Compartilhe essa Notícia:


Prefeito Mario Jorge, Vereador Frankson e Chico Jovita


O ex-prefeito Chico Jovita rompeu com o grupo do atual prefeito Mário Jorge. Chico Jovita também declarou seu apoio ao pré-candidato Dr. Raimundinho.

O Blog conversou com o Vereador Frankson, filho do ex-prefeito Chico Jovita, sobre esse rompimento e a conversa foi bombástica.
Leia o conteúdo:

Carlinhos - É verdade que o teu pai e você romperam com o grupo do prefeito Mário Jorge?

Vereador Frankson - É verdade. Eu e o meu paio não estamos mais no grupo do prefeito Mário Jorge, apoiamos o Dr. Raimundinho a partir de agora.

Carlinhos - Por que vocês decidiram deixar o grupo?

Vereador Frankson - Decidimos tomar essa posição porque o prefeito Mário Jorge não cumpriu integralmente o acordo conosco. O acordo que fizemos consistia na vaga de vice que seria ocupado pelo meu pai, mas ele decidiu colocar Antônio Marinho e então nós saímos do grupo do prefeito.

Carlinhos – Vereador Frankson, mas o teu pai não está impedido de concorrer cargos públicos já que o nome dele apareceu na lista do TCE-MA?

Vereador Frankson - Não, porque o Supremo Tribunal Federal, nas eleições de 2010, deixou bem claro que prestação de contas dos gestores municipais seriam julgadas pela Câmara de Vereadores, o TCE nada mais é do que um órgão técnico que fornece pareceres sugerindo ou não a reprovação de contas de gestores. Quem tem a competência de julgar é Câmara de Vereadores se aprova ou desaprova esses pareceres. No caso especifico de meu pai, Chico Jovita, a Câmara de Vereadores de Esperantinópolis aprovou as prestações de contas nos anos que ele governou o município como prefeito. Essa lista divulgada pelo TCE-MA é apenas de pareceres, nela saíram o nome do meu pai, Chico Jovita, do Helon e até do atual prefeito Mário Jorge, mas todas essas contas foram julgadas e aprovadas pela Câmara de Vereadores. Nesse respeito temos um exemplo do Deputado Raimundo Louro. Ele tinha a prestação de conta de prefeito com o parecer contrario do Tribunal de Contas, mas aprovada pela Câmara de Vereadores de Pedreiras. Ele registrou sua candidatura, recorreu no Supremo e ganhou, hoje ele é deputado estadual. Então baseado nessa jurisprudência, o meu pai está limpo e poderia concorrer como candidato a vice-prefeito, normalmente.

Carlinhos – Se não havia problema, então por que o grupo não aceitou o teu pai como candidato a vice-prefeito?

Vereador Frankson - A questão não foi do grupo, foi do próprio prefeito Mário Jorge. Ele queria a candidatura do Antônio Marinho para prefeito, até porque Antônio Marinho é parente da mulher dele.  O prefeito insistiu, insistiu, como viu que não teria como indicar Antônio Marinho como candidato a prefeito foi o brigado a engolir a candidatura do Aluisinho do Posto, goela abaixo. Depois disso, para compensar Antônio Marinho, decidiu coloca-lo como candidato a vice-prefeito, descumprindo o acordo com o meu pai que era há muito tempo esse candidato.

Carlinhos - Então vocês romperam com Aluisinho do Posto também?

Vereador Frankson  - Isso é a consequência do descumprimento do acordo entre nossos grupos. O prefeito não cumpriu com a gente, portanto também não temos a obrigação de apoiar o candidato dele. Aluisinho é o candidato do prefeito Mário Jorge, nós rompemos com o grupo do prefeito e então, como um processo natural deixamos o grupo e essa candidatura.

Carlinhos - O senhor podia explanar melhor as razões que levaram a esse rompimento entre vocês e o prefeito Mário Jorge?

Vereador Frankson - O meu pai, Chico Jovita, era candidato a vice-prefeito do grupo do Mário Jorge antes de ser lançada a candidatura de prefeito. O prefeito Mário Jorge andou nos quatro cantos do município anunciando que Chico Jovita era o seu candidato à vice, fez muitas reuniões e anunciava isso.  Isso fazia parte de nossos acordos. Eram dois itens importantes nesses acordos entre o meu pai e o prefeito. O primeiro deles era aprovar as contas das gestões de meu pai na Câmara de Vereadores, isso ele cumpriu, o segundo era a candidatura dele para vice-prefeito. Isso ele não cumpriu. Então, já que o prefeito só cumpriu partes dos acordos, estamos rompendo com ele e apoiando Dr. Raimundinho. Ele tentou oferecer várias compensações ao meu pai, mas a vaga de vice era importante até para termos respaldo junto ao nosso povo. Fomos para o grupo do Dr. Raimundinho sem exigir nada e estamos lá para somar. Entendemos que grupo se faz somando e não subtraindo. O prefeito Mário Jorge não entende isso e o que ele anda conseguindo é subtrair peças importantes do grupo dele, pois querendo ou não ele perdeu o grupo do prefeito Chico Jovita e está perdendo o grupo da vereadora Zelinha, perdeu o grupo do Sindicato, e perdeu o grupo do deputado Raimundo Louro. Estamos encabeçados na campanha do Dr. Raimundinho e hoje, provavelmente o Sindicato vai anunciar o nome do vice da chapa do Dr. Raimundinho.


Carlinhos - Vereador, esse passo que vocês deram, tem alguma possibilidade de volta? Vocês podem voltar para o grupo do prefeito Mário Jorge?

Vereador Frankson - De jeito nenhum, da nossa parte, não. Não sei dos outros grupos, mas o grupo do Chico Jovita não volta mais para unir-se ao grupo do prefeito Mário Jorge.

Carlinhos - O que o teu pai, o ex-prefeito Chico Jovita está dizendo ai, sobre esse rompimento?

Vereador Franksson - O meu pai está normal, tranquilo. O meu pai sempre foi um homem de cumprir seus compromissos.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários