Segundo Antonio Olinto, caráter é aquilo que moralmente distingue uma pessoa da outra; honradez.

Estão questionando o caráter de alguns servidores público de nosso município pelo simples fato de exercerem seu direito, garantido pela Constituição, de usufruírem da democracia e votarem em quem desejarem sem nenhum impedimento.
      Os eleitores do atual prefeito que estão aderindo não "
estão deixando de lado quem os apoiou em outros tempos", como foi citado pela tese sem fundamento publicada no blog. Muito pelo contrário, foram esses eleitores que apoiaram o prefeito com o intuito de ganharem seus empregos na prefeitura. O compromisso de um para com o outro era tão somente este: votar no prefeito e trabalhar durante os quatro anos de seu mandato.
      Aqueles que na eleição passada esculhambavam o Gildásio, não votaram nele e hoje estão "mamando" (termo usado e bem conhecido por todos para designar quem faz parte do grupo que suga a prefeitura); esses sim, se porventura vierem a adrir, seria uma legítima falta de caráter.
      Interessante é que os servidores que aderiram para o lado do Gildásio na eleição anterior não são vistos como mal caráter e sim como exemplos de cidadão!
      O que dizer também, dos vários funcionários demitidos sem aviso prévio que, trabalharam durante todo o mês na espectativa de receberem seus pagamentos e quitarem suas contas mensais porém infelizmente, foram cortados porque não apoiavam mais o prefeito!? Não só o salário, como também a cesta básica, que recebiam. Parece que recebiam a cesta por estarem do lado governista e não por fazerem parte da classe pobre de nosso município.
      Acredito que as pessoas devem honrar sua palavra. No entanto, quando o outro lado não cumpre seu compromisso a outra parte também, tem o direito de voltar e mudar de opinião.
      Muitas pessoas estão aderindo "por se verem em uma situação de insegurança" como foi citado na tese anterior, ou seja, estão vendo que o barco vai afundar; se é que já não afundou, creio que faz tempo!
      Outro argumento postado no blog que diria ser improcedente: "Talvez esteja, na falta de caráter de muitos eleitores o motivo de não haver reeleições em Poção de Pedras". Nunca vi tamanho erro!
      Não existe reeleição em nossa cidade porque os governantes não honram a população, não tem caráter; ás vezes, tem até boas intenções mas, quando chegam no poder parece que ficam alucinados, pisam nos menores, perseguem e o principal, administram com má fé o dinheiro público.
      O prefeito quando eleito, tem "a faca e o queijo na mão" é só administrar com justiça que sem dúvida alguma, será reeleito sem precisar deste desespero todo que estamos vendo hoje.
      O atual prefeito, só começou a tratar bem a população depois da chegada de Jr. Cascaria como oposição ao governo de nossa cidade. Acompanhe meu raciocínio: se o prefeito nesses quatro anos, pensando em se reeleger, tratou o povo desta maneira; imaginem como será o seu governo por mais quatro anos, sabendo que não poderá continuar no poder pelo terceiro mandato consecutivo?
      Ás vezes para se alcançar a mudança de uma nação,é necessário sim, mudar o governante pois, acima de tudo, o governante tem que ter caráter.
Caráter é aquilo que moralmente distingue uma pessoa da outra. Não só os eleitores devem ter caráter como também, e principalmente, o prefeito.
      "Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme" (Provérbios 29:2).
      Acredito que esta eleição já é do Jr. Cascaria, mas acredito também, que se ele não administrar com justiça, o povo que vai lhe eleger, será o mesmo que daqui a quatro anos o colocará fora da prefeitura.
- Um outro observador das eleições em Poção de Pedras.

(Esse Texto não é de autoria do Blogueiro, é uma resposta enviada de um leitor para responder a outro  texto de que falou sobre caráter, dias antes)