Compartilhe essa Notícia:

E os iludidos políticos
O ANALFABETO POLÍTICO E A ILUSÃO DA PSEUDODEMOCRACIA.

Escrito por Celso Afonso Brum Sagastume


Pior que o analfabeto político é quem se deixa iludir por um sistema político que corrompe até o mais bem intencionado dos cidadãos.

Pior que não ouvir, não falar, nem participar dos acontecimentos políticos é se deixar levar pelo engodo dos que querem iludir com promessas que nunca serão cumpridas ou servir como massa de manobra para defender interesses duvidosos ou causas inúteis.

Enquanto o analfabeto político não faz nada para tentar mudar a situação, os iludidos pela pseudodemocracia acham que só precisam "votar certo" para que tudo se resolva.

Continua...

Enquanto o analfabeto político diz que odeia a política, os iludidos pela pseudodemocracia fazem campanhas apaixonadas para o "candidato maravilhoso" que vai mudar tudo e acabar com todos os problemas.

Depois das eleições, ganhe quem ganhar, o analfabeto político vai continuar não fazendo nada e os iludidos pela pseudodemocracia vão continuar defendendo seus candidatos eleitos e criticando os adversários, também eleitos, pois para eles só existe um certo (seu candidato) e um errado (seu adversário). E os problemas sociais vão continuar praticamente como sempre foram, porque nem o analfabeto político nem os iludidos pela pseudodemocracia conseguem perceber que enquanto não houver uma mudança do sistema político que proporcione poder ao povo durante o mandato e que mantenha os eleitos subordinados constantemente a quem os elegeu, não haverá democracia, só ilusão. Ilusão esta que só beneficia o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra e corrupto.

Então não basta deixar de ser um analfabeto político e se tornar um iludido pela pseudodemocracia, é necessário que se busque a verdadeira democracia através de uma mudança no sistema político. E isso só será possível quando as pessoas se dispuserem a buscar, discutir e colocar em prática idéias que possam tornar a política um campo de realizações e não de ilusões.

Celso Afonso Brum Sagastume - sobre texto de Bertold Brecht


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Segundo o redator do anúncio, só há dois burros: o analfa e o que odeia política. Mas há quem entenda a política como sendo uma necessidade de convivência em sociedade e, que se sente enojado com a prática da politicagem pelo banditismo tanto atual quanto antigo . O ser político é de uma beleza admirável.Os cidadãos de bem não se envolvem tanto em política porque isso virou sinônimo de bestialismo no Brasil.Veja bem a noção que se tem quando um candidato vence um pleito: quem o elegeu quer no mínimo um salário por essa bravata.Isso é cidadania? Isso é entender de política? Isso é acima de tudo, corrupção entranhada na mente da sociedade que é paga para ver e ser feita de boba!Portanto dizer A ou B de qualquer assunto, principalmente politicagem, é bem interessante, desde que não se faça de maneira categórica e sem deixar escape àqueles que não são tão bobos!

    ResponderExcluir
  2. EM POÇÃO 45% SAO ANALFABETOS POLITICOS, OUTROS 45% SAO OS ILUDIDOS, E 10% SIMPLESMENTE VENDEM SEU VOTO.KKKKKKK!

    ResponderExcluir