Compartilhe essa Notícia:

Tribunal de Contas do Maranhão - Câmara de Vereadores de Lago Verde - MA
Resolvi tecer algumas ideias do que compreendi da carta que Dr. Cristóvão, Juiz de Direito, enviou ao Blog. Tenho certeza que ele poderia tê-la escrita de um modo mais coloquial, mas como ocupa um cargo de magistrado, suas ideias, quando expostas em meios de comunicação, precisam ser expressa de uma maneira, diria jurídica, para não correr o risco de ter o seu texto classificado de simplório. 

Sobre a carta do Dr. Cristóvão, eu recebi vários emails me perguntando a mesma coisa: “Então, Dr. João pode ou não pode ser candidato a  vice-prefeito? Li o texto do Dr. Cristóvão, mas não entendi essa parte!”

ENTÃO VAMOS AO MEU RESUMO:

* Dr. Cristóvão, em 13 páginas, faz uma defesa velada pela autonomia da Câmara de Vereadores para julgar as contas anuais dos prefeitos. Esse é o ponto principal de seus comentários ou de sua tese. (Isso porque muitos gestores são absorvidos pela Câmaras de Vereadores, mas julgados inelegíveis pelos Tribunais de Contas).

* Dr. Cristóvão fez uma ressalva no meu texto: disse que não são duas contas apresentadas, uma de gestão ou de governo, como informada pelo Blog, mas apenas uma. (Quem me falou sobre duas contas foram analistas que o Blog consultou dentro do TCE-MA).

* Segundo ele, apresentando alguns embasamentos jurídicos, afirma que o Tribunal de Contas tem apenas competências de emitir pareceres, sugerindo reprovação ou aprovação de contas dos gestores, mas cabe apenas e exclusivamente a Câmara de Vereadores julgar se estas contas serão aprovadas ou reprovadas. (O Tribunal de Contas não tem esse poder).

* Portanto, na visão do Juiz de Direito, ele discorda veementemente da capacidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) de julgar as contas de um gestor e torná-lo um político ficha suja ou inelegível.

* Citando a Constituição Federal, Dr. Cristóvão faz uma comparação entre as contas anuais do prefeito com as contas do presidente da Republica. As contas do presidente são julgadas pelo Poder Legislativo, (Câmara dos Deputados e Senado da República). Sendo o Tribunal de Contas da União um auxiliar técnico que emite Pareceres sobre tais contas.

* Frisando: Dr. Cristóvão com essa analogia, assevera que a Constituição garante a Câmara de Vereadores o poder de julgas às contas anuais dos prefeitos e o Tribunal de Contas do Estado, um órgão técnico, fica responsável em emitir os pareceres.

* Dr. Cristóvão, utilizando diversas citações jurídicas, para fundamentar sua tese de que são os vereadores, representantes do Poder Legislativos, os únicos que tem condições legais de julgar as contas anuais dos prefeito (Chefes do Poder Executivo Municipal), pois esse poder ou direito deriva da Constituição Federal. “A CÂMARA MUNICIPAL é eleita pelo POVO, deste emana o seu PODER, ao contrário do Tribunal de Contas”. – Escreveu o Juiz.

E que os vereadores, por estarem mais próximos do povo, "terão mais conhecimento de Julgar as Ações do prefeito. A Câmara Municipal além de órgão competente para julgamento, é quem sabe o que ocorreu na gestão do Prefeito na Comunidade. É ela quem vê o pobre estender a mão e pedir o pão, pedir a passagem para voltar à sua casa ou para buscar o filho distante, pedir uma carrada de areia para rebocar o pobre lar, evitando esconderijo de insetos, pedir o caixão (urna funerária) para que o ente querido não seja sepultado em uma rede. É a Câmara Municipal quem ver a inexistência de comércio e indústria na comunidade, o que faz da municipalidade o maior empregador. São fatos que às vezes fogem do olhar do TRIBUNAL DE CONTAS, órgão técnico, mas que estão ardendo no meio da comunidade, sentidos pelos seus vereadores".

* Então, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), na óptica do Dr. Cristóvão, não tem o poder de tornar um gestor inelegível, apenas a Câmara de Vereadores.

* E segundo ele, a Câmara de Vereadores de Poção de Pedras aprovou suas contas anuais e também aprovou as contas anuais do Dr. João Batista. Os dois estariam em condições de concorrer a eleições. Ele não fará por está impossibilitado no cargo de Juiz de Direito, mas segundo o Juiz, Dr. João tem condições legais de se candidatar já nesse pleito de outubro próximo.

* Apesar do rico embasamento jurídico do Dr. Cristóvão, devo reconhecer que o teor de sua carta configura uma tese defendidas por ele e por muitos outros gestores: É a Câmara de Vereadores que julga as contas do prefeito e não o Tribunal de Contas. Muitos processos sobre inelegibilidade e a competência do Tribunal de Contas estão sendo julgadas no Supremo. Dr. Cristóvão citou um caso que abriu um precedente jurídico recente no município de Iguaba Grande - RJ  em favor da Câmara de Vereadores, mas para um assunto polêmico de tamanha envergadura, e que causa interesse no país inteiro, criando até muita instabilidade jurídica, fico sem saber se Dr. João Batista tem condições de se candidatar mesmo a vice-prefeito. (Dr. Cristóvão afirma em sua carta que Dr. João é elegível, portanto pode se candidatar).

Finalizando,

* E pela primeira vez, de forma pública, Dr. Cristóvão disse claramente apoiar o grupo em que o seu filho, Cristóvão II, foi lançado como pré-candidato a vice-prefeito. (Isso todos sabíamos, mas agora é oficial).

Foi esse o meu entendimento, que, a priori, pode ser pequena, mas se tiver advogados que queiram explaná-los, o blogueiro agradece.



⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

25 Comentários

  1. Eu acho que o tribunal de contas deveria analisar era as contas da câmara de vereadores de Poção de Pedras, já que o MP não faz nada!!!

    ResponderExcluir
  2. SABIA QUE DR. CRSTOVÃO VAI PASSAR PARA O LADO DO CASCA. POIS O MESMO JÁ VISITOU SEU POVO E OS MESMOS NÃO ESTÃO QUERENDO MAS O GILDAZIO. E ESTA CARTA DELE É PARA FAZER A MÉDIA COM O POVÃO E COM O CASCA ONDE SÃO AMIGOS DE INFANCIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade , tai eu acredito.

      Excluir
    2. esses cascarianos sao muitos ilusivos será se DR cristovao iris ficar de um lado que tem um nome cascaria ele tem o nome dele e do grupo a selar mesmo quantos prantos de que joao sera candidato é bom mesmo que ele concorra pra pegar outra surras pois dr cristovao ja deu uma e gildasio outra entao daremos outra que ele venha mesmo . pois joao nao tem votos nem pta vereador em poção . joao é passado.

      Excluir
    3. esse cascaria nunca foi amigo de ninguem agora fica apelando falando pra todo mundo q era amigo de infancia ddo povo sera se gildasio e cristovao tb nao era amigos pelo contrario ele cascaria se ausentou de poção e qdo veio visitar poção sem´re tinha seus amigos extritos que era ze filho e os filhosno sr ornil. a ta ver outra casca pois teu passado todos conhecemos e ainda vamos ver mais ate maria da penha ja tem passado.. vamos esperar a sua ficha aparecer né.

      Excluir
    4. é o cúmulo da idiotice achar que nesta altura do campeonato o Dr.Cristóvão ainda pense em mudar, com o gildásio segundo terá garantido forte apoio como candidato a prefeito na proxima eleição em 2016.

      Excluir
    5. Gente so parente de Cristovão II mais um detalhe: não voto pra ele, quer dizer pro Gildasio, com esse prefito não voto mesmo.
      Quem é forte amIgos não é grupo é o POVÃO.
      E o povão vai mostra quem é mais forte no dia 7 de outubro, mais tem gente que achar que com grupo vai ganhar tenho pena e lamento.
      A decepção de 55 vai ser grande viu!
      Porque por onde eu ando so vejo pessoas dizendo que não vota mais pra Gildasio ouso muito isso. De Boa amigos.
      Abraços a todos!!

      Excluir
  3. concordo com vc meu nobre!! agora é nois mesmo o povao;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde tem um grupo forte desse nao dar pra nubnguem é 555 na cabeça e no coração..

      Excluir
  4. Eu acho que o Casca tem tb uma enorme admiração por ele , falta so sentarem e dialogarem. Vamos lá , quem sera, que vai atras de quem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. te ilude amigo ou amiga cristovao e pesado ja decidiu e GILDASIO E SEGUNDO ..

      Excluir
    2. eu pensei que fosse pelos filhos de ze bezerra e ornil. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk como é demagogo ne.

      Excluir
    3. nossa esse 55 são muitos desesperados , não pode se dizer nada que eles já ficam aborrecidos, que isso hehehehe.bando de perdedores.gigi nao ganha com a Administração que teve, tanto é que nas conversas eles não sabem nem o que dizer e dialogar.

      Excluir
  5. Carlinhos,na postagem: Quem são os fichas sujas de Poção de Pedras? verifiquei naquela relação do site do TCE/MA os dois tipos de prestação de contas.
    citamos abaixo como exemplo os dois processos referentes ao Dr. Cristóvão:
    Processo: 9799/2004 - Prestação de Contas Anual de Gestão
    Processo: 12944/2004 - Prestação de Contas Anual de Governo

    ResponderExcluir
  6. Tem um monte de trairas q vão pular fora d'água na convenção, lembrem-se do q estou falando.

    ResponderExcluir
  7. Turma do Cascaria tao pensando que se ganha eleiçao e com mentiras, e o Evando e dona Elza ,todo dia uma mentira! podem arrumar o couro de jacare que a gatinha vai ser disputada e no voto . e quem ganha desde eu menininho, sempre foi candidato de lael e nilton croa, nao vou nem falar em CRISTOVAO o campeao de votos, e pouco ou quer mais ????

    ResponderExcluir
  8. Eu so voto aonde Cristovao,Nilton Croa e Lael estao!!! e porque eu nao posso perder eleiçao,eu acho ruim perder que o povo manga da gente!!!

    ResponderExcluir
  9. Dr. Cristóvão é Juiz de Direito... é sabedor do que diz..!! Então JB vai ser o vice de Casca e vamos ganhar essa eleição... estamos de braços abertos para receber o Dr. Cristóvão em nosso grupo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai cansar de esperar se não aguentar o peso dos braços abertos, senta, que a espera parece que vai ser demorada kkkkkkkkk o tubarão branco vai não!

      Excluir
    2. Dr. Cristóvão quer mesmo é que Dr. João seja o vice do cascaria, porque esse Dr. João é mais fraco que caldo de piaba kkkkkkkkk

      Excluir
  10. pq ele é forte?
    tem contas aprovadas?
    é de confiança?
    ja traiu algum lado politico?
    foi bom prefeito?
    seu filho bom vereador?
    bora mudar minha gente. forte é o povo. e só

    ResponderExcluir
  11. Nobre carlinhos, essa não passa de uma pegadinha criada por uma mente brilhante.
    Analisa bem; "...pois tal lista é meramente sugestivo-indicativa de que possa haver inelegibilidade, QUE PODERÁ NÃO EXISTIR..." ou seja, nas entre linhas também poderá existir.
    Agora imagina como seria o comentário na cidade se Dr. João fosse o vice de Cascaria: - amanhã sairá a decisão do TRE , agora pronto! Acabou tudo! Ta perdido meeeesmo! O homem foi considerado inelegível.
    E ai o foguetório toma conta da cidade...
    Cascaria recorre da decisão do TRE,consegue liminar favorável a sua candidatura.
    E ai o foguetório toma conta da cidade...
    Ai Gigi recorre e começa tudo de novo.
    Resumo: quem sai derrotado no desenrolar dos acontecimentos? Claro que é o Cascaria. Portanto,nem pensar em colocar o Dr. João como vice de Cascaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que MENTE BRILHANTE.
      Discordo que seja uma "pegadinha", todos diziam que o Dr João não seria candito a reeleição por ser inelegível, no entanto foi candidato e disputou normalmente com o Gildásio.
      Concordo que se ele for canditado a Vice do cascaria, vai acontecer o mesmo embate jurídico e no final ele sai canditado a vice, embora eu não acredite que ele esteja disposto a sofrer tantos desgaste por conta de ações judiciais que serão feitas só por uma vaga de VICE.
      Como eleitor e admirador de Dr. João, creio que o mais sensato, caso ele queira retornar à politica de Poção de Pedras, é votar no Gildásio, pois este ganhando tem mais 04 anos e no caso do cascaria ganhar são 08 anos, pois com certeza ele vai querer a reeleição e aí o Dr. joão nunca mais será prefeito desta cidade. Espero que ele apoie o Gildasio e daqui a 04 anos estaremos com ele( Dr. João )como candidato.
      Um homem que já governou nossa cidade por 8 anos com brilhantismo merece mais que uma vaga de VICE. Se o cascaria for o VICE e o Dr. João o candidato a prefeito a vitória é certa, do contrário quem ganha é o Gildásio.
      Voto na Chapa Dr. João e Cascaria ou qualquer outro VICE, desde que Dr. João seja o candidato a prefeito.
      Se o cascaria gosta mesmo do Poção como ele diz gostar a melhor forma de demonstrar é apresentando DR. JOÃO como candidato a prefeito.

      Excluir
  12. tá ai vou revelar o verdadeiro vice... depois vou me identificar no domingo. tá tudo certo o vice de cascaria será silas, empresário de pedreiras, irmão de lael. vindo lael e adailza. uma boa tacada de lael, dr.joão, rangel e cascaria. ogildasio vai chorar com essa lapada.

    ResponderExcluir
  13. "90% honesto" João Alberto defende aplicação da Ficha Limpa no serviço público

    O secretário de Projetos Especiais do governo Roseana Sarney (PMDB), senador João Alberto de Souza (PMDB), defendeu ontem a implantação dos critérios da Lei da Ficha Limpa em todos os níveis do serviço público. “Não só o Executivo, mas o Judiciário, o Legislativo, prefeituras, todos devem usar critérios mais rígidos para nomeação de servidores”, explicou o senador. Para ele, não faz sentido que um indivíduo seja barrado de disputar o voto popular e seja nomeado auxiliar em algum poder.
    Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou Projeto de Lei do deputado Zé Carlos da Caixa (PT) que impõe os critérios da Lei da Ficha Limpa para nomeação de cargos comissionados no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo. João Alberto é a primeira voz oficial do governo a se posicionar em relação à Ficha Limpa, desde que a Lei foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar candidatos com problemas judiciais.
    Ao analisar a lista de gestores públicos com contas rejeitadas no Tribunal de Contas do Estado (TCE) – referente à eleição de 2010 -, João Alberto avaliou que estes gestores não podem ser abrigados em cargos após serem banidos da eleição.
    Na lista do TCE, chamou a atenção de João Alberto casos de ex-prefeitos condenados por irregularidades na prestação de contas e que, hoje, exercem a função de juízes. Um exemplo é Cristovão Souza Barros, de Poção de Pedras. Ele foi prefeito entre 2001 e 2005. Suas contas do exercício de 2001, 2002 e 2003 foram todas julgadas irregulares pelo tribunal. Hoje, no entanto, Cristovão exerce a função de juiz estadual, cargo para o qual passou quando ainda era prefeito.
    João Alberto também cita como exemplo de situação que deveria ser barrada pelos mesmos critérios da Lei da Ficha Limpa os governos José Reinaldo Tavares (PSB) e Jackson Lago (PDT). “Vários ex-prefeitos foram impedidos de serem candidatos porque tinham irregularidades em suas contas, mas ganharam cargos de secretários nestes governos, em troca de apoio político”, disse o senador, citando os ex-prefeitos Wilson Carvalho (Cururupu) e Rubens Pereira (Matões).
    Mas ele reconhece o problema mesmo no atual governo, do qual faz parte. “No governo há problemas iguais. Um exemplo: o pai de Flávio Dino, que é adjunto na região Tocantina e está na lista do TCE”, exemplificou o secretário. Segundo ele, há vários outros casos espalhados em prefeituras em todo o estado.
    Mais
    Além das inelegibilidades causadas pela rejeição de contas nos Tribunais de Contas – do Estado e da União -, estarão fora das eleições os políticos que tenham condenações de segundo grau na Justiça ou prestação de contas de campanha irregulares na Justiça Eleitoral. Ainda assim, caberá aos adversários ou ao Ministério Público Eleitoral entrar com as ações para impedir a candidatura dos fichas sujas. Os partidos prometem fazer a triagem.

    (Com informações do Jornal O Estado do Maranhão)


    Interessante que o pai do candidato a vice-prefeito do Gildásio, encontra-se na mesma situação que alguns prefeitos e ex-prefeitos, pior de tudo é que o mesmo é juiz de direito, o fiel aplicador da lei, se formos condenar quem está sujo, não sobraria ninguém em Poção de Pedras.....

    ResponderExcluir