Compartilhe essa Notícia:

Encerrada a reunião com gestores de saúde em Pedreiras, na quarta-feira, dia 7, o secretário de Estado de Saúde do Maranhão, Dr. Marcos Pachêco, a convite da prefeita Eudina Costa, visitou o Hospital Maternidade de Bernardo do Mearim.  A unidade que recebia pacientes de vários municípios da região, precisou fechar as portas no início deste ano por falta de recursos para sua manutenção.

A visita do secretário ao Hospital de 20 leitos de Bernardo do Mearim foi acompanhada pelos anfitriões Eudina Costa, prefeita do município; o secretário municipal de Saúde José Pereira e o marido da prefeita, o engenheiro Totota, secretários municipais e vereadores. Participaram da visita a gestora da Regional de Saúde de Pedreiras, Valdete Cruz; o prefeito de Poção de Pedras Júnior Cascaria, o secretário de Saúde de Poção de Pedras, Fonsequinha e o empresário de Esperantinópolis, Aluisinho do Posto.  

A Prefeita Eudina Costa reabriu parte do hospital recentemente para alguns atendimentos. O secretário conversou com usuários que aguardavam atendimentos e funcionários da unidade. Ele conheceu a estrutura do Hospital inaugurada em 2013 e elogiou o bom estado de conservação do mesmo; Marcos Pachêco também se comprometeu em fazer esforços para que a população possa usufruir ainda mais daquele hospital. Nesse primeiro momento,  funciona como ambulatório, consultas e exames.

“A ideia é entender Bernardo do Mearim dentro de uma estrutura regional, qualquer tipo de atendimento hospitalar que será oferecido, é preciso que hospital volte a funcionar, e foi isso que discutimos aqui. A proposta é que a gente faça essa estrutura funcionar paulatinamente, com as possibilidades que nós temos, tanto da prefeitura como por parte da Secretaria de Saúde”, explicou o secretário Marcos Pachêco.
Sobre o retorno das atividades normais do hospital, Marcos Pacheco disse que o planejamento é para os próximos três meses. “A ideia nossa é que nos próximos 90 dias retornaremos aos poucos as atividades com um planejamento que chamamos de conglomerado assistencial, que é uma proposta da regionalização da saúde, isto é, não é todo o município fazendo tudo, mas todos fazendo algo por todos”, concluiu o secretário.
Continua...

“A reabertura do nosso hospital é, neste momento, a prioridade de nossa gestão; estamos sofrendo muito desde que ele foi fechado por falta de recursos para mantê-lo funcionando. Não foi nada fácil para nós o dia que ele foi fechado;  mas naquele dia iniciou uma luta para que fosse reaberto e com funcionamento pleno. Agradeço ao líder Raimundo Louro, ao deputado estadual Vinícius Louro; os dois sempre estiveram ao lado do povo de Bernardo do Mearm e da região para que nosso hospital voltasse a funcionar. E agradeço a visita do secretário Marcos Pachêco. Ele se mostrou sensível para essa realidade, compreendeu que o nosso município é pequeno e não tem mesmo condições de arcar com o funcionamento de um hospital desse porte e se comprometeu em fazê-lo funcionar plenamente em pouco tempo. Estamos confiante que o hospital continuará aberto e jamais será fechado novamente”, disse Eudina Costa.

O hospital com 20 leitos de Bernardo do Mearim foi inaugurado em abril de 2013 e custou R$ 3,51 milhões. Só com as máquinas, que agora estão paradas, o Estado gastou R$1,24 milhão. A unidade com 20 leitos deveria receber pacientes de Bernardo do Mearim e de outras seis cidades da região central do Maranhão, mas como informado, desde fevereiro, nenhum atendimento foi feito, porque a Prefeitura não dispõe de recursos próprios para manter o hospital funcionado. Para isso precisa renovar a parceria com o Estado.

Veja mais fotos da visita do secretário Marcos Pachêco

Chegada do secretário acompanhado de perto pelo prefeito de Poção de Pedras, Cascaria
O secretário e recepcionado pela prefeita, o esposo dela, vereadores e assessores 



Visita ao Hospital 
Marcos Pachêco cumprimenta servidores do hospital e usuários 

Visita as enfermarias





Marcos Pacheco ficou encantado com a estrutura do Hospital


Marcos Pachêco cumprimenta o médico Dr. Antônio que realiza plantões no hospital



Uma pausa para um rápido lanche


E para discutir a reabertura plena do Hospital de 20 leitos de Bernardo do Mearim



No final da vista, um momento para fotos 

Valdete Cruz ainda conversa detalhes com o secretário



⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

9 Comentários

  1. O problema é o gestor estadual q nao manda abrir esse mesmo, esse secretário ai não tem nenhuma autonomia pra fazer reabrir.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Prefeita Eudina. Lutou, lutou e lutou finalmente consegui reabrir o Hospital de Bernardo do Mearim. Oposição de Bernardo só quer para si mesmo não traz nada para o Município e fica querendo atrapalha a oposição de bernardo foi falar com o secretário para ele não vim até Bernardo do Mearim mais a Prefeita Eudina e com ajuda de Deus tocou no coração dele para ele vim. oposição vão procura o que fazer tenho pena de vcs ficão só atrapalhando o povo, isso e feio esse e meu recado.

    ResponderExcluir
  3. Essa prefeita não para de trabalhar, a cada dia vem surpreendendo mais e mais com tantas obras, e o bom é que ela mesmo nesta crise pesada está conseguindo concluir as obras dela. vi agora mesmo o estádio lindo demais, uma praça em frente a prefeitura e já ouvi comentários que ela vai inaugurar várias outras obras no aniversário da cidade. Essa prefeita não era nem pra ter oposição.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto ela trabalha, trabalha a oposição fica louca de raiva e de inveja e são todos uns picaretas que vivem perseguindo ela.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns prefeita eudina você lutou, lutou até que conseguiu abrir o hospital. Você já tem o meu voto em 2016 não votei em você mais agora voto.

    ResponderExcluir
  6. Essa é a prefeita que vai ficar na história de Bernardo do Mearim. Essa faz é trabalhar.

    ResponderExcluir
  7. O povo de Bernardo do Mearim tem que agradecer a Deus por ter la como prefeita. Porque outro no lugar dela, não faria um terço do que ela tem feito.

    ResponderExcluir
  8. Quem trabalha o povo ver

    ResponderExcluir
  9. Além do mais essa prefeita é muito trabalhadeira.e linda. Oh totota de sorte.

    ResponderExcluir