Compartilhe essa Notícia:


Fica próximo a São Roberto, a São Raimundo, a Esperantinópolis...

Os moradores do povoado Santa Vitória estão mobilizados para realizarem finalmente o grande sonho da comunidade de conquistar sua emancipação política e administrativa. Santo Vitória é um grande distrito de Barra do Corda e está incluso entre os 32 povoados selecionados pela Assembleia Legislativa para conquistarem a emancipação política.

No último sábado, 27, o comitê Pró-Emancipação de Santa Vitória realizou algumas mobilizações no povoado.
  
Uma sessão solene da Câmara Municipal foi realizada na comunidade com a presença do prefeito, deputado Raimundo Louro, deputado estadual Rigo Teles, prefeita de Bernardo do Mearim, Eudina Costa, vereador de Pedreiras, Marcus Louro, presidente da câmara de Esperantinópolis, Chiquinho Boa Vontade, Sr. Veríssimo, suplente de vereador Rafael Vilis, Pelôto, Pastor Jafé, lideranças políticas da região e toda a população que compareceu em massa.

Continua com muitas fotos...



O evento contou com a apresentação de um grupo folclórico de bumba-meu-boi e uma carreata foi realizada por todo povoado. O ambientalista e historiador Enio Pacheco fez uma palestra e lembrou ao povo de Santa Vitória que deve tomar cuidado com os maus políticos, que o voto é a principal arma.

O comitê pró-emancipação de Santa Vitória lançou um livro “Santa Vitória: Minha vida, minha história”, o qual registra que o povoado é patrimônio cultural desde 1948.

Santa Vitória lutam pela emancipação há mais de 30 anos e já tem bandeira oficial e hino oficial.

Observação importante:

No entanto, isso não significa dizer que todos os 32 povoados/distritos serão transformados em municípios e que outros não podem ser incluídos, pois a Assembleia deve adequar os seus critérios aos que forem estabelecidos pela PL de 2008 e abrir novamente prazo para novas solicitações.

Vale lembrar que antes de efetivamente serem transformados em municípios, os povoados/distritos serão submetidos a um plebiscito, onde tanto os eleitores do “novo município” quanto os eleitores do município de origem precisam votar pela emancipação ou não.
A ideia do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas é dar uma celeridade no processo, pois para diminuir os custos aos cofres públicos querem realizar os plebiscitos juntamente com as eleições gerais em 2014.

Reunião da comunidade para discutir a emancipação, todos apoiam!



DEPOIMENTO:

“... em 1967, se tentou, pela Primeira vez a Emancipação desta Villa Santa Vitória, tendo à frente o Cidadão Laudimiro Leite Neto (Meu Pai), com apoio do Prefeito Galeno Edgar Brandes, e do Dr. Clóvis (Juiz da Comarca), e de outras Autoridades de Barra do Corda; o Projeto de Emancipação, foi Votado e Aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, em 1968 e no final daquele Ano foi Vetado pelo então Presidente da República, estava, o Brasil em Plena Ditadura. Alguns anos depois o Professor Galeno, como Deputado Estadual, elaborou outro Projeto de Emancipação e que também não vingou. Espero que, tenha sucesso desta veze que a Luta Iniciada a 46 Anos obtenha o Fruto da Vitória. Um abraço fraterno”,  Creomildo Cavalhedo Leite.












Tem mais motos do que em muitos municípios 





Falta infra-estrutura na região



Deputado Raimundo Louro

População do Povoado Santa Vitória diz Sim para sua emancipação política. Foi esse o sentimento que percemos da população de Santa Vitória (povoado ligado a cidade de Barra do Corda) na reunião de mobilização para o plebiscito realizada na último sábado 27. Foi um encontro produtivo onde discutimos a união que a população deve continuar demonstrando para que este processo de emancipação possa ser concretizada, darei todo o meu apoio na Assembléia Legislativa para que Santa Vitória consiga sua emancipação e traga desenvolvimento para a região que é carente de estradas vicinais, posto de saúde e escolas” disse o deputado Raimundo Louro em seu perfil no facebook.


Sim!!!! para a emancipação!!!!





Garotinha propaganda!!!



Apresentação de um grupo folclórico






A carência na comunidade é grande, a emancipação ajudaria a desenvolver essa região!

Houve uma ação social com distribuição de cestas básicas a famílias carentes 

Eudina Costa, prefeita de Bernardo e Chiquinho, presidente da Câmara de Vereadores, estavam presentes
Santa Vitória já tem bandeira e hino

Fontes:
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. SÓ CORRIGINDO O DEPOIMENTO QUE FOI CITADO A CIMA, O SENHOR LAUDIMIRO FOI SIM UM DOS PIONEIROS NO INÍCIO DO PROJETO DE EMANCIPAÇÃO,MAS QUEM INICIOU E PIONEIROU TODO O PROJETO FOI O PRIMEIRO VEREADOR DE SANTA VITÓRIA, SENHOR JOAQUIM VERÍSSIMO SILVA, CIDADÃO ESSE QUE VEM LUTANDO POR TODOS ESSES ANOS INCANSAVELMENTE EMBORA A MUITOS ANOS NÃO SEJA MAS VEREADOR DA REGIÃO. TODOS QUE RESIDEM EM SANTA VITÓRIA DESDE OS OS ANOS DE 1967 SABEM QUE ISSO PROCEDE.PRA MAS INFORMAÇÕES POSSO LHER FORNECER DOCUMENTOS QUE CONFIRMAM O QUE DISSE. E QUE QUE VENHA A VITÓRIA DESSE SONHOS TÃO ANTIGO DESSA GERAÇÃO QUE NÃO LUTOU POR CAUSA DE PROMOÇÃO PESSOAL, MAS PELA BEM DE TODA UMA COMUNIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom! Olá Guerreiro, as informações citadas por mim sobre Santa Vitória, são relativas ao seu Primeiro Projeto de Emancipação (1967/68), são verdadeiras, e as mesmas podem ser comprovadas pelo próprio Laudimiro Leite Neto, por Raimundo Matias e pelo próprio Joaquim Verissimo, os quais poderão citar para você, quem eram as autoridades: Dr. Clóvis, Dr. Bernardino, Dr. Coqueiro, Capitão Franco, General Artur Teixeira de Carvalho, e poderão ainda informar, qual era a residência que estes senhores ficavam quando estiveram participando do memorável evento de Cadastramento Eleitoral em cumprimento a Lei Complementar Nº 01 de 09/11/1967, e quais eram as povoações que aquele Projeto de Emancipação abrangia, posso adiantar que muitos ficarão surpreso com as muitas informações extraídas do HD de Laudimiro Leite, atualmente com 79 anos de idade, todavia está totalmente lúcido e ainda é um guerreiro com memória fantástica, o qual também foi vereador do Município de Barra do Corda, e que dona Alda Brandes, com certeza, poderá ajudar a esclarecer as dúvidas que, por ventura, tenham permanecido, cito que, em breve estarei publicando uma coletânea de artigos que, são pequenos perolas de relatos de Cidadãos e Cidadãs de uma época que, remonta ao Proprietário e Comerciante Sr. João Anjo, que lutou pelo nome de: "Santa Vitória", ainda nos idos de 1944, e que o Sr. Melchíades S. Leite e Laudimiro Leite Neto, estiveram lá, realizando vendas e posteriormente em 1955, a família Sá Leite, Chaves Carvalhedo, foram para permanecer muito tempo; e foi, nesta terra de tantas histórias, e que, lamentavelmente muitos desta geração atual desconhecem, alguns fatos cujos personagens já partiram e atravessaram os Portais da Eternidade; a minha contribuição é no sentido de ajudar a montar as peças do Mosaico dos Fatos na Passagem do Tempo. Estou deveras alegre por participar desta luta mesmo estando tão longe. Um abraço fraterno. Sou Creomildo Cavalhedo Leite. Filosofia-UFT-Palmas-TO. E-mail: Creomildo04@gmail.com
      Foto
      Foto

      Excluir
  2. Meu avo morava em santa vitoria na rua do calçamento tinha uma venda passei uma grande fase da minha infância lá saudades de meu amado avo Deuta Paraibano

    ResponderExcluir
  3. O Sr Laudemiro era morador mais antigo e comerciante foi concorrente com o Sr Veríssimo, ambos queriam o bem de Santa Vitória

    ResponderExcluir