Compartilhe essa Notícia:

Como um prefeito sem ajuda do Governo do Estado conseguiu com recursos próprios montar um matadouro equipado em sua cidade
Prefeito Hernando de Dom Pedro 
Em visita ao município de Dom Pedro, o Blog acompanhou o prefeito Hernando Macêdo (PCdoB), o irmão dele, o pré-candidato a deputado estadual Fábio Macêdo (PDT), e o presidente da Câmara Fábio Amanso numa visita ao matadouro público da cidade. Graças a uma importante ação da Prefeitura, o município se transformou em referência no abate e no tratamento adequado da carne que os cidadãos consomem.

O estruturado matadouro de Dom Pedro chama atenção por ser um dos melhores da região, reformado, ampliado e equipado com recursos próprios ainda nos primeiros meses de governo de Hernando.

Todos os animais abatidos em Dom Pedro, principalmente gado, são avaliados e liberados pelo veterinário do município. Por volta das 19h00, o veterinário avalia as condições de saúde dos animais que estão nos currais do matadouro. Depois da liberação, o animal é abatido numa câmara, logo em seguida é suspenso num trilho preso ao teto, em seguida começa o processa mecanizado da tiragem do couro; depois uma serra elétrica divide as peças do animal, sem que a carne tenha qualquer contando com o solo.

As peças de carne são transportadas no trilho para pesagem ou para armazenamento nos refrigeradores; a medida evitar possível contaminação, dando ao alimento higiene, qualidade alimentar sem que venha apresentar riscos a população. A mecanização possibilita que esse processo dure apenas 12 minutos.
Continua...

“No período em que fui candidato a prefeito, uma das coisas que a população mais me cobrava era construção de um matadouro que obedecesse as normas da vigilância sanitária, eu garanti que daria a Dom Pedro um matadouro de verdade. E uma das minhas primeiras medidas já como prefeito, foi reunir-me com os magarefes para iniciarmos a reforma do matadouro. Os magarefes ajudaram indicando os equipamentos que deveriam ser adquiridos pela prefeitura. Esse matadouro já existia nesse local há mais de 15 anos, porém, em condições higiênicas precárias. Era tão ruim que alguns magarefes nem vinha mais abater animais nesse local. Mas depois dessas melhorias, acabou o abate clandestino de animais em Dom Pedro. A carne vendida em nossa cidade é de qualidade, porque passa por um controle rigoroso. E tudo isso foi fruto de recursos próprios da prefeitura”, explicou o prefeito Hernando Macêdo.

A Prefeitura de Dom Pedro entregou a administração do Matadouro aos magarefes da cidade, no entanto, contribui com funcionários e auxilio para as despesas de energia elétrica. A Vigilância Sanitária do Estado fiscalizou o matadouro, e parabenizou a Prefeitura pelas instalações apropriadas.

O matadouro de Dom Pedro se tornou um bom exemplo, mostrando que é possível para as prefeituras, principalmente sem apoio do Governo do Estado, construírem e equiparem matadouros públicos de acordo com as rigorosas normas da Vigilância sanitária. Nesse sentido, o Prefeito Tema do município de Tutum (MA) visitou o matadouro de Dom Pedro para conhecer as instalações. Tema estuda a possibilidade de levar o projeto para seu município.

“A Prefeitura de Dom Pedro investiu pesado nesse matadouro, porque era uma necessidade pública de saúde e bem – estar dos munícipes; mais uma vez eu friso: não recebemos um tostão do Governo do Estado, foi uma conquista gerada com disciplina orçamentária, organização e vontade política. Depois de década de história, Dom Pedro tem um matadouro de verdade”, finalizou o prefeito Hernando Macêdo, um dos poucos gestores do Maranhão filiado ao Partido Comunista do Brasil.

Não tenho dúvida que a população de Dom Pedro agradece a boa vontade do prefeito Hernando. E o Blog do Carlinhos espera que essa postagem sirva de exemplo para os prefeitos da nossa região.



Prefeito Hernando de Dom Pedro 

Curral do matadouro. Os animais aguarda a avaliação do veterinário 




Veículo para o transporte da carne


Trilho preso ao teto para evitar que a carne toque no chão




Estrutura mecanizada 

O matadouro não tem nada de madeira, todo equipamento é galvanizado para









Funcionário do matadouro


Serra elétrica





⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. O prefeito de PEdreira devia tomar esse exemplo a carne daqui vendida nos mercados é abatida no meio do asfalto da estrada de joselandia, uma vergonha e perigo pra nossa saúde

    ResponderExcluir
  2. Parabéns prefeito que esse exemplo seja seguido pelos outros prefeitos

    ResponderExcluir
  3. Hernando Macedo ensina para o ex-prefeito e o atual prefeito de Poçao como se administra um municipio

    ResponderExcluir
  4. Meu caro prefeito qual e o papel do james ai so pode ser capacho e babao teu so pode ser

    ResponderExcluir