Compartilhe essa Notícia:


Passará de 21 para 31 o número de vereadores a vigorar na eleição de 2012.
Imirante.com

Foto: Reprodução
SÃO LUÍS - Pelo menos 73% das Câmaras das capitais do país vão eleger mais vereadores neste ano, segundo levantamento. Ao todo, serão 89 parlamentares a mais em relação a 2008, quando foram eleitos 715. O cálculo leva em conta somente as 22 cidades - de um total de 26 capitais - que podem ampliar o número de cadeiras no Legislativo.

Os vereadores que serão eleitos a mais nas capitais superam em quantidade o que se teria se o número de parlamentares da Câmara Municipal de Rio Branco fosse multiplicado por seis. Atualmente a cidade conta com 14 vereadores.

São Luís, no Maranhão, é a que teve maior aumento, com dez vagas. Na última eleição, a cidade elegeu 21 vereadores e, neste ano, os eleitores poderão eleger 31.

Quatro podiam aumentar a quantidade de vereadores, mas não optaram pela ampliação: Curitiba, Vitória, Belém e Porto Alegre. Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro já têm a quantidade máxima possível de representantes do Legislativo.

O aumento das vagas ocorrerá por conta da Emenda Constitucional nº 58, de 2009, que permite que as cidades ampliem a quantidade de cadeiras no Legislativo, de acordo com o aumento populacional medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A emenda ainda estipula um limite de vagas, também conforme o total de habitantes.

Das 22 capitais, 16 optaram por aumentar a quantidade de vagas no Legistalivo.

Destas, pelo menos 13 aumentaram até a quantidade máxima permitida: Campo Grande, Cuaibá, João Pessoa, Recife, Boa Vista, Florianópolis, Salvador, Natal, São Luís, Fortaleza, Manaus, Porto Velho e Teresina.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários