Compartilhe essa Notícia:


Deitado numa das mais convidativas margens do caudaloso Rio Mearim, o povoado do Palmeral, município de Esperantinópolis, é uma joia que todo município almeja possuir: trata-se de um balneário de primeira qualidade. Ali, semanalmente, afluem centenas, talvez milhares de pessoas, que buscam o calor do sol, uma praia aconchegante, um peixe suculento e um banho de rio primoroso. Quando o turista deixa o Palmeiral depois de um dia de lazer, ele sente-se revigorado para enfrentar os desafios da semana.

 Mas o balneário e o próprio povoado anda meio largado pelas as autoridades. Infelizmente, os governantes ainda não se deram conta da preciosidade que tem nas mãos. Um balneário daquele porte é a porta de entrada de turista de todas as regiões que buscam as delícias de um maravilhoso banho de Rio.

O problema é que a infraestrutura do balneário esperantonopense deixa muito a desejar. A estrada de acesso estão razoavelmente trafegável com piçarras, mas bem que o povoado do Palmeral as principais ruas do povoado fosse urbanizadas com alfalto.  O esgoto também é um problema sério: ele corre negro pelas sarjetas, escorrendo em direção ao rio. É um vetor de doença e deixa uma péssima impressão ao visitante. As ruas é uma poeira só.

Essa joia precisa ser cuidada e investimentos no povoado é retorno certo. As divisas que o turista leva seria uma forte alternativa de emprego e renda no município. E o turismo é a indústrias do futuro.

Infelizmente o povoado não dispõem nem de sinal de celular. Isso é um problema para os turistas de cidades distantes que precisam a todo o momento realizarem telefonemas. Ninguém gosta de ficar totalmente isolado num mundo de hoje. Acredito que a própria prefeitura poderia, em parceria com uma operadora de celular, instalar uma torre no povoado.

O Palmeral é o maior povoado de Esperantinópolis, tem dois mil moradores e um pouco mais de mil eleitores. Portanto, também é uma preciosidade eleitoral. Mas a população ribeirinha anda meio escabreada com promessas.

No dia em que estivemos visitando o povoado, observamos o trabalho do Dr. Raimundinho, candidato a prefeito. O médico tem residência fixa no povoado e pretende implementar um programa de melhorias ao povoado.

- Carlinhos eu vou transformar esse povoado no melhor balneário do interior do Estado. – disse-nos o candidato.

Veja mais fotos do povoado:


Sem asfalto, poeira e mais poeira!

Esgoto na principal rua do povoado
Um dos acessos ao balneário: precariedades.
Dr. Raimundinho em frente ao posto de saúde do povoado. 

Jovens da comunidade ao lado de donas Irene
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. se é que existe empresario, na região ele ainda ñ sabe oq é ser empresario.Ñ custa nda os q se dizem empresario se unirem e reformar todo o Palmeiral, primeiramente, pq eles ñ vão perder dinheiro?!?ao contrario! vão e´ganhar masi ainda.
    pq se eles mater o palmeiral sempre em convervação ele vão ganhar mais e mais, os turistas, comprando em seus comercios sempre, ñ prescisa de politicos eles mesmo podem fazer isto.O dono da quela barraca de frente com o rio e´um deles pois ele ganha milhares no sabado e principalmente no domindo.vendendo peixes e cervejas,refri e outros.
    Ñ adianta eles culpar os politicos da situação do palmeiral esta como esta, eles tambem tem culpa nisso. se eles gastarem hoje daqui a um ano eles reculperam tudo e ganharam mais, e mais clientes.
    A ñ ser q e´se eles pagam imposto para trabalhar nesses locais... se pagarem, então a culpa é da prefeitura q ñ esta conservando o patrimonio turistico e publico

    ResponderExcluir
  2. Sempre disse que palmeiral é um dos maiores potenciais para alavancar o turismo no nosso município, com isso gerar renda, desenvolvimento sustentável, emprego para os moradores locais. Algo que terroriza o atual gestor, que usa de força politica para manter as pessoas no cabresto. Não deseja a independência financeira das pessoas do município. Se desejasse não estaríamos vendo o palmeiral na situação que estar hoje, totalmente abandonado pelo poder publico municipal. Investir no turismo no palmeiral é progresso, desenvolvimento. É libertar as pessoas da condição indigna em que vivem hoje. DR.RAIMUNDINHO SABE DISSO E ASSUMIU COMPROMISSO COM POVO DE PALMEIRAL. O POVO VOTA 70, POR UM FUTURO MELHOR.

    ResponderExcluir