Compartilhe essa Notícia:

Prefeitura de Igarapé Grande em 2012
Em Igarapé Grande uma das polêmicas do momento foi à retirada do nome “Gedeão Lustosa Ribeiro”, um dos grandes líderes sindicais do Médio Mearim, assassinado em Igarapé Grande em 1987, em plena trincheira da luta sindical.

O nome “Palácio Municipal Gedeão Lustosa Ribeiro” foi aprovado pela Câmara de Vereadores do município, portanto, é lei e uma obrigação a Prefeitura em qualquer reforma recolocá-lo na faixada do prédio depois de uma nova pintura. Porém, isso não foi respeitado. Na última reforma promovida pela Administração Brunno Galvão, reapareceu apenas o nome “Palácio Municipal” e sumiram com a homenagem ao grande sindicalista morto pela causa dos trabalhadores.

A desconfiança de parte do povo de Igarapé Grande, em especial os familiares do falecido, é que retiraram o nome de “Gedeão Lustosa Ribeiro” da faixada da Prefeitura em razão dele ter sido o pai do ex-prefeito Geames Macedo, principal adversário político do grupo que está no poder.  A polêmica está crescendo na cidade e um grupo de moradores, que ainda velam pela memoria do sindicalista, estudam ingressar com uma ação na justiça para que o nome dele seja restituído a faixada do prédio da Prefeitura.

Continua...

“Não é um questão política, é uma questão de zelarmos pela memória dos nossos antepassados que fizeram história no município de Igarapé grande. A questão do seu Gedeão ser pai do ex-prefeito é só um detalhe hoje, o mais importante é o trabalho que ele realizou pelos trabalhadores, foi sacrificado por isso e merece ser lembrado e respeitado pelo povo e pelo atual prefeito”, explicou uma professora aposentada de Igarapé Grande.


O prédio atual da Prefeitura de Igarapé Grande foi um antigo hospital, modernizado na gestão do então prefeito Geames Macedo para abrigar o gabinete do prefeito, bem como as secretarias de governo (Administração, Educação, Saúde, etc) e outras autarquias (expedição de documentos). Nesta época, a Câmara de Vereadores aprovou uma Lei que renomeava o moderno centro administrativo “Palácio Gedeão Lustosa Ribeiro”, porém, com a chegada da nova administração, em 2012, o nome foi apagado. Ele foi retirado da faixada, mas não foi apagado da história.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. do geames ter tirado a placa do hospital com o nome do pai do breado tu não fala blogueiro. tomando um lado politico, é facil demais por noticia.

    ResponderExcluir
  3. nossa tempo que passa rapido ainda lembro desse dia eu tinha uns 8 anos...

    ResponderExcluir
  4. Carlinhos faz uma reportagem, enfatizando que quasse todas as cidades os prefeitos decorarão a cidade com enfeites natalinos , menos a nova administração de Igarapé Grande- Ma , como já era de costume que o na gestão do Breado não gastava mesmo , apenas em bolsava... Ah ! E só Etelvina Sampaio mesmo, linda ex primeira dama, pra ir em São Paulo comprar os efeitos. Cidade estava linda, principalmente a praça ...

    ResponderExcluir