Escola de Lago da Pesra
Nesta semana, Célia Arruda, secretária municipal de Educação de Lago da Pedra, procurou os meios de comunicação oficial (TV Verdes Lagos) para divulgar o percentual de aumento nos salários dos professores concursados do município.

Célia Arruda
O aumento ficou nos irrisórios 4%. Esse aumento insignificante não é suficiente nem para cobrir as perdas salariais com a inflação de 2012, que segundo números do IBGE, ficou em 5,84%. Célia Arruda, justificou esse pequeno aumento nos salários dos profissionais da educação, alegando que a prefeitura de Lago da Pedra não tem condições orçamentárias para bancar um aumento melhor. (Estranho, pois o Blog divulgou neste ano que o município de Lago da Pedra é o que mais recebe dinheiro da UNIÃO, em nossa região, desbancando inclusive, o município de Pedreiras).

Entretanto, no patamar de 4% de aumento salarial, levando em consideração que a inflação dos últimos 12 meses beira aos 6%, precisamos afirmar que os professores de Lago da Pedra estão mais pobres no último ano. Noticia ruim nunca vem sozinha, a secretária de Educação informou também que a carga horária que tinha sido diminuída voltará a normalidade. Nesse rumo caminha a educação de Lago da Pedra depois da reeleição da prefeita Maura Jorge: trabalha mais e ganha menos.

Continua...

O núcleo do Simproesemma de Lago da Pedra deveria reunir os professores, fazer paralisações, caso suas reivindicações por um aumento mais digno não fossem atendidos, em fim, brigar ferozmente pelos interesses da classe. Porém, o presidente anda muito silencioso. As más e boas línguas insinuam que o Sr. Vadielson anda, digamos, muito vinculado a prefeita Maura Jorge. Nessa situação, os professores municipais lagopedrenses estão sozinhos. Não há uma instituição forte que brigue por um salário que valorize o imprescindível trabalho de educar nossas crianças, jovens e adultos.  

Em conversa com secretários, Maura Jorge se mostrou incomodada com os salários e benefícios da classe depois de uma matéria no Blog do Carlinhos elogiando Dr. Jorge, prefeito de Lagoa Grande do Maranhão. Ele tem dado abono, o terço de férias, e um aumento que deve ter ultrapassado os 10%.

- Não podemos ficar atrás do Dr. Jorge! Isso não admito, gente! – Teria vociferado a prefeita Maura Jorge aos seus assessores.

Entretanto, colocando rixas políticas de lado, posso fazer o seguinte comparativo: Dr. Jorge é bom para os professores e mediano com os prédios escolares; por sua vez, a prefeita Maura Jorge é boa para os prédios escolares e mediana para os professores.

A discordância é livre. Mas uma coisa todos vão concordar: 4% de aumento, é um tapa na cara dos professores.

Escola de Lago da Pedra