imagine a população que precisa reclamar?

Sobre isso, eu tenho o seguinte entendimento: no período em que Knor esteve como responsável pela Caema, havia água, pouca em abundância, jorrando pelas torneiras, sem ele, o abastecimento de água virou uma calamidade.

Ironicamente, essas comunidades que vivem adjacentes à caixa d’água da Caema e que estão sem água há vários dias ainda são obrigadas suportar a visão da água potável sendo derramada da caixa todos os dias. É, sem dúvida, uma falta de respeito com o cidadão que se esforça para pagar as contas de água. Já está na hora do Ministério Público se posicionar sobre o problema e fazer algo em favor da população que sofre com a falta regular desse líquido tão precioso e indispensável a vida. 

Em Esperantinópolis, o promotor Dr. Paulo Roberto acionou a Caema, multou a empresa e o presidente da empresa e, rapidinho, o problema crônico de falta de águia foi resolvido naquela cidade.

A experiência de Esperantinópolis pode ser aplicada em Poção de Pedras e a população sofrida agradecerá o empenho de suas autoridades para sanar de vez esse insuportável problema da falta de água na cidade.
Caixa d`água que abastece Poção de Pedras
e famílias poçopedrenses recorrendo a poços medievais para conseguir o precioso líquido.
(fotos: Blog Flagras de Poção)
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

9 Comentários

  1. Carlinhos, só me responda uma coisa: ONDE ESTÁ A PROMOTORA de Poção? Ela pode fazer o mesmo q o promotor de Esperantinopolis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filho(a) leia a notícia abaixo!!! Essa requisição sua já fora atendida há tempos pela Promotora de Justiça de Poção de Pedras!!! Falta somente executar a CAEMA cobrando a multa imposta pelo juiz...é questão de tempo.

      Excluir
  2. POÇÃO DE PEDRAS - Justiça determina à Caema a normalização de abastecimento de água

    Imprimir

    Publicado em Segunda, 19 Novembro 2012 17:22
    Acessos: 112

    poção de pedrasA falta de funcionamento de dois poços da empresa no município prejudica 40% dos moradores

    A Justiça concedeu, em 12 de novembro, liminar determinando à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) a normalização do fornecimento de água aos habitantes do município de Poção de Pedras (a 332 Km de São Luís).

    A decisão, assinada pelo juiz Rômulo Lago e Cruz, é resultado da Ação Civil Pública ajuizada, em 6 de novembro, pela promotora de Justiça daquela comarca, Elisete Pereira dos Santos.

    A liminar estabeleceu prazo máximo de 48 horas para seu cumprimento, sob pena de multa diária de R$ 20 mil. Também determinou a contratação, em 24 horas, de caminhões-pipa para normalizar o fornecimento de água aos moradores da cidade.

    "ESTRUTURA ARCAICA E INEFICIENTE"

    Na ação, a representante do Ministério Público do Maranhão (MPMA) classifica como "grave" a situação do abastecimento de água na cidade. A promotora Elisete Pereira dos Santos destaca a necessidade da perfuração de mais dois poços tubulares para atender a demanda dos moradores no município, com base em vistoria feita pelo MPMA no dia 10 de outubro.

    A necessidade é reforçada por um laudo assinado pelos técnicos da Caema, no qual estes atribuem o abastecimento irregular de água ao não funcionamento de dois poços da empresa. De acordo com os técnicos, o problema prejudica o abastecimento de, pelo menos, 40% dos moradores do município.

    Para a promotora, o problema nos poços é resultado da falta de investimentos da Caema na manutenção ou expansão dos equipamentos de captação e armazenamento de água. "A Caema apresenta, em pleno século XXI, uma estrutura arcaica e ineficiente", classifica Elisete dos Santos.

    Ela também acrescenta que "a proteção aos poços é inexistente, o que permite que qualquer pessoa possa entrar nos cubículos dos poços e danificar o maquinário", finaliza.

    Redação: Adriano Rodrigues (CCOM-MPMA)

    ResponderExcluir
  3. Vamos votar todo mundo na Rosengana Sarney, que é pra continuar esta falta d'agua aqui em Poção de Pedras.

    ResponderExcluir
  4. O POVO TEM QUE IR AS RUAS, REINVIDICAR, FASER MOVIMENTOS, RECLAMAR ECT. CHEGA DISSO É HUMILHANTE, E O PIOR Q É QUE COM O KNOR TINHA AGUA TODO DIA, VAMOS MEU POVO FAZER UM BUZINAÇO ENFRENTE AO POSTO DA CAEMA NESTA SEXTA FEIRA AS 17:00HS TODOS LÁ COM LATA D'AGUA .

    ResponderExcluir
  5. AQUI NA RUA SAO SEBASTIAO A AGUA QUE VEM PRA CA E UMA NOITE E OUTRA NAO QUANDO AMANHECE O DIA FALTA AGUA E TODO FIM DO MES CHEGA A CONTA SEM A GENTE GASTAR AGUA POR QUE A NOITE AGENTE DORME MUITAS PESSOAS NAO TEM CAIXA DA/AGUA PRA JUNTAR AGUA.

    ResponderExcluir
  6. Aqui na vila borges ta com mas de 10dias que nao vem agua mas o talao vem pra paga se apromotora pasase um dia sem agua ela ja tinhatomado providencia mas e como dizem pimenta nos olho dos outros e refresco no nosso ne

    ResponderExcluir
  7. Quando chega agua aqui em casa eu me banho com sabão de coco bem limpinha que nao sei quando ela vem denovo.

    ResponderExcluir
  8. Eu confio no cascaria , to com uma perna pra fazer uma operação mas só vou fazer no hospital dele em janeiro. 2013 ele prometeu e eu cofio que ele vai fazer.

    ResponderExcluir