Lago da Pedra enfrenta uma onda de assaltos
3
Comentários
Especial: reportagem do Blog do Carlinhos em Lago da Pedra.
Uma onda de violência tem assustados moradores de Lago da Pedra. Assaltos, arrombamentos, tráfico de drogas parecem se multiplicarem a cada dia. Os munícipes vivenciam um clima de total insegurança. Essa situação de calamidade resultou na presença de uma guarnição da Força Tática, enviada pela secretaria de segurança para ajudar no patrulhamento ostensivo das ruas da cidade e coibir os assaltos durante a noite, período mais crítico.
A situação se agravou de tal forma que funcionários da justiça daquele município estão organizando um grande abaixo-assinado para exigir das autoridades e entidades representativas de classe, empenho para vencer o flagelo da violência que assola a cidade atualmente.
Jorge Henrique, funcionário do Fórum de Lago da Pedra, explicou na manhã de ontem (21) num programa de Rádio Local, que o abaixo-assinado é, na verdade, uma petição pública pela paz e pela segurança do povo lagopedrense. Ele acredita que a crescente onda de violência está relacionada ao tráfico e uso de drogas, principalmente por menores. Os usuários, para manter o vício, se envolvem em crimes de roubos, assaltos, mortes. O abaixo-assinado tem o objetivo de provocar os poderes constituídos, como o judiciário, o legislativo e o executivo para que tomem providências enérgicas para coibir a barbárie que toma conta de Lago da Pedra.
Jorge Henrique esclareceu ainda que o abaixo assinado não está ligados a partidos ou grupos políticos; tratar-se de uma petição popular em que qualquer cidadão do município que esteja preocupado com a insegurança da cidade, venha participar dessa mobilização através de sua assinatura.
Jorgeana, também servidora do Fórum, explicou que uma das razões que a fez participar dessa mobilização foi por não se sentir segura nem para sentar em na calçada de sua casa depois do expediente do trabalho. Segundo ela, os pais ficam aflitos pela segurança dos filhos quando estão fora de casa. É um clima permanente de insegurança. Nesse sentido, ela pede o apoio da população de Lago da Pedra para que participem do abaixo-assinado, ainda que de forma indireta. As pessoas que desejam deixar sua assinatura nesse abaixo – assinado ou pegar folhas para colher mais assinatura com vizinhos, podem procurar os funcionários do Fórum e locais pela cidade, como lojas e igrejas que disponibilizarão folhas do abaixo – assinado onde serão depositadas essas assinaturas.
Zé Cirilo, representante da Associação Comercial de Lago da Pedra, também se manifestou sobre o tema da violência que atinge principalmente o comércio da cidade.
Ele disse que a ala empresarial está sendo prejudicada com os frequentes assaltos e arrombamentos nos estabelecimentos comercial da cidade. Ele clama para que a polícia prenda os criminosos e que as justiças não os libertem em poucos dias.
- É difícil até para as pessoas que denunciam os criminosos, porque eles são presos e, em pouco tempo, estão livres, pronto para se vingar das pessoas que os denunciaram! – reclamar Zé Cirilo com muita propriedade.
Nos dias que o Blog esteve na cidade, um cidadão teve a casa invadida por ladrões que constrangeram a família dele e levaram sua moto do interior da casa. Esse fato serve para ilustrar como os assaltos são corriqueiros e como os assaltantes estão mais audaciosos, sem o menor pudor ou receio dos homens da Lei.
A Polícia Militar de Lago da Pedra dispõem de apenas 3 ou 4 policiais escalados para cada plantão para dar segurança a uma população de mais de 45 mil habitantes. Ou seja, falta efetivo para garantir segurança dos munícipes. Na verdade, o povo de Lago da Pedra já percebeu que tem poucos policiais trabalhando no município.
Sobre a falta de segurança, as autoridades estão organizando uma audiência pública. Então a prefeita, vereadores, juiz, promotor, polícia, representantes de classes e o povo discutirão o problema crescente da violência e o que se pode fazer para dirimi-lo.
Enquanto isso, parabenizo a iniciativa dos funcionários da justiça de Lago da Pedra. Esse abaixo – assinado tem tudo para pressionar as autoridades a encontrarem respostas e soluções para o problema crescente da violência de Lago da Pedra.
Ou isso ou Lago da Pedra acabará voltando aos primórdios tempo do LAGO DA BALA!
Patrulha policial fazenda rondas a noite pela cidade
3 Comentários
ESPERO QUE LAGO DA BALA NUNCA VOLTE,SE NAO EU VOU E EMBORA ADQUI.....TA NA ORA DE MUDAR,ESSA PATRULHA POLICIAL,COLOCA MAIS JENTE CAPACITADO.
ResponderExcluirdeixa de ser froxo macho mole
ExcluirVIOLÊNCIA EM LAGO DA PEDRA-MA
ResponderExcluirA banalização da violência urbana e os crescentes índices de criminalidade amedrontam cada vez mais a população Lagopedrense. Não se vive hoje sem o medo constante da agressão física ou moral; não se consegue mais estabelecer um sentimento de segurança plena. Com assaltos diários ao comercio local, prevalecendo o sentimento de indiferença das autoridades.
As principais queixas dão conta de que praças e ruas do centro comercial são os locais de preferência dos assaltantes, que agem, na maioria dos casos, com motocicletas e em dupla. Mas o uso da bicicleta vem se tornando um meio alternativo para quem pratica as ações.
É preciso o engajamento sincero e comprometido com medidas realmente eficazes e possíveis de serem executadas, despidas de toda e qualquer intenção eleitoreira.
O quadro se agrava com a constatação da incapacidade da polícia e o descaso por parte do governo municipal em controlar ou diminuir essa onda de violência.
Essa violação diária da ordem pública, contudo, está prestes a extrapolar o limite do suportável pelo homem, se é que já não extrapolou.
É preciso uma mudança de mentalidade, com respostas urgentes das autoridades, não aceitado passivamente a violência, e realmente lutem contra ela. Mas pensem em medidas urgentes para que se possam amenizar os índices de violência e assim reduza a criminalidade. As autoridades andam como se não quisessem agir em certos casos, ou então não estão querendo realmente fazer, acontecer essa redução.
A sociedade lagopedrense branda por soluções. Não por um modelo magico, nem por alternativas eleitoreiras. Mas por uma politica verdadeiramente seria e comprometida com a sociedade. O clamor público por uma politica de segurança que, ao mesmo tempo, controle a criminalidade, aumente o sentimento de segurança do cidadão e dê respostas adequadas.
Gentileza compartilhar